Avancini vence a Copa do Mundo de MTB 2020 em Nove Mesto

Avancini já havia sido campeão mundial na modalidade MTB Maratona em 2018; agora o atleta brasileiro vence pela primeira vez uma Copa do Mundo de MTB Cross-country

Copa do Mundo de Mountain Bike UCI, Nové Mesto Na Morave, República Tcheca. Agora sim os ciclistas brasileiros estão de alma lavada e felizes como há tempos não se via: o ídolo Henrique Avancini venceu uma etapa da Copa do Mundo de XCO (Cross-country Olímpico) de 2020. Um título que há muito ele buscava, esperado e sonhado por todos os brasileiros amantes da bike.

Neste último domingo, Avancini provou mais uma vez que impossível é apenas uma palavra. O jovem ciclista natural de Petrópolis, Rio de Janeiro, mostrou para o mundo todo que o Brasil, conhecido como ‘País do Futebol’, agora é também o País da Bicicleta.

Com a vitória inédita, a data de 4 de outubro de 2020 ficará marcada para sempre como sendo a primeira vez que um ciclista brasileiro vence uma etapa de Copa do Mundo de MTB. Mas que o leitor não se engane: não foi nada fácil. Na verdade, nunca é fácil… e talvez esteja aí o maior legado dessa vitória do Henrique Avancini: mostrar que é principalmente na dificuldade que o brasileiro mostra sua força, determinação, resiliência e enfim, superação. E não à toa, em suas redes sociais, Avancini sempre expressou essa determinação e vontade de superação, incentivando e inspirando uma legião de fãs. E é essa atitude que faz com que hoje, Henrique Avancini alcance a posição de ídolo para um número cada vez maior de admiradores não só do ciclismo, mas do esporte.

NOVÉ MESTO AGORA É BRASIL!

A Copa do Mundo de MTB foi disputada de 29 de setembro a 4 de outubro. Os principais atletas de MTB do planeta se encontraram para 4 provas, após meses de interrupção de competições oficiais da UCI devido a Pandemia do COVID-19. Esse foi o calendário das disputas:

MTB XCC Masculino (Short Track 1) – 29/09

MTB XCO Masculino (XCO Final 1) – 1/10

 

MTB XCC Masculino (Short Track 2) – 2/20

MTB XCO Masculino (XCO Final 2) – 4/10 

No Short Track (circuito reduzido) do dia 29/09, Avancini que vinha bem na prova, sofreu uma queda. O atleta recuperou-se e ainda terminou na 12ª colocação. Já na prova de XCO – Cross Country Olímpico, disputado no dia 1/10, Avancini, mesmo largando na 2ª fila, novamente performou muito bem, dando muito trabalho aos seus competidores, subindo ao pódio numa excelente 5ª colocação, sprintando com Nino Schurter.

Na segunda prova de Short Track, disputada no dia 2/10, Ava não perdoou: apresentou-se bem demais na prova. O ciclista colocou-se de forma excelente dentro do grupo de ciclistas que liderava a prova, de onde saiu forte vencendo a corrida num sprint sensacional. Porém, foi na última grande disputa, o XCO do domingo, dia 4 de outubro que o brasileiro definitivamente entrou para a história vencendo sua primeira World Cup UCI. Com uma atuação magnífica durante toda a prova, onde andou de forma impecável, Avancini mostrou incrível maturidade no MTB e inteligência de competição ao realizar uma ultrapassagem extremamente técnica em  trecho final da prova, deixando o jovem ciclista holandês Milan Vader e o arquirrival, o suíço  Nino Schurter para trás e liderando a prova até a linha de chegada.

Parabéns Henrique Avancini, que não apenas fez história, mas também acabou de mudar os rumos da bicicleta e do Mountain Biking no Brasil! Avancini, atleta Cannondale Factory Racing, usa componentes Shimano XTR em sua bike, roupas e acessórios S-Phyre da Shimano, que foram decisivos para mais esta grande conquista em sua carreira.

Você pode assistir o replay da prova pelo link abaixo:

https://www.redbull.com/br-pt/live/xco-nove-mesto-men

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rio cycling revista ciclo sul