José Gabriel – O forte concorrente ao título nacional comenta o ano e sua expectativa para o Brasileiro de XCO

Foto: Cesar Delong

Em um dos anos mais marcantes da história para o mundo, os atletas de alta performance tiveram que se reinventar para manter sua forma e a mente no objetivo final que agora parecia mais distante, mas não deixava de ser real.

Não foi diferente com o jovem atleta de 25 anos, José Gabriel, que liderava o ranking nacional dos atletas de mountain bike pela primeira vez antes do mesmo ter sido cancelado pela CBC, e enxergava diante de seus olhos que o melhor ano de sua vida estava para tomar forma em 2020.

Campeão Taça Brasil 2020 em Curitiba – Foto: Cesar Delong

O atleta que hoje faz parte Corinthians Audax Bike Team que conta com sua base no Piauí, e é considerado um dos mais técnicos do país devido sua experiência vinda do BMX e também do downhill, não se deixou abalar pelos desdobramentos que a pandemia trouxe no decorrer do ano, tendo como foco se tornar um atleta olímpico que sempre foi seu maior objetivo desde que se tornou profissional aos 19 anos.

“ No primeiro momento em que as provas começaram a ser canceladas cheguei a acreditar que seria algo passageiro, de 1 ou 2 meses, e quando comecei a ter ciência que mudaria o ano todo transformei minha forma de pensar para usar esse tempo de “folga” das provas para corrigir erros e aprimorar a performance , onde tracei novas metas e objetivos junto com meu treinador e vim colocando em prática até a prova mais importante confirmada no ano, o Campeonato Brasileiro”. comentou José Gabriel.

PROVAS EM 2020:

Em meio a tantos cancelamentos, o piloto foi um dos convidados para participar do Desafio Dos Gigantes evento feito pela Avelar Sports voltado somente para a super elite do mountain bike e televisionado, ao qual pode mostrar extrema boa forma travando um duelo incansável com o campeão mundial Henrique Avancini.

Além de já ter tido o título de campeão da Taça Brasil de XCO em Março na cidade de Curitiba, o que lhe rendeu a colocação como topo do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Desafio Dos Gigantes em Santana dos Montes – Foto: Alemão Silva

EXPECTATIVAS PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO:

Optando por uma preparação jamais feita para um campeonato brasileiro, devido a falta de provas para testar seu corpo e desempenho o atleta adotou os treinos de ciclismo de estrada e mountain bike para conseguir extrair o máximo de performance nos treinos

“ Estou ansioso para ver esse novo modelo de fazer prova, já tivemos uma amostra no Desafio dos Gigantes mas não em um prova de XCO olímpico que é a minha modalidade, e por ser um ano atípico podem acontecer coisas totalmente inesperadas e isso me motiva ainda mais” complementou José Gabriel sobre sua participação no campeonato que acontece no começo de Novembro.

O QUE ESPERAR DE 2021

Ainda que nada tenha sido definido e buscando certezas, todos os atletas buscam manter sua performance para continuar com seus objetivos sempre em mente.

No próximo ano, um novo Ciclo Olímpico se inicia e o piloto mineiro garante que dará tudo de si para que seu nome esteja entre os escolhidos para representar o Brasil em Paris 2024.

Foto: Rodrigo Barreto

“ Se 2020 não foi meu ano devido a uma fratura que sofri na clavícula justo quando o Ciclo se iniciava, tenho certeza que darei o meu melhor e irei correr provas que possam mostrar o quanto venho treinando e me dedicando e ser digno de representar nosso país em meu maior sonho como atleta profissional.”

Ser atleta no Brasil nunca foi uma tarefa fácil e em um ano cheio de incertezas não é o que todos esperam, estar sempre com o objetivo em mente e nunca parar até se orgulhar é o lema que irá mover o piloto até conseguir atingir seu maior foco.

O Campeonato Brasileiro de XCO e de XCC acontecem em Mairiporã entre os dias 30 de Outubro até 02 de Novembro, organizado pelo MTB Festival com todo cuidado necessário e será transmitido através da Band e da Band Sports.

Redes sociais:

https://www.instagram.com/josegabriel_mtb/

https://www.facebook.com/josegabrielaudax/

Equipe multidisciplinar:

Técnico: Hector Perez

Equipe: Corinthians Audax Bike Team

Staff: Patrícia Cruañes

Coach: Flávio Magtaz

Assessoria: Mariana Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rio cycling revista ciclo sul