Reconhecimento do percurso do Biking Man Brazil – Dia 01
O Biking Man Brazil vai acontecer nos dias 7 a 12 de junho e nós fomos lá reconhecer o percurso de 1.000 kms
Dos mesmos organizadores do Inca Divide no Peru, o Biking Man Brazil vai apresentar uma competição no mesmo formato: sem apoio, sem demarcação de percurso, com quilometragem e altimetria exageradas. O tempo limite para completar a prova, que começa dia 07 de junho, é de apenas 5 dias.
Nós fomos até lá e documentamos todo o trecho.
O percurso tem largada em Taubaté e aproximadamente 25% dos mil quilômetros são trechos de estrada de terra. A prova vai ter 17 mil metros de subida, com picos que chegam a 22% de inclinação – sendo este um dos maiores desafios da edição no Brasil.
Breno e Axel nos primeiros 30 kms do percurso – Foto: César Delong
O primeiro dia começa em Taubaté, sobe a Serra de Campos e logo se aventura em belas estradas de terra.
Os primeiros trechos de estrada de terra têm alguns pontos duros e com alta inclinação, mas a predominância é para bikes de gravel. Roads vão ter dificuldade, e MTBs acabam sendo um pouco exageradas, apesar de mais confortáveis.
Você vai encontrar trechos de até 23% de inclinação com terra, portanto, esteja certo em utilizar um grupo de marchas mais leve. Coroas grandes não são uma qualidade para essa prova.
Axel, o organizador do Biking Man, passando por um vilarejo tipicamente brasileiro.
Uma das facilidades que a edição no Brasil tem, é que você não precisa se aventurar em trechos desérticos. Existe uma diversidade enorme de opções para parar e se abastecer com água, comida ou se hospedar.
Durante os dias que pedalamos teve bastante chuva, o que não deve acontecer em junho durante a prova. Independente disso, a terra quando molhada não acumula barro com lama, deixando tudo bem limpo. Foi um dos pedais com chuva mais tranquilos que eu já fiz.
O visual é algo que vale a pena na edição do Brasil. Passando pelos três estados, Minas, Rio e SP, as belezas naturais e parques protegidos são desconhecidos por muitos e foi montado a dedo por uma galera que viaja de bike a muitos anos!
É provável que na primeira etapa a maioria dos atletas pedalem 230 kms até a cidade de Igaratá, assim como nós fizemos no nosso primeiro dia. Começamos as 6 da manha e terminamos as 22 horas – mas é certo que durante a disputa os atletas serão mais rápidos do que o nosso simulado.
Fotos: Cesar Delong
Para assistir como foi o nosso primeiro vídeo, confiram aí pelo vídeo no Youtube
Leave a Reply