Unbound Gravel proíbe o uso de aerobars
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Após a polêmica sobre o uso de aerobars, a Unbound, que com certeza é a prova mais relevante da especialidade, decidiu vetar seu uso para a edição de 2023, que será disputada no dia 3 de junho. Promover a segurança em uma prova onde a velocidade média é alta e em muitos trechos da prova é rolada em grandes grupos está por trás dessa proibição que muitas vozes já vinham reivindicando.
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As competições de gravel têm cada vez mais semelhanças com as de estrada, principalmente se nos ativermos à altíssima velocidade a que são realizadas, como pudemos constatar durante a disputa há alguns meses do primeiro Campeonato Mundial de Gravel UCI, que foi duramente criticado.
O uso de aerobars é muito popular no mundo da ultra distância onde os ciclistas costumam pedalar por horas sozinhos, proporcionando um ganho aerodinâmico significativo. Idêntica razão pela qual começaram a ser utilizadas nas primeiras competições de gravel, provas muitas vezes acima dos 300 quilómetros.
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De qualquer forma, a proibição do uso de aerobars afeta apenas os pilotos da Elite, que na maioria das vezes entenderam e aceitaram de bom grado a decisão, mesmo por aqueles que os usavam regularmente.
Além da proibição, o comunicado da Unbound também indica mudanças no protocolo de largada, de forma que as categorias de Elite vão largar à frente dos demais participantes, 10 minutos para homens e 8 minutos para mulheres, com a intenção, em por um lado, para facilitar o acompanhamento por parte dos meios de competição e, por outro, para reduzir o tamanho dos grupos da frente, que na primeira parte da prova se tornaram pelotões caóticos e perigosos.
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