Tom Pidcock e Rebecca McConnell vencem o XCO em Albstadt

Rebecca tambem venceu o XCC, enquanto no masculino o campeão foi Sam Gaze

Já fazia algum tempo que Tom Pidcock não aparecia no MTB, inclusive, anunciou a sua participação na Copa do Mundo de Albstadt com pouquíssima antecedência.

Após a vitória em Petrópolis, Nino Schurter teve sua primeira oportunidade em Albstadt de se tornar o mountain biker com mais vitórias em Copas do Mundo da história. E a partir do start lap ele começou a tentar.

A corrida seria decidida em 6 voltas e depois de alguns metros em que o alemão Lucas Schwarzbauer liderava, Nino Schurter assumiu o comando na volta 1. Com um de seus ataques característicos em declive, Schurter conseguiu abrir uma pequena lacuna no grupo da liderança – Apenas Vlad Dascalu conseguiu andar junto.

O pelotão voltou no início da volta 2, mas o trabalho de Schurter valeu a pena e agora havia apenas 10 pilotos na liderança. Entre eles, Tom Pidcock, Alan Hatherly, Mathias Flueckiger, Dascalu, Avancini, Sarrou e o próprio Schurter.

O suíço Mathias Flueckiger assumiu a liderança a meio da volta 2 e com várias mudanças poderosas de ritmo deixou Schurter e Pidcock sozinhos lutando pela liderança ao lado dele.

A corrida mudou completamente quando Tom Pidcock decidiu atacar na terceira volta. Já o vimos fazer isso durante as olimpíadas.

No início da volta 4, Pidcock já estava 20 segundos à frente do grupo perseguidor de Schurter, Flueckiger, Hatherly e Titouan Carod.

A campainha da volta final tocou com Pidcock na liderança 40 segundos na frente de seus perseguidores. Mas a luta foi desencadeada atrás, no grupo seguinte. Schurter, Carod, Dascalu, Hatherly e, um pouco atrás, David Valero lutavam constantemente e trocavam posições para tentar decidir o pódio.

Totalmente inalcançável, Tom Pidcock chegou primeiro à linha de chegada para vencer a Copa do Mundo Albstadt XCO 2022. Uma vitória retumbante com a qual o britânico mantém seu status de favorito no mountain bike.

Resultados Elite Masculina Copa do Mundo XCO Albstadt 2022

  1. PIDCOCK Thomas (INEOS Grenadier)
  2. SCHURTER Nino (SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM) 
  3. DASCALU Vlad (TREK FACTORY RACING XC) 
  4. CAROD Titouan (BMC MTB RACING) 
  5. VALERO SERRANO David (BH TEMPLO CAFÉS UCC) 
  6. SARROU Jordan (SPECIALIZED FACTORY RACING) 
  7. HATHERLY Alan (CANNONDALE FACTORY RACING) 
  8. COLOMBO Filippo (BMC MTB RACING) 
  9. AVANCINI Henrique (CANNONDALE FACTORY RACING)
  10. ULLOA AREVALO Jose Gerardo (Massi)

Após a vitória na primeira Copa do Mundo em Petrópolis e a conquista do Short Track na sexta-feira em Albstadt, a australiana Rebecca McConnell catapultou sua autoconfiança. Algo que seus rivais já puderam verificar nos primeiros metros desta prova de XCO.

McConnell não deixou ninguém esperando e durante o start loop, a corrida foi de 5 voltas, ela estabeleceu um ritmo muito alto que nenhuma adversária conseguiu acompanhar.

Apenas a sueca Jenny Rissveds conseguiu ficar cerca de 8 segundos atrás da australiana, mas atrás do primeiro grupo de favoritas, incluindo Pauline Ferrand Prevot, Alessandra Keller e Loana Lecomte, já estavam a mais de meio minuto do final da primeira volta .

Embora na volta 2 Rissveds tenha feito contato com a australiana, o ritmo de Bec McConnell estava prejudicando muito o grupo perseguidor. A austríaca Mona Mitterwallner, depois de chegar ao grupo de Lecomte, Keller e Ferrand Prevot, tentou encontrar uma solução aumentando consideravelmente o ritmo nas subidas.
Foi no início da volta 3 que vimos pela primeira vez uma mudança na liderança da corrida. Jenny Rissved aliviou McConnell, embora em nenhum momento ela parecesse ter o ritmo para se livrar dela. No momento.

Atrás, Mona Mitterwallner havia quebrado o grupo perseguidor e a luta pela terceira posição foi muito emocionante. Mitterwallner abriu brechas nas subidas que Lecomte fechou nas descidas, mas depois o suíço Keller apareceu para ultrapassar os dois na área plana do circuito e ficar em terceiro no início da volta 5. Tudo estava para ser decidido.

Depois de alguns quilômetros tranquilos à frente da corrida, McConnell fez a enésima mudança de ritmo para deixar Jenny Rissveds com surpreendente facilidade. Estávamos no meio da volta 4 e a australiana botou quase 30 segundos na sueca em poucos metros.
Logo descobrimos que Rissveds estava passando por uma grande desaceleração e a última volta seria muito difícil para ela, com Mona Mitterwallner perseguindo-a, que já estava em terceiro solo, atrás dela.

Bec McConnell culminou sua exibição com uma última volta impecável que lhe permitiu chegar em primeiro lugar, vencendo a Copa do Mundo Albstadt XCO. Sua segunda vitória consecutiva, terceira contando o Short Track de sexta-feira.

Em segundo lugar ficou Jenny Rissveds, um ótimo resultado para sua primeira corrida da temporada, e em terceiro ficou a jovem Mona Mitterwallnner, algo a ter em conta se lembrarmos que é sua segunda corrida na categoria elite.

Resultados Elite feminina Copa do Mundo XCO Albstadt 2022

  1. MCCONNELL Rebecca Ellen (PRIMAFLOR MONDRAKER GENUINS)
  2. RISSVEDS Jenny (TEAM 31 IBIS CYCLES) 
  3. MITTERWALLNER Mona (CANNONDALE FACTORY RACING)
  4. LECOMTE Loana (CANYON CLLCTV)
  5. KELLER Alessandra (THÖMUS MAXON)
  6. STIGGER Laura (SPECIALIZED FACTORY RACING) 
  7. FERRAND PREVOT Pauline (BMC MTB RACING) 
  8. TERPSTRA Anne (GHOST FACTORY RACING) 
  9. NEFF Jolanda (TREK FACTORY RACING XC)
  10. FREI Sina (SPECIALIZED FACTORY RACING)

Abaixo, o vídeo dos melhores momentos da prova:

You Might Also Like

Leave a Reply