Shimano Fest bate recorde de público e cresce 30% em volume de negócios

13ª edição do maior festival da bicicleta da América Latina recebeu 50.250 visitantes no Memorial da América Latina, em São Paulo, e gerou R$ 59 milhões em negócios

A edição 2023 do Shimano Fest bateu todos os recordes. Recebeu 50.250 visitantes ao longo de quatro dias, de 17 a 20, no Memorial da América Latina, em São Paulo, um crescimento de 5% em relação a 2022, quando reuniu 48 mil pessoas. O volume de negócios superou as expectativas. Com 130 expositores e 230 marcas de bicicletas nacionais e internacionais, o maior festival latino-americano da bicicleta, movimentou R$ 59 milhões, aumento de 30% se comparado aos R$ 45 milhões do evento anterior.

Público lotou o Memorial nos quatro dias
(Felipe Almeida / Shimano Fest)


O Shimano Fest ampliou sua estrutura em 2023, contando com uma área de mais de 4.000 m² no Memorial da América Latina, crescimento de 19% em relação ao ano passado. Tudo pensado para receber o número recorde de visitantes e também de lojistas e profissionais do setor. Somente o número de profissionais credenciados foi de 7.950, 10% a mais do que em 2022. São números corroborados pela satisfação dos expositores.

Patrocinador máster do Shimano Fest, a OGGI Bikes faz uma avaliação altamente positiva da edição 2023 do festival da Bike. “Com uma presença marcante no Shimano Fest, a Oggi Bikes mais uma vez se destaca, reafirmando sua importância como uma das protagonistas do setor. A participação da marca no evento, um dos maiores do segmento, ressalta o compromisso em apresentar inovação e qualidade ao público. O estande da Oggi atraiu uma multidão entusiasmada, demonstrando o impacto positivo dos nossos  modelos. Além disso, o lançamento da nova marca de bicicletas, a StreetGo, revela a constante busca por excelência e desejo de atender as demandas do mercado. Um verdadeiro show de conquistas e inovações”, disse David Peterle, Sócio Diretor da Oggi Bikes.

Vista aérea do Memorial da América Latina
(Felipe Almeida / Shimano Fest)


Crescimento de 100% – A Caloi revelou dados que ajudam a dimensionar a relevância do Shimano Fest para o mercado. “Foi, sem dúvida, o nosso melhor Shimano Fest na história. Aumentamos em mais de 100% nossos negócios em relação a edição do ano passado. A pandemia fez o mercado de bicicleta crescer muito, mas depois foram meses difíceis, porém, nos últimos dois meses o mercado está mostrando um sinal positivo e as negociações com clientes no Shimano Fest nos deixaram ainda mais otimistas para o final do ano e o futuro da Caloi. Mostra que acertamos na nossa linha de produtos para 2024. Fizemos grandes ações aqui, como a vinda do atleta Henrique Avancini que, com a Caloi, foi campeão mundial e trouxe uma aproximação ainda maior com o público”, comentou Eduardo Rocha, CMO da Caloi.

“Nossa participação no Shimano Fest foi acima das expectativas. Muitas pessoas passaram pelo estande, conheceram as novidades, como da BYB Telemetria e a nossa nova van de serviços. Até os estrangeiros das marcas que vieram aqui, e que frequentam eventos no mundo todo, ficam surpresos com a estrutura e a magnitude. O Shimano Fest 2023 foi um sucesso total. Para nós, que trabalhamos com as marcas, é muito importante estar presente em um evento onde está todo mundo que trabalha na área, o contato tanto com representantes, que disseminam os produtos pelo Brasil, quanto os lojistas que acreditam nas marcas”, disse Marcio Gobe, gerente de marketing da Corsa Bike Parts, distribuidora oficial das marcas Fox, Magura, Marzocchi, Race Face, Easton, BYB e Laba7.

Mais avaliações positivas de expositores na Expo do Shimano Fest: “Como expositores, para nós foi muito bom. Marcamos presença com um estande superlegal e bem interativo para o público. Na parte de negócios, tudo correu muito bem, já que todos os nossos lançamentos foram super bem aceitos. A procura por todos as nossas novidades foi bem alta, e inclusive os novos modelos Black Edition já estão se esgotando no domingo”, afirmou Nildo Guedes, relações públicas da S2 Indústria da Bicicleta, que completou. “A feira surpreendeu pelo alto número de visitantes, e nosso estande ficou lotado o tempo todo, com o público interagindo, perguntando e conhecendo os novos modelos.”

Evento plural – A 13ª edição do maior festival da bicicleta da América Latina manteve a tradição de ser um evento plural, no qual tanto profissionais do setor como amantes da bike de todas as idades puderam conhecer de perto novidades e lançamentos das principais marcas nacionais e importadas, participar de ativações, testar bikes, acompanhar palestras, shows e competições. “Confirmamos a expectativa de receber 50 mil pessoas nos quatro dias de Shimano Fest e isso, claro, nos permite desfrutar a sensação de dever cumprido. Porém, mais que isso, foi muito bom receber feedbacks tão positivos tanto dos nossos parceiros como dos visitantes. Já começamos o planejamento do Shimano Fest 2024”, completou Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.

Desafio Mecânico – A tradicional disputa foi uma das atrações da tarde do sábado (19) e reuniu 17 mecânicos. O campeão foi Carlos Eduardo, da CTBIKE de Araçatuba (SP), seguido por Stefano Bezerra, da FL BIKES Itabirito(MG), vencedor no ano passado, e por Vinícius, da Visual Bike São Paulo(SP).

Atrações para o público – Durante quatro dias, o Shimano Fest ofereceu diversas atividades relacionadas ao universo do pedal, todas grátis. O Test-Ride by Fairfax Seguros permitiu a 4 mil visitantes experimentar diferentes tipos de bikes, enquanto a Arena Kids by Nathor Bicicletas, foi local destinado a oferecer experiências divertidas sobre duas rodas para a criançada. O 4º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu, realizado domingo (20) reuniu 5.068 pessoas em um percurso de 10km pelas ruas e avenidas de São Paulo até o Memorial da América Latina, onde os participantes puderam estacionar as bikes com segurança no bicicletário gratuito by Akad Seguros e aproveitar as atrações do festival. Entre eles, Fabio Takayanagi, presidente da Shimano para a América Latina.

Prova de MTB dentro do Memorial da América Latina
(Felipe Almeida / Shimano Fest)


Além das atividades, as pessoas puderam acompanhar palestras e painéis de discussão no Auditório Diversidade, que  contou com uma programação diversificada. Para os amantes da adrenalina de uma competição, o MTB Short Track – Desafio dos Gigantes & Desafio dos Famosos não decepcionou. Pela primeira vez, contou com transmissões ao vivo – pela Avelar Sports, que também respondeu para parte técnica do evento – que podem ser assistidas no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OnscA_uslPU. A estrutura do Shimano Fest ainda contou com apresentações radicais do BMX Freestyle na Arena Colli, food trucks, shows e ativações das marcas e parceiros na Tenda Expo e Área Steps.

O Shimano Fest 2023 foi apresentado por OGGI Bikes, com patrocínio de Fairfax Seguros, Colli Bike, Nathor Bicicletas e Akad Seguros e co-patrocínio de One Corretora. Teve apoio cultural do Memorial da América Latina, apoio da agência oficial Quicky Travel e da Alpha FM, com  realização da Shimano.

Mais informações:
Site: www.shimanofest.com.br
Instagram: @shimanofest
Facebook: https://www.facebook.com/Shimanofest

Arena Kids fez alegria da criançada todos os dias
(Felipe Almeida / Shimano Fest)

You Might Also Like

Leave a Reply