Após título brasileiro, Henrique Avancini e Karen Olimpio participarão da etapa de Arcos da Internacional Estrada Real Chaoyang

Cidade mineira receberá terceira e última fase da competição de mountain bike entre os dias 28 e 30 de julho; são esperados 1.500 ciclistas

Foto: Alemão Silva

Assim como aconteceu nas outras duas, a etapa de Arcos (MG) da Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 contará com os grandes nomes do mountain bike nacional. As provas serão realizadas entre os dias 28 e 30 de julho, sempre com largadas e chegadas no Parque Aquático Municipal. Alguns dos destaques ficam por conta das presenças de Henrique Avancini e Karen Olimpio, campeões brasileiros de XCO (cross country olímpico), na classe Elite (profissional) no último fim de semana, em São José dos Campos (SP).

A Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 é organizada pela Avelar Sports e conta pontos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Por isso, atrai ciclistas e fãs do Brasil inteiro. No XCO do Campeonato Brasileiro do último final de semana, Avancini foi seguido por Ulan Galinski e Nicolas Machado, enquanto Raiza Goulão e Isabella Lacerda completaram o pódio no feminino. Todos os seis estarão na competição de Arcos. 

As outras duas etapas de 2023 também foram em Minas Gerais, mas quem não pôde ir, pode comparecer em Arcos. A temporada começou em Itabirito, em março, e depois houve uma parada em Ouro Branco, no mês de maio. A entrada é franca e são esperadas 20 mil pessoas. 

Principal categoria de “acesso” à Elite, o Sub-23 também estará bem representado na Estrada Real, com presenças de nomes como Iara Caetano, campeã brasileira de XCE na última semana, e Cainã Oliveira, bronze no XCO. Em Arcos, as provas do XCO serão no sábado (29). No XCO, cada volta terá 4 km, com até 78 metros de elevação por volta e 80 metros de altimetria. Nesta categoria do mountain bike, o número de voltas varia por categoria, o que ainda será definido pela arbitragem. As largadas do Elite e do Sub-23 serão às 14h.

“É sempre muito especial ter a presença de grandes nomes, não só para que eles possam pontuar e manter a constância de provas mas para nós também acompanharmos de perto a alta performance do mountain bike brasileiro. Nossa imensa gratidão de poder produzir um evento que comporta ranking nacional, pistas diferenciadas e ainda um final de semana para toda a família”, vibra Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports. 

XCC e XCM

A etapa de Arcos também terá as tradicionais provas de XCC (cross country short track), na sexta-feira (28) e XCM (Cross Country Marathon) no domingo (30). O primeiro, assim como o XCO, também vale pontos para Paris-2024, enquanto a maratona alcança mais os ciclistas amadores. Ao todo, são  1500 atletas inscritos, incluindo alguns estrangeiros como os chileno Ignacio Gallo e Maria Gonzalez, que também buscam pontos para Paris-2024. 

“Tenho grandes expectativas para esta competição. Corri muito no brasil neste ano e pude notar um progresso meu. O nível no Brasil é muito alto. Os pilotos do Brasil estão em muito boa forma desde que disputaram o Nacional no fim de semana anterior. Então eu tenho que ser forte de qualquer maneira para poder aproveitar o pódio. 

No XCC, cada volta em 1,6 km, com até 19 metros de elevação em cada. Os atletas terão que andar por 20 minutos e depois dar mais uma volta. No XCM conta com percurso completo com 66 km e o reduzido com 44 km. Esta é a categoria que reunirá a maioria dos 1.200 atletas inscritos. Todas as largadas serão às 9h30 (profissionais e amadores). 

Avelar Sports é sinônimo de transmissão ao vivo

Para a última etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real, a organizadora do evento promete mais uma vez transmitir as corridas de sexta e sábado com qualidade incomparável. Será possível assistir à corrida de short track da categoria elite através do Youtube da Avelar Sports na sexta a partir das 16h e também no sábado a partir das 14h. Você já pode se inscrever no canal para não perder e ainda assistir as demais transmissões da Avelar Sports feitas no decorrer do ano, inclusive a do Desafio Dos Gigantes em Petrópolis no começo do ano.

Atrações além de ciclismo

Como também é tradição, a etapa de Arcos terá também corridas para crianças e de e-bike, além de festival gastronômico e musical. Esta é a sexta temporada da Internacional Estrada Real Chaoyang, que agita o calendário do MTB desde 2017. A cidade de Arcos, por sua vez, entrou no mapa das sedes em 2022, quando já foi um sucesso de público. A etapa de Arcos deve distribuir mais de R$ 10 mil em prêmios. 

A Estrada Real

Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

Sobre a Avelar Sports

Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI.  Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.

Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.

Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real – Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano. Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.

You Might Also Like

Leave a Reply