Unbound Gravel proíbe o uso de aerobars

Após a polêmica sobre o uso de aerobars, a Unbound, que com certeza é a prova mais relevante da especialidade, decidiu vetar seu uso para a edição de 2023, que será disputada no dia 3 de junho. Promover a segurança em uma prova onde a velocidade média é alta e em muitos trechos da prova é rolada em grandes grupos está por trás dessa proibição que muitas vozes já vinham reivindicando.

As competições de gravel têm cada vez mais semelhanças com as de estrada, principalmente se nos ativermos à altíssima velocidade a que são realizadas, como pudemos constatar durante a disputa há alguns meses do primeiro Campeonato Mundial de Gravel UCI, que foi duramente criticado.

O uso de aerobars é muito popular no mundo da ultra distância onde os ciclistas costumam pedalar por horas sozinhos, proporcionando um ganho aerodinâmico significativo. Idêntica razão pela qual começaram a ser utilizadas nas primeiras competições de gravel, provas muitas vezes acima dos 300 quilómetros.

De qualquer forma, a proibição do uso de aerobars afeta apenas os pilotos da Elite, que na maioria das vezes entenderam e aceitaram de bom grado a decisão, mesmo por aqueles que os usavam regularmente.

Além da proibição, o comunicado da Unbound também indica mudanças no protocolo de largada, de forma que as categorias de Elite vão largar à frente dos demais participantes, 10 minutos para homens e 8 minutos para mulheres, com a intenção, em por um lado, para facilitar o acompanhamento por parte dos meios de competição e, por outro, para reduzir o tamanho dos grupos da frente, que na primeira parte da prova se tornaram pelotões caóticos e perigosos.

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