Nicolas Machado – o Ben 10 – é Bicampeão Brasileiro de MTB Maratona

Defendendo a camisa conquistada em 2023, atleta da Sense Factory Racing usa técnica e estratégia para conquistar Bicampeonato Brasileiro de Maratona

Entre os dias 4 e 5 de maio, a cidade Sergipana de Campo do Brito foi palco do Campeonato Brasileiro de Cross-Country Maratona 2024. Na elite masculina do XCM, o árduo percurso de 80 km, com nada menos do que 1930 metros de altimetria acumulada, tornou-se o cenário perfeito para que Nicolas Machado (Sense Factory Racing) conquistasse seu segundo título nacional consecutivo na modalidade.

Durante a última semana, as chuvas na região tornaram o desafio ainda mais difícil. Isso porque, mesmo com o tempo firme do domingo, dia 5, quando as provas da Elite Masculina e Feminina foram disputadas, a lama e o terreno escorregadio ainda estavam bem presentes no percurso, assim como o calor e a umidade; por conta disso, tivemos um festival de pneus furados, tombos, bikes quebradas e atletas com cãibras.

“A prova de hoje foi muito desafiadora. Defender o título é sempre muito difícil, já que todo mundo almeja ser um campeão brasileiro e vestir essa camisa. A maiores dificuldades foram nas trilhas da região, que eram bastante cascalhadas e o clima extremamente quente. Foi uma maratona técnica e extremamente difícil, que valeu o título brasileiro”, comentou Nícolas.

Para vencer, o atleta atacou, junto com outros favoritos para o título, em uma subida de cascalho bastante técnica, pouco depois do terceiro ponto de apoio, já aos 45 km da largada. Aproveitando de sua habilidade de pilotagem e de sua full-suspension Sense Invictus Team Factory com 120 mm de suspensão e canote dropper eletrônico, Nicolas conseguiu destacar-se, abrindo uma certa vantagem de seus adversários.

Foto: Pedro Cury

Daí pra frente, o ciclista da Sense Factory Racing pedalou sozinho, encarando mais algumas subidas duras, muita lama e descidas técnicas, para cruzar a meta com o tempo de três horas, vinte e oito minutos e cinco segundos, cerca de três minutos a frente do segundo colocado.

“O título do ano passado foi um sonho realizado após muito esforço e dedicação, representando uma quebra de tabu e a concretização de um objetivo pessoal. Este ano, nosso objetivo era manter o título, reafirmando nosso desempenho e reconquistando o que já havíamos alcançado. Sabemos que após uma vitória, a competição se torna ainda mais intensa, com todos almejando superar o campeão vigente. Cada ano tem sua própria história, e o ano passado foi especialmente significativo para mim, marcando minha primeira conquista como campeão brasileiro. Este ano, meu objetivo é reafirmar minhas habilidades e demonstrar minha capacidade de alcançar vitórias, trabalhando em equipe para alcançar o sucesso”, complementou o atleta. 

Foco no XCO e no XCM

Com o Bicampeonato Brasileiro de Maratona no bolso da camisa branca, Nicolas agora deve aumentar sua dedicação no Cross-Country Olímpico (XCO), modalidade na qual estão as provas mais importantes no calendário do atleta neste restante de temporada. 

Foto: Pedro Cury

“Estava bastante focado no campeonato brasileiro, mesmo que, obviamente, o foco maior dos treinos está sendo no cross-country olímpico. Quando saiu essa data eu fiquei um pouco triste, confesso, porque os campeonatos brasileiros de maratona sempre são no segundo semestre. Então, eu venci em outubro de 2023 e, agora, a gente já tem o título no início de maio, ou seja, foi pouco tempo com a camisa”, revelou Ben 10. 

“A preparação foi baseada em algumas horas a mais. Mesmo focado no XCO, fiz mais volume pensando nessa prova. E a intensidade que a gente coloca no XCO foi algo importante para hoje, porque nos momentos que precisamos realmente acelerar, a preparação do cross-country valeu muito. Com os volumes de treino que a gente fez durante a preparação, consegui suportar um tempo maior de prova”, complementou o atleta, entendendo bem sua predisposição para render bem em diversos tipos de prova.

Foto: Pedro Cury

“Realmente, para mim, este título nacional é de extrema importância. Como alguém que lutou muito para conquistá-lo pela primeira vez, ser bicampeão brasileiro é uma realização que me deixa incrivelmente feliz e evidencia minha consistência e versatilidade. Competir em provas de resistência, como a de hoje, que durou mais de 3 horas e 28 minutos, e também em provas de XCC, que têm duração de 20 minutos, é gratificante”, afirmou Nicolas.  

“Estou muito empolgado para os próximos desafios. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a toda a minha equipe Sense Factory Racing, que sempre dá o seu melhor por mim, fornecendo excelentes estruturas para que eu possa competir e defender esse título. Acredito que este título deve ser compartilhado com todos eles. Também gostaria de agradecer às pessoas que torcem por mim, à minha família, à minha namorada, meu treinador, meu gerente de performance e a todos os meus amigos. Tenho muita gratidão por todos aqueles que sempre enviam boas energias. Este título é de todos nós”, finalizou. 

A Sense Factory Racing tem os patrocínios da Sense Bike, Free Force, Michelin, Nanobodytech, Elephant, RockShox Caffeine Army, HB, Rock Shox Probiótica, Session, Vultro, Shimano, Sentec, Xplova, Fizik, Crank Brothers e Jagwire.

Sense Bike Passion – Breaking Limits

Mais informações:

Site oficial da Sense Bike

Facebook

Instagram

You Might Also Like

Leave a Reply