Tom Pidcock e Rebecca McConnell vencem o XCO em Albstadt
Rebecca tambem venceu o XCC, enquanto no masculino o campeão foi Sam Gaze
Já fazia algum tempo que Tom Pidcock não aparecia no MTB, inclusive, anunciou a sua participação na Copa do Mundo de Albstadt com pouquíssima antecedência.
Após a vitória em Petrópolis, Nino Schurter teve sua primeira oportunidade em Albstadt de se tornar o mountain biker com mais vitórias em Copas do Mundo da história. E a partir do start lap ele começou a tentar.
A corrida seria decidida em 6 voltas e depois de alguns metros em que o alemão Lucas Schwarzbauer liderava, Nino Schurter assumiu o comando na volta 1. Com um de seus ataques característicos em declive, Schurter conseguiu abrir uma pequena lacuna no grupo da liderança – Apenas Vlad Dascalu conseguiu andar junto.
O pelotão voltou no início da volta 2, mas o trabalho de Schurter valeu a pena e agora havia apenas 10 pilotos na liderança. Entre eles, Tom Pidcock, Alan Hatherly, Mathias Flueckiger, Dascalu, Avancini, Sarrou e o próprio Schurter.
O suíço Mathias Flueckiger assumiu a liderança a meio da volta 2 e com várias mudanças poderosas de ritmo deixou Schurter e Pidcock sozinhos lutando pela liderança ao lado dele.
A corrida mudou completamente quando Tom Pidcock decidiu atacar na terceira volta. Já o vimos fazer isso durante as olimpíadas.
No início da volta 4, Pidcock já estava 20 segundos à frente do grupo perseguidor de Schurter, Flueckiger, Hatherly e Titouan Carod.
A campainha da volta final tocou com Pidcock na liderança 40 segundos na frente de seus perseguidores. Mas a luta foi desencadeada atrás, no grupo seguinte. Schurter, Carod, Dascalu, Hatherly e, um pouco atrás, David Valero lutavam constantemente e trocavam posições para tentar decidir o pódio.
Totalmente inalcançável, Tom Pidcock chegou primeiro à linha de chegada para vencer a Copa do Mundo Albstadt XCO 2022. Uma vitória retumbante com a qual o britânico mantém seu status de favorito no mountain bike.
Resultados Elite Masculina Copa do Mundo XCO Albstadt 2022
- PIDCOCK Thomas (INEOS Grenadier)
- SCHURTER Nino (SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM)
- DASCALU Vlad (TREK FACTORY RACING XC)
- CAROD Titouan (BMC MTB RACING)
- VALERO SERRANO David (BH TEMPLO CAFÉS UCC)
- SARROU Jordan (SPECIALIZED FACTORY RACING)
- HATHERLY Alan (CANNONDALE FACTORY RACING)
- COLOMBO Filippo (BMC MTB RACING)
- AVANCINI Henrique (CANNONDALE FACTORY RACING)
- ULLOA AREVALO Jose Gerardo (Massi)
Após a vitória na primeira Copa do Mundo em Petrópolis e a conquista do Short Track na sexta-feira em Albstadt, a australiana Rebecca McConnell catapultou sua autoconfiança. Algo que seus rivais já puderam verificar nos primeiros metros desta prova de XCO.
McConnell não deixou ninguém esperando e durante o start loop, a corrida foi de 5 voltas, ela estabeleceu um ritmo muito alto que nenhuma adversária conseguiu acompanhar.
Apenas a sueca Jenny Rissveds conseguiu ficar cerca de 8 segundos atrás da australiana, mas atrás do primeiro grupo de favoritas, incluindo Pauline Ferrand Prevot, Alessandra Keller e Loana Lecomte, já estavam a mais de meio minuto do final da primeira volta .
Embora na volta 2 Rissveds tenha feito contato com a australiana, o ritmo de Bec McConnell estava prejudicando muito o grupo perseguidor. A austríaca Mona Mitterwallner, depois de chegar ao grupo de Lecomte, Keller e Ferrand Prevot, tentou encontrar uma solução aumentando consideravelmente o ritmo nas subidas.
Foi no início da volta 3 que vimos pela primeira vez uma mudança na liderança da corrida. Jenny Rissved aliviou McConnell, embora em nenhum momento ela parecesse ter o ritmo para se livrar dela. No momento.
Atrás, Mona Mitterwallner havia quebrado o grupo perseguidor e a luta pela terceira posição foi muito emocionante. Mitterwallner abriu brechas nas subidas que Lecomte fechou nas descidas, mas depois o suíço Keller apareceu para ultrapassar os dois na área plana do circuito e ficar em terceiro no início da volta 5. Tudo estava para ser decidido.
Depois de alguns quilômetros tranquilos à frente da corrida, McConnell fez a enésima mudança de ritmo para deixar Jenny Rissveds com surpreendente facilidade. Estávamos no meio da volta 4 e a australiana botou quase 30 segundos na sueca em poucos metros.
Logo descobrimos que Rissveds estava passando por uma grande desaceleração e a última volta seria muito difícil para ela, com Mona Mitterwallner perseguindo-a, que já estava em terceiro solo, atrás dela.
Bec McConnell culminou sua exibição com uma última volta impecável que lhe permitiu chegar em primeiro lugar, vencendo a Copa do Mundo Albstadt XCO. Sua segunda vitória consecutiva, terceira contando o Short Track de sexta-feira.
Em segundo lugar ficou Jenny Rissveds, um ótimo resultado para sua primeira corrida da temporada, e em terceiro ficou a jovem Mona Mitterwallnner, algo a ter em conta se lembrarmos que é sua segunda corrida na categoria elite.
Resultados Elite feminina Copa do Mundo XCO Albstadt 2022
- MCCONNELL Rebecca Ellen (PRIMAFLOR MONDRAKER GENUINS)
- RISSVEDS Jenny (TEAM 31 IBIS CYCLES)
- MITTERWALLNER Mona (CANNONDALE FACTORY RACING)
- LECOMTE Loana (CANYON CLLCTV)
- KELLER Alessandra (THÖMUS MAXON)
- STIGGER Laura (SPECIALIZED FACTORY RACING)
- FERRAND PREVOT Pauline (BMC MTB RACING)
- TERPSTRA Anne (GHOST FACTORY RACING)
- NEFF Jolanda (TREK FACTORY RACING XC)
- FREI Sina (SPECIALIZED FACTORY RACING)
Abaixo, o vídeo dos melhores momentos da prova:
Leave a Reply