Leozinho de Castro, Giugiu e Rubinho são campeões na CIMTB de Nova Lima

Além disso, equipe ainda fecha o fim de semana com Cocuzzi em quarto no XCO e em sexto no XCC da Super Elite

Unir a nova e a velha guarda do MTB XC nacional é um dos pontos fortes da Sense Factory Racing. Afinal, o time oficial da Sense Bike tornou-se especialista em revelar talentos como Giugiu Morgen e Leonardo de Castro, mas também é a casa de atletas com enorme experiência como Rubinho Valeriano, que mesmo aos 43 anos de idade continua extremamente rápido, vencendo competições no mais elevado nível.

Vencedor da primeira etapa e líder na classificação geral da categoria E-MTB Elite da Copa Internacional de MTB (CIMTB), o atleta conquistou mais um primeiro lugar na segunda etapa da competição, realizada entre os dias 23 e 25 de junho em Nova Lima, Minas Gerais. 

No mesmo fim de semana, a Sense Factory Racing ainda comemorou mais um incrível primeiro lugar de Leozinho de Castro, atleta da Sub-17 que é uma das maiores revelações do ano, outra vitória de Giugiu Morgen, que acelerou na disputa da Sub-23 do cross-country olímpico, e também o quarto lugar de Luiz Cocuzzi na elite do XCO.

Vitória disputada de Leozinho na Sub-17

Com sete largadas e sete vitórias em 2023, Leozinho de Castro segue na luta para completar sua temporada perfeita. Atual Campeão Brasileiro e Pan-Americano de XCO na juvenil, o atleta largou na etapa de Nova Lima da CIMTB focado no primeiro lugar e, desta vez, a luta pelo lugar mais alto do pódio foi intensa. 

Mas, apesar da pouca idade, o atleta já demonstra um claro crescimento, com o pensamento estratégico fazendo parte de sua última vitória.  

“Não consegui fazer uma boa largada e acabei ficando entre os sete melhores. Então, fui tentando ultrapassar um por um, até chegar no grupo líder, onde estavam eu e mais dois atletas em uma disputa bem feroz”, explicou o jovem mountain biker. 

“A prova inteira ficamos trocando posições e atacando o tempo todo. Foi uma prova bem divertida, mas tive que ser bastante paciente para não cometer muitos erros. Todos estavam pensando na vitória e, na última volta, tentei me posicionar na frente para o sprint. Em uma das últimas subidas consegui fazer uma ultrapassagem, entrei para o sprint na frente e então fiz força até a linha de chegada”, complementou. 

Com este primeiro lugar e mais um na primeira etapa da CIMTB, realizada em Abril em Araxá, Minas Gerais, o atleta garante seu primeiro lugar na classificação geral da Copa – ele ainda deve defender sua camisa amarela nas etapas de Taubaté (SP) e de Congonhas (MG), antes de sagrar-se campeão em 2023. 

Disputa eletrizante com Rubinho nas E-Bikes e vitória de Giugiu na Sub-23

Provando mais uma vez que barril de gasolina nunca perde o cheiro, Rubinho Valeriano mais uma vez voltou a figurar no primeiro lugar do pódio na categoria Elite do E-MTB. O atleta, que também venceu a etapa de Araxá da competição, mais uma vez usou sua força e experiência para ser o mais rápido do dia na etapa de Nova Lima – porém, a disputa não foi fácil.

“Hoje foi bem disputado. Estou muito feliz, já que largou muita gente na categoria elite, e isso é muito bacana, já que a prova fica mais disputada. As três primeiras voltas foram muito intensas, e a cada hora um atleta estava puxando o pelotão”, explicou Rubinho. 

“Na quarta volta consegui abrir um pequeno gap e consegui sustentar até a última volta. Até comecei a me divertir nos saltos, mas preferi manter a calma, já que sabia que ainda faltava bastante para terminar. Graças a Deus deu tudo certo, e a bike estava impecável em todos os detalhes”, complementou. 

“Essa Exalt E-Trail tem uma geometria muito boa, e eu corri no limite praticamente o tempo todo. Cheguei ao final inteiro, já que ela te deixa mais inteiro durante a prova. Por isso fiquei muito feliz”, finalizou Rubinho, que tem três participações olímpicas em sua bagagem. 

Assim como Leozinho, Rubinho Valeriano também lidera a classificação geral na Copa Internacional de MTB e, se tudo correr bem nos dois próximos estágios da competição, ele pode repetir o título conquistado em 2022. 

Além disso, correndo entre as atletas mais rápidas do Brasil, Giugiu Morgen mostrou que a temporada na Europa fez bem para suas pernas. Isso porque, depois de conquistar um Top-3 na Copa Nacional da Suíça há cerca de um mês, a atleta voltou para o Brasil e logo cravou o primeiro lugar na disputa da Sub-23 Feminina do XCO na CIMTB em Nova Lima – de quebra, ela ainda ficou em quinto na Super Elite.

“Foi uma prova sofrida, e tive alguns contratempos antes e durante a competição. Mas, consegui administrar para extrair tudo de mim”, finalizou Giugiu. 

A Sense Factory Racing tem os patrocínios da Sense Bike, Free Force, Grupo Avante, Probiótica, Óculos HB, Michelin, Mavic, FOX Factory, Sentec, Caffeine Army, Xplova, Camelbak, NBT, Elephant, Shimano, Fizik e Mountain Bike BH.

You Might Also Like

Leave a Reply