Desfechos distintos marcam a conquista dos campeões do Iron Biker Brasil 2023

O estreante, Luiz Miguel, foi o campeão na elite masculina. Já na categoria feminina, Aline Mariga conseguiu uma reviravolta improvável e faturou o bicampeonato

A 30ª edição da maior prova de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil, conheceu, neste domingo (17), os grandes vencedores de 2023. Depois de um percurso de quase 160 km, por Mariana (MG) e seus distritos, Luiz Miguel Honório e Aline Mariga garantiram os melhores resultados nas categorias Elite Masculina e Elite Feminina e se sagraram os campeões da competição de 2023.

Na categoria masculina, o vencedor da segunda etapa foi itabiritense, Lúcio Otávio, mas o resultado não foi suficiente para alcançar o primeiro lugar. O título ficou com Luis Miguel Honório, que esteve sempre junto ao pelotão de frente e não deu brecha para os adversários, terminando entre os três primeiros neste domingo. Após cruzar a linha de chegada, Luiz Miguel, celebrou o resultado. “Estou bastante feliz com a vitória. É a realização de um sonho ganhar o Iron Biker Brasil. Logo no início da prova, eu ataquei e abri com cinco atletas. Além disso, eu tinha uma grande vantagem e o meu objetivo era chegar junto do primeiro grupo. Felizmente, ocorreu tudo como planejei. Estou muito feliz, me sinto realizado”, finalizou.

Por outro lado, na categoria feminina, Lorena Ranchel não conseguiu aproveitar a vantagem obtida no primeiro dia de competição por conta de problemas com a bicicleta. Dessa forma, Aline Mariga e Liege Walter travaram uma dura batalha pela conquista da trigésima edição da maior prova de mountain bike da América Latina. A atual campeã do Iron Biker Brasil, alcançou o bicampeonato com uma curta diferença. “Inacreditável, mas deu certo. No primeiro dia tive problemas mecânicos e sofri muito. Eu fiquei realizada, porque eu lutei e acreditei até o final. A prova foi dolorida, foi bem sofrido, mas valeu a pena. É extremamente gratificante”, disse.

No percurso reduzido, o grande campeão geral foi Henrique Bravo, que venceu disparado e disse em entrevista que gostaria de ter competido no percurso completo, se tivesse a idade necessária pelo regulamento.

Ele brincou ainda que o seu objetivo era ficar bem colocado na categoria das bikes elétricas, que largou no mesmo bolsão, alinhados logo a frente da categoria do jovem atleta da categoria junior. Pasmem, com uma bike aspirada, ele fez um top 15 virtual no meio das várias e-bikes que largaram no IB 2023.

Além disso, ele foi o Rei da Montanha dessa edição.

Solidariedade presente

Em 2023, o Iron Biker Brasil recebeu um total de quatro toneladas de doação em alimentos. A ação, que é feita desde 1993, tem como intuito promover a solidariedade: todo atleta inscrito na competição faz a doação de 2kg de alimento não perecível. Com isso, tudo que foi arrecado será entregue para as comunidades carentes de Mariana (MG).

O secretário de esportes do município, Gustavo Gomides, relatou quais entidades do município serão contemplados com a iniciativa. “Nós temos a comunidade da Figueira, que abriga pessoas com alguma deficiência física ou mental. Outra entidade que vai receber os mantimentos é o Lar Santa Maria, um asilo onde moram, aproximadamente, 100 idosos. Além disso, temos a APAE, que atende mais de 250 alunos”, disse.

A representante da comunidade da Figueira, Solange Ribeiro, que atua na entidade há 8 anos, celebrou a parceria com o Iron Biker Brasil. “Quando recebemos o convite ficamos felizes, pois a gente depende muito do próximo.  Atualmente, nós trabalhamos com o “em que posso ajudar?”, “no que posso ajudar?’’. Está sendo muito importante esse apoio e essa parceria”, concluiu.

Fortalecimento da economia

Desde 2013, Mariana se firmou como a capital do mountain bike no Brasil. Desde então, a economia local foi impactada positivamente com a realização do evento. Um exemplo nítido é a ocupação dos hotéis que, em todos os anos, alcançou uma taxa de ocupação superior a 90%.

Ângela Macedo, proprietária do hotel Faísca, revela que sempre fica ansiosa e com boas expectativas quando o assunto é Iron Biker Brasil. “Nós tivemos 100% de ocupação, como ocorre em todos os anos. Além disso, fizemos uma preparação específica, alguns dias antes do evento, para recebê-los da melhor forma possível e ficamos ansiosos com a chegada dos ciclistas, pois muitos deles já fazem parte da família Faísca”, afirmou.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Amarildo Pereira, também exaltou a grande movimentação econômica que o evento gera. De acordo com Amarildo, o Iron Biker Brasil é uma prova que movimenta o comércio como um todo. “Existe uma movimentação não apenas nos dias de prova, mas também nos meses pré e pós-evento. Geração de empregos temporários, hospedagens, entre outros. Além disso, tem um impacto grande nas lojas que vendem bicicletas e dão assistência técnica às bikes”, contou.

Confira o resultado do Iron Biker Brasil 2023:

Elite masculina

1º – Luiz Miguel Honório – 6h38m41s – Maria da Fé (MG)
2º – Lúcio Otávio – 6h50m21s – Itabirito (MG)
3º – Lukas Kaufmann – 6h52m13s – Suíça 
4º – Sherman Trezza de Paiva – 6h52m49s – Poços de Caldas (MG)
5º – Halysson Ferreira – 6h54m44s – Patrocínio (MG)

Elite feminina

1º – Aline Mariga – 9h06m15s – Sorriso (MT)
2º – Liege Walter – 9h08m14s – Mariana (MG)
3º – Fabiana Gregório Brandão – 9h22m11s – Jundiaí (SP)
4º – Lorena Ranchel – 10h18m15s – Porteirinha (MG)
5º – Rosana Ramos Robaina – 10h39m00s – Campos dos Goytacazes (RJ)

Fotos: Samuel Consentino.

You Might Also Like

Leave a Reply