Pneus maciços que nunca furam – valem a pena?
Imagine um dia frio, pelotão grande e condições duras. O seu pneu fura no meio de um treino e você fica pra trás, esfria as pernas e perde tempo arrumando o furo – muito mais do que se estivesse pilotando uma bike mais pesada ou mais desconfortável. Soa familiar? Infelizmente, os furos são uma parte inevitável do ciclismo.
Você pode tentar se proteger instalando pneus com “proteção contra furos”, fitas anti-furos, ou até o sistema tubless com líquido selante, mas em todas estas opções, ainda existe a possibilidade de acontecerem furos ou rasgos.
Então, será que pneus maciços e sua promessa de nunca furar podem ser a resposta?
Imaginar pneus sólidos nos leva a pensar em cadeiras de rodas ou bicicletas infantis, alternativas distantes dos pneus de sua bicicleta de estrada – e principalmente das MTB.
Algumas marcas como a Tannus e a Greentyre do Reino Unido, impulsionam o desenvolvimento da tecnologia de pneus sólidos e acessórios anti furos para pneus convencionais.
Os pneus sólidos modernos são feitos de uma resina de polímero de célula fechada micro (MCP) manipulada para fazer um material semelhante a espuma sólida.
Com um processamento cuidadoso, o MCP pode criar um pneu durável com a maioria dos benefícios de desempenho de um pneu pneumático padrão, além da vantagem crucial de nunca se furar.
O obstáculo crucial que impede que os pneus sólidos se tornem viáveis para o ciclista mais sério é a diferença real e percebida no desempenho em comparação com um pneu padrão e configuração de câmara de ar.
Os pneus sólidos têm a reputação de ser lentos, pesados, difíceis de encaixar, desconfortáveis e sem aderência – todos os fatores-chave na escolha dos pneus e, para a maioria dos pilotos, estes superam em muito o fato de ter de lidar com um furo ocasional.
Colin Scarsi, da Greentyre, analisa esse problema: “Há 12 meses, embarcamos em um programa para fechar a lacuna de desempenho entre pneus sólidos e pneumáticos.
“Foi suficientemente meritório receber um prestigioso prêmio SMART, com a equipe de design da Greentyre trabalhando com parceiros na Alemanha, França e Finlândia para produzir uma nova geração de Greentyres em 2016.”
Proctor afirma que os pneus Tannus “são mais leves do que a maioria das combinações de pneu, câmara de ar e fita de aro, combinados com o material que usamos tendo uma elasticidade muito melhorada, garantindo uma sensação melhor durante a condução, bom desempenho de aderência e uma resistência ao rolamento muito menor – aproximadamente 15 por cento menos . ”
Atualmente, a maioria dos grandes fabricantes de pneus de bicicleta não tem planos futuros para desenvolver pneus sólidos.
A Vittoria focou em melhorar os compostos dos pneus, incorporando materiais como o grafeno para criar pneus com características diferentes dependendo da carga do pneu.
Dave Taylor, gerente de marketing da Schwalbe UK explica: “Pneus maciços não são novos, é claro; se acreditássemos que eles valem a pena, estaríamos desenvolvendo-os nós mesmos. O futuro da tecnologia de bicicletas de estrada do nosso ponto de vista é a tecnologia tubeless.
Portanto, os pneus sólidos estão se aproximando, criando uma alternativa viável que pode atrair um espectro mais amplo de pilotos, mas eles não estão procurando substituir os pneus pneumáticos.
Wladfer
Seja não focar no desempenho..Optar por pneus maciços são a solução para quem quer simplesmente pedalar.