Medalha de ouro no paraciclismo, Alex Zanardi, sofre grave acidente de handbike
Alex Zanardi, o campeão italiano de Formula 1 que se tornou um medalhista de ouro paraolímpico depois de perder as duas pernas, ficou gravemente ferido em uma competição na estrada.
Zanardi foi transportado de helicóptero para o hospital Santa Maria alle Scotte em Siena, após um acidente perto da cidade toscana de Pienza durante uma corrida nacional para atletas paralímpicos, informou a polícia à Associated Press.
Um boletim médico do hospital disse que Zanardi passa por “uma delicada operação de neurocirurgia”. Sua condição era “muito grave” devido a “trauma craniano grave”.
“Você nunca desistiu e, com sua força extraordinária, superou mil problemas. Forza Alex Zanardi ”, twittou o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte. “Não desista. Toda a Itália está com você.
Um policial da Carabinieri em Montepulciano disse que o incidente envolveu um “veículo pesado”.
A TV local mostrou o que aparentemente era a bicicleta de Zanardi deitada de lado e faltando duas de suas três rodas. Um caminhão grande puxando um semirreboque apareceu estacionado na estrada à frente.
“Aconteceu em uma reta um pouco abaixo da curva pouco antes de uma ligeira curva na estrada”, disse o técnico da equipe nacional Mario Valentini, que estava acompanhando a corrida, La Repubblica Florence. “Alex virou um pouco para a pista que se aproxima exatamente quando um caminhão chegou. (O caminhão) tentou desviar, mas não conseguiu evitar o acidente.
Zanardi permaneceu consciente até a chegada dos médicos e ele estava respirando sozinho.
“Vinte minutos se passaram desde o momento do acidente até a chegada do pessoal médico. Demorou algum tempo para carregá-lo (na ambulância). A esposa dele ajudou. Após o acidente, ele estava conversando ”, acrescentou Valentini em outra entrevista à mídia local.
Valentini disse que não era testemunha ocular do acidente, mas chegou ao local imediatamente depois.
“Era um dia ensolarado e todos estavam felizes. Estávamos a 20 quilômetros (da linha de chegada) de Montalcino ”, disse Valentini. “O caminhão não cometeu um erro. Alex cometeu o erro.
O treinador acrescentou que o capacete de Zanardi caiu durante o acidente.
Zanardi, de 53 anos, venceu dois campeonatos na CART nos Estados Unidos antes de uma breve mudança para a Fórmula 1. Ele voltou para a América e estava correndo na Alemanha em um evento da CART, quando as duas pernas foram amputadas em um terrível acidente, quando rodou seu carro na pista e foi atingido por outro carro que estava a 300 km/h.
Durante sua recuperação, Zanardi projetou suas próprias próteses – ele brinca que se tornou mais alto – e aprendeu a andar novamente. Ele então voltou sua atenção para o handbike e se tornou um dos atletas mais talentosos do mundo. Ele ganhou quatro medalhas de ouro e duas pratas nas Paraolimpíadas de 2012 e 2016, competiu na Maratona de Nova York e estabeleceu um recorde de Ironman.
Seu espírito, vontade e determinação deram ao amado italiano uma personalidade maior que a da vida. Quando ele retornou aos EUA em 2019 para competir pela BMW em Daytona sem suas próteses, ele foi o piloto mais reverenciado em um campo que incluía o campeão de F1 Fernando Alonso.
Motoristas de todo o mundo procuravam Zanardi para tirar fotos e ficaram paralisados ao contar histórias elaboradas, muitas vezes embelezadas, de suas aventuras nas quase duas décadas desde que muitos o viram.
Notável por seu sorriso contagiante e narrativa fantasiosa, Zanardi provou repetidamente estar entre as pessoas mais determinadas que seus colegas já conheceram.
“Ele tem sete vidas”, disse Valentini. “Como gatos.”
Leave a Reply