Ulan Galinski conquista o bicampeonato da Copa Internacional de Mountain Bike
Atleta venceu o Short Track (XCO) e viu o seu companheiro de equipe, Cainã Oliveira, conquistar o título de 2023 do Short Track. Entre as mulheres, vitória de Karen Olimpio no XCC e título da temporada para Isabella Lacerda
Chegou ao fim neste domingo (24) mais uma temporada da Copa Internacional de Mountain Bike. No Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas (MG), foram realizadas as últimas baterias do evento, nas modalidades do Cross Country Olímpico (XCO) e Short Track (XCC). Nas duas mais importantes e esperadas do dia, as das Super Elites Masculina e Feminina, as vitórias foram de Ulan Galinski e Karen Olimpio. Com o triunfo, Ulan garantiu seu bicampeonato geral da competição – campeão de 2020 e 2023 – enquanto seu companheiro de equipe, Cainã Oliveira, ficou com o título do XCC. Já entre as mulheres, Isabella Lacerda confirmou a dobradinha de 2023, vencendo no geral e também na competição de pista reduzida.
Para garantir o título de 2023 da competição, Ulan Galinski precisava terminar em primeiro ou no segundo lugar na prova do Short Track deste domingo. Assim, fez uma corrida forte do começo ao fim, sempre estando com a perspectiva grande de garantir o título (ou em primeiro, ou em segundo), mesmo tendo sofrido uma queda nas voltas finais.
Ulan vibra com o título e consequente vitória da temporada (Crédito: Ultrafotos)
“Sem dúvida é especial conquistar esse bicampeonato. Eu lembro quando comecei a competir na Copa Internacional, que é a competição mais importante no cenário internacional. Eu ainda estava no segundo ano da categoria júnior, em 2016. Eu lembro que eu nem cheguei no pódio, era tudo tão distante para minha realidade. Mas, eu continuei acreditando. E, agora, com 25 anos, eu conquisto meu segundo título na Super Elite. Essa é uma mensagem do quanto poderoso é sonhar e ter disciplina, acreditando nos seus sonhos”, comemorou Ulan.
A felicidade foi dobrada para Ulan, quando viu seu companheiro de equipe Cainã cruzar em segundo, levando as duas conquistas para a Caloi Henrique Avancini Racing. Na disputa geral, Ulan ficou com 252 pontos contra 245 de José Gabriel Marques. No Short Track, Cainã venceu por apenas um ponto de vantagem: 89 contra 88 de Nicolas Machado, o Ben10.
Pódio da temporada do Short Track (Crédito: Ultrafotos)
“Antes de Taubaté, eu nem estava entre os atletas que disputaram pelo título do Short Track. Aí, venci a prova lá na etapa paulista e acabou que fiquei entre os favoritos. Passei o sábado (23) inteiro com o Ulan fazendo os cálculos, para saber o que fazer para o título ser nosso. Sabíamos que se ele fosse primeiro ou segundo o título geral seria dele, e focamos em ajudá-lo a garantir o título e meu seria consequência. Acabou que deu certo. Consolidei meu segundo lugar na prova, mesmo com ele caindo. Fizemos a dobradinha na pista e também no campeonato de 2023”, comemorou Cainã.
Super Elite Feminina
Após conquistar o título geral da Super Elite Feminina no dia anterior, bastava a Isabella Lacerda completar a prova do Short Track para garantir a dobradinha. E, assim foi feito, com a ciclista ficando em segundo lugar. Agora, ela tem cinco títulos gerais da competição e dois do Short Track.
Isabella com seus dois troféus de campeã de 2023 (Crédito: Ultrafotos)
“Volto para minha casa com as duas camisetas de campeã da temporada de 2023 da Copa Internacional, algo inédito na minha carreira. Estou muito feliz”, comemorou Isabella. “Não foi o fim de semana que eu planejava em termos de desempenho, porque eu acabei adoecendo após o Campeonato Brasileiro, ficando com a imunidade baixa e uma tosse. Enfim, falei que eu viria para Congonhas porque era a Copa e eu tinha essas duas camisas para defender. Acordei com o pensamento de alinhar e, fazer igual meu amigo Catalão diz, ‘se é para cair, que seja atirando’. Ou 8 ou 80. Fiz meu máximo, coloquei minha cara no vento independente de quem pudesse ser beneficiada pela minha estratégia”, explicou Isabella.
A vitória da prova foi Karen Olimpio, que também conquistou uma dobradinha, mas a da etapa de Congonhas, ao vencer as duas corridas: XCO e XCC. Assim, Karen garantiu 40 pontos nos rankings olímpico e mundial.
“O XCC foi bem intenso, como sempre. Circuito curto e batimento alto. Estou muito feliz com meus dois resultados no fim de semana. Ótima temporada, com as coisas fluindo bem. Performance boa, pensando nos grandes objetivos que temos pela frente. Quarta prova que venci nesta temporada, de nove corridas que teve neste campeonato de 2023. Ou seja, fui bem constante e estou bem feliz por isso”, enalteceu Karen.
Karen festeja sua segunda vitória no fim de semana (Crédito: Ultrafotos)
Júnior Masculina
Na disputa que abriu as baterias do XCC, Vinícius Howe e Henrique Bravo protagonizaram mais uma “batalha” bonita entre eles, que são os dois grandes nomes da temporada da CIMTB na Júnior. Com boa vantagem na liderança, Vinícius ganhou a prova e assim confirmou o título de 2023 do XCC.
Resultados completos
Para conferir resultados e classificação completa de todas as baterias deste domingo e também dos outros dois dias da Copa Internacional em Congonhas, acesse o nosso site – www.cimtb.com.br – e clique na aba Resultados >Resultados 2023 (https://cimtb.com.br/a-copa/resultados/resultados-2023/).
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.
Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram
História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Leave a Reply