SP, PR e SC em três dias de pedal

Fotos, texto e pedal: Breno Bizinoto – Ciclo Sul

Vamos falar dessa rota de cicloturismo que eu fiz em 2017, da ultima cidade do litoral de São Paulo até Santa Catarina, cruzando todo o Paraná, que não é assim tão grande, mas tem várias praias e ilhas com areia boa para pedalar.

Cananéia é a última cidade do estado de SP, para quem está percorrendo o litoral no sentido Sul.

Cananéia é uma ilha, então a única forma de entrar lá é subindo em uma das balsas. Elas são gratuitas e existe também uma opção de uma ponte que te obriga a fazer um caminho mais longo. Não sei se alguma dessas opções foi suspensa de 2017 pra cá, deve ser fácil pesquisar sobre isso!

Como Cananéia é uma cidade histórica (vale a pena ler o que dizem no wikipedia), tudo é muito pequeno e preservado, portanto, um ótimo local para bikes e poucos carros.

Saindo de Cananeia você já começa a baldeação das balsas. Isso faz com que este seja um percurso tranquilo e divertido, indicado para todos os níveis.

Nesse mapa, a linha reta representa o trecho que fizemos de barco. No final de tudo, pegamos mais um barco até Paranaguá.

Se você jogar no Google, ele te dá um caminho passando por dentro do Parque Nacional do Superagui e pela Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba! Conversei com algumas pessoas que fizeram esse caminho e escutei que lá tem muito barro e pode ser bem desafiador.

Abaixo, vou explicar o caminho mais fácil, sempre pelo litoral e pegando as balsas.

Conheci essa turma na primeira balsa e fizemos todo o trajeto juntos.

Talvez a maior dificuldade desse trajeto é ter que carregara bike para cima e para baixo das balsas, portanto, lembre-se de ir com um equipamento leve! A minha bike com muitas malas foi puro sofrimento nesse rolê!

E aí você vai pedalar pelos trechos de praia e pegar balsas à medida que as praias terminam, ou quando aparecem canais de água. A areia é boa para pedalar, mas deve ser complicado para uma gravel. Speed é impossível. O ideal é ter uma mtb com pneus convencionais para tal.

A praia é bem deserta e você vai encontrar alguns cenários bem diferentes por ali: baleias encalhadas, jumentos perdidos e nenhum banhista.

Vale lembrar que assim que saímos de Cananéia, tudo isso já não pertence a SP, mas sim ao Paraná.

A ideia nesse dia era pegar uma balsa a mais e entrar na Ilha do Mel, ponto turístico muito famoso. Como o tempo não estava muito bonito, decidimos pular esse trecho e focar no pedal.

Alem da ilha do mel, neste trecho do Strava (acima) você encontra alguns sinais de vida com restaurante a beira mar.

Pegamos uma ultima balsa até Paranaguá e dormimos por lá. No dia seguinte, seguimos para Joinville (SC).

Esse foi um trecho de 146 kms, relativamente plano, com várias opções de parada e abastecimento. Nesse dia foram duas balsas, bem mais curtas e fáceis de entrar, diferentes das balsas e barquinhos do dia anterior.

Você vai passar por praias bem diferentes do dia anterior. Guaratuba é um ótimo lugar para almoçar ou dormir uma noite caso você queira dividir esse trajeto no meio. Pegar uma praia e um sol também.

Joinville é uma cidade com uma cultura, praia e arquitetura bem diferente de Cananeia, que estávamos a poucos dias atrás. Dali, as próximas cidades que eu fiz foram Balneário Camboriú e depois Palhoça (que é do lado de Floripa).

Por fim você está muito perto de Guarda do Embaú, um lugar que é referência do surf e tem os visuais mais incríveis que você pode imaginar!

Esse foi o caminho que eu fiz antes de descer todo o restante do litoral brasileiro e concluir uma cicloviagem de 17.000 km. Eu só passei por aí uma única vez, então provavelmente você vai encontrar mais dicas desse trajeto em outros locais e em clubes de cicloturismo de cada um dos estados. Já fez essa rota? Deixe aí nos comentários alguma observação ou dúvida que ficou faltando!

Agradecimentos especiais ao pessoal que conheci nas balsas de Cananéia, Denis e família, pedalaram comigo e me receberam em sua casa nesse momento tão importante. Bons pedais pessoal!