Como assistir o Campeonato Mundial de Cyclocross que acontece neste final de semana
Este vai ser um ano diferente. Pela primeira vez nas últimas 8 temporadas, nenhum dos dois atuais grandes dominadores da disciplina vai largar no CX World Championship.
Nem Wout Van Aert nem Mathieu Van der Poel estarão presentes em Fayetteville 2022 em 30 de janeiro, mas isso não quer dizer que vai ser uma prova morna. Pelo contrário, certamente estamos enfrentando a Copa do Mundo mais aberta e emocionante em muito tempo. A seguir, explicamos quem são os favoritos para o título, quais são os horários das diferentes categorias e onde assistir.
Com MVdP fora com uma lesão nas costas que mal lhe permitiu correr nesta temporada de ciclocross e WVA optando por ficar na Europa para se preparar melhor para as clássicas da primavera (apesar de exercer domínio de ferro nas 10 corridas ele saiu, perdendo apenas uma delas , e devido a falha mecânica), se temos certeza de algo este ano é que veremos um ouro sem precedentes. Claro, a lista de candidatos nos Estados Unidos é extensa.
A maior mídia é, sem dúvida, Tom Pidcock. O prodígio britânico de 22 anos já conquistou a prata em 2020 e venceu 3 das 10 provas que enfrentou este ano. No mesmo patamar está o novo vencedor da Copa do Mundo, o belga Eli Iserbyt. Grande protagonista da primeira metade da temporada, de setembro a novembro, seu desempenho caiu na última parte do campeonato, mas conseguiu se recompor e venceu a última prova em Hoogerheide, será necessário ver se ele chega a Fayetteville 2022 em condições.
A equipe belga, é claro, não está sem esperanças de arco-íris caso o Iserbyt fracasse. Há Toon Aerts, bronze nas últimas três edições, e também terceiro na Copa do Mundo; ou Michael Vanthourenhout, segundo na Copa do Mundo, e o único além de Van Aert que sabe o que é vencer Pidcock nesta competição (ele fez isso em Namur). Até Quinten Hermans: quarto na Copa do Mundo, vencendo a corrida de Fayetteville, e terceiro no recente campeonato belga.
Quanto ao outro grande país, a Holanda, o seu trunfo mais forte é agora o de Lars Van der Haar, que venceu em Tábor e no campeonato holandês, e foi terceiro em Hulst depois de Pidcock e Iserbyt. Isso, nos homens, porque nas mulheres aspiram a varrer, como fizeram nos últimos dois anos, com Lucinda Brand, Marianne Vos e Denise Betsema como favoritas indiscutíveis.
Por seu lado, o nosso Felipe Orts, dominador absoluto do circuito espanhol, tem a possibilidade de fazer um excelente desempenho. Esta temporada, além do campeonato espanhol, conseguiu, por exemplo, um pódio na Bélgica (no GP de Leuven), e recentemente conseguiu um quarto lugar em Gullegem, atrás de Tom Pidcock e Quentin Hermans. Para o que parece mesmo pronto para melhorar a sua melhor posição até ao momento, aquela 12ª alcançada em 2019 em Bogense (Dinamarca).
O Mundial está sendo realizado este ano em Fayetteville (Arkansas, Estados Unidos), em um circuito conhecido por muitos dos corredores, já que um dos eventos da Copa do Mundo foi realizado neste ano. Será entre os dias 28 e 30 de janeiro, e começará com uma novidade absoluta: um revezamento por equipes, semelhante ao que já acontece no Mundial de MTB, na sexta-feira, 28, às 12h30 da manhã (19:00: 30, hora espanhola).
Nele, as equipes serão compostas por 6 ciclistas: 3 homens (um elite, um sub-23 e um júnior) e 3 mulheres (um para cada categoria também), que completarão um total de 6 voltas do circuito. . No sábado serão realizados os eventos femininos juniores (18h00, hora espanhola) e elite (21h30, hora espanhola), bem como os sub-23 masculinos (20h00 no nosso país)
Por fim, no domingo começará com a competição masculina júnior (18h), para continuar com a competição feminina sub-23 (20h) e culminar com a luta pelo arco-íris na categoria masculina de elite. Este prato principal acontecerá, como o feminino, às 21h30, horário espanhol.
Onde assistir ao Campeonato Mundial de CX 2022
A transmissão do Campeonato Mundial de Ciclocross de Fayetteville 2022 será facilmente transmitida pelo Youtube, no Canal da UCI.
Leave a Reply