Filippo Ganna bate o Recorde da Hora

Italiano disse que se tivesse a chance de bater seu próprio recorde, seria antes de se aposentar, como Bradley Wiggins

Tendo acabado de estabelecer a maior distância já registrada oficialmente para o Recorde da Hora no sábado, 56,792 km, Filippo Ganna não tem pressa em tentar ir ainda mais longe.

O piloto italiano da Ineos Grenadier não só quebrou o recorde de distância de seu colega Dan Bigham em 1,244 km, mas conseguiu superar a marca de 56,375 km estabelecida por Chris Boardman em 1996, o desempenho Human Best Effort.

Parece plausível que o recorde esteja agora fora do alcance de uma geração, tamanha é a distância que o piloto estabeleceu.

Falando à mídia após sua tentativa bem-sucedida, resultado de meses de trabalho e pesquisa, o atleta de 26 anos disse: “Acho que nunca mais farei [isso]”.

“Se eu fizer isso no futuro [será] antes de me aposentar, como Wiggins, mas não penso antes.”

Bradley Wiggins estabeleceu uma distância de 54.526 km em 2015, logo após deixar o Team Sky e estava essencialmente encerrando sua carreira nas estradas. Considerando que Ganna tem apenas 26 anos, pode demorar um pouco até que ele tenha outra disputa no Recorde da Hora, se ele tiver.

O italiano disse que sua tentativa começou como planejado, naturalmente, antes de aumentar nos minutos finais.

“No começo, nada”, disse ele quando perguntado sobre o que estava pensando durante suas voltas no Tissot Velodrome em Grenchen, na Suíça. “Apenas o protocolo normal – tomar a posição e seguir a linha.”

No entanto, como sua velocidade estava claramente em alta, e ele conseguiu pensar em bater o recorde de Boardman, ele começou a considerar quebrar 57km. “Depois de 35 minutos, eu digo que tudo bem, talvez eu possa fazer os 57k”, disse ele.

Foi nos últimos dez minutos que ele foi forçado a reavaliar e mirar em quebrar o recorde ao invés de chegar aos mágicos 57km. Ele disse que pretendia “não perder tempo, porque o trabalho está só para chegar e estamos fazendo um trabalho incrível, todos juntos”.

Ganna não apoiou a teoria de que outros pilotos, como um Remco Evenepoel, poderiam bater o recorde, especialmente sem o apoio de Ineos. Ele usou uma Pinarello Bolide especial impressa em 3D e um skinsuit personalizado no valor de milhares de libras.

“Se o fizerem, estou feliz… mas acho que tenho a melhor equipe para tentar fazer isso”, disse Ganna. “Talvez, se eles se juntarem ao time, possam tentar.

“Acho que o Ineos seguiu bem o que eu queria fazer”, acrescentou. “Acho que esse resultado não é apenas por causa das minhas pernas ou do meu desempenho, mas é mais um esforço do Team Ineos.”

Boardman, o homem que estabeleceu a referência anterior para o melhor esforço geral, irrestrito, twittou: “Parabéns @gannafilippo não assisto um em um quarto de século, feliz por ter sintonizado, uma coisa linda de testemunhar”.

Bigham, o anterior recordista da hora, disse: “Um enorme elogio a Filippo por esse pedal histórico. Conheço o empenho, a determinação e o trabalho necessários para uma atuação como essa. É fantástico que esse projeto ambicioso tenha se concretizado naquela noite. Ter meu recorde batido por Filippo sempre foi parte do plano e é ótimo ter um companheiro de equipe tão merecedor como o novo recordista.”

You Might Also Like

Leave a Reply