Mark Cavendish vence a 3ª etapa e diz nunca ter sido o mais forte nem o mais veloz

Mark Cavendish (Quick-Step Alpha Vinyl) alcançou a vitória na terceira etapa do Giro d’Italia de 2022, afastando seus rivais com um sprint de longa distância.

O Manxman foi deixado por seu último líder Michael Mørkøv com pouco menos de 300m para o final e conseguiu segurar seu esforço até a linha para vencer Arnaud Démare (Groupama-FDJ) e Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) .

É a primeira vitória de Cavendish no Giro d’Italia desde a etapa 21 da edição de 2013 e sua 16ª vitória na carreira na corrida.

Mark Cavendish at the 2022 Giro d'Italia

Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) mantém sua liderança geral de 11 segundos sobre Simon Yates (BikeExchange-Jayco) depois de terminar com segurança no pelotão principal.

Mark Cavendish continuou seu renascimento no Grand Tour no Giro d’Italia no domingo, retomando de onde parou nove anos atrás com uma formidável vitória no sprint.

Depois de retornar ao Tour de France no ano passado e correr desafiadoramente para quatro vitórias em etapas, o piloto de 36 anos parece que poderia estar em uma trajetória semelhante no Giro deste ano, vencendo o primeiro sprint da edição de 2022, vencendo o sprint final em sua última aparição em 2013.

A vitória de domingo foi resultado do trabalho em equipe impecável de sua equipe Quick-Step Alpha Vinyl, bem como outro xeque-mate no que Cavendish descreve como “xadrez sobre rodas”. Sua habilidade e sua astúcia são o que o capacitam a ser o mais rápido, diz Cavendish, permitindo que ele derrote nomes como Arnaud Démare (Groupama-FDJ), Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) e Caleb Ewan (Lotto-Soudal).

“Acho que existem alguns caras que são tão fortes e rápidos, o mais forte e o mais rápido não significa necessariamente o melhor”, disse Cavendish. “Eu nunca fui isso, mas eu venci. Caleb tem as pernas mais rápidas, Fabio é o mais forte, mas isso não significa necessariamente que você ganha corridas de bicicleta.

“Um sprinte é como xadrez sobre rodas, você descobre como ser o mais forte e mais rápido na estrada.”

Mark Cavendish at the 2022 Giro d'Italia

“Se você tem os caras nessa lista, isso me deixa cheio de confiança”, disse ele sobre sua equipe. “Eu sei que é por minha conta, sei que tenho o melhor grupo de atletas ao meu redor, não há desculpas. Eu nunca tive uma equipe completa como este ano e como Fabio tem, então é bom conseguir isso no Giro.”

O Giro agora deixa sua estadia na Hungria, com oportunidades para Cavendish aumentar sua contagem de etapas do Grand Tour na próxima semana após o dia de descanso de segunda-feira. Ele terá que navegar no primeiro cume até o Monte Etna, mas Cavendish já está mais do que entusiasmado para voltar a correr no Giro.

“O Giro na Hungria foi incrível”, disse Cavendish. “As multidões foram fenomenais. Eu vi muitas pessoas em bicicletas, muitas ciclovias. As pessoas adoraram a Grande Partenza. Foi um privilégio para mim estar aqui e um privilégio excepcional vencer aqui.

“Estou feliz por estar de volta aqui. Eu amo correr, amo a Itália e amo o Giro”, disse ele. “Esta corrida foi legal para mim. É muito bom vencer hoje.”

Abaixo, a nossa live com o Daniel Bahia durante a chegada:

RESULTADOS

GIRO D’ITALIA 2022, ETAOPA 3: KAPOSVÁR TO BALATONFÜRED (201KM)

1. Mark Cavendish (GBr) Quick-Step Alpha Vinyl, in 4-56-39
2. Arnaud Démare (Fra) Groupama-FDJ
3. Fernando Gaviria (Col) UAE Team Emirates
4. Biniam Girmay (Eri) Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux
5. Jakub Mareczko (Ita) Alpecin-Fenix
6. Edward Theuns (Bel) Trek-Segafredo
7. Simone Consonni (Ita) Cofidis
8. Caleb Ewan (Aus) Lotto-Soudal
9. Alberto Dainese (Ita) Team DSM
10. Phil Bauhaus (Ger) Bahrain Victorious, all at same time

CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS TERCEIRA ETAPA

1. Mathieu van der Poel (Ned) Alpecin-Fenix, in 9-43-50
2. Simon Yates (GBr) Team BikeExchange-Jayco, at 11s
3. Tom Dumoulin (Ned) Jumbo-Visma, at 16s
4. Matteo Sobrero (Ita) Team BikeExchange-Jayco, at 24s
5. Wilco Kelderman (Ned) Bora-Hansgrohe, at same time
6. Ben Tulett (GBr) Ineos Grenadiers, at same time
7. Tobias Foss (Nor) Jumbo-Visma, at 28s
8. Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo, at same time
9. Pello Bilbao (Esp) Bahrain-Victorious, at 29s
10. Mauro Schmid (Sui) Quick-Step Alpha Vinyl, at same time

You Might Also Like

Leave a Reply