Duas coroas sem câmbio dianteiro? Veja a patente da Sram
A shimano já andou brincando de apresentar patentes que parecem engenhocas de outro mundo.
A guerra fria no mundo da bike, sobretudo envolvendo estas duas marcas vem crescendo legal.
A SRAM lançou recentemente seu novo cassete de 12 velocidades com 10-52T: o Eagle 520%. Com a coroa de 52, a SRAM está na vanguarda das transmissões 1×12 e conseguiu superar a Shimano, que até agora reinava com um cassete 10-51. Toda essa disputa entre 1 ou 2 dentes a mais nos faz entender que a próxima evolução não será cassete muito maiores do que isso, mas sim algo como apareceu agora.
A chegada das transmissões de uma cora foi uma verdadeira revolução na qual o fabricante SRAM é se deu bem. Ao eliminar o câmbio dianteiro, ganhou-se leveza e simplicidade mecânica e, graças ao aumento progressivo do cassete, atualmente localizadas em 12 ou 13 marchas para o Rotor. Mas já sabemos que a indústria do ciclismo nunca para e essa patente revela que a SRAM está trabalhando em novos sistemas que poderiam trazer as 2 coroas de volta ao mountain bike.
A patente foi publicada em maio passado e veio à tona graças aos bike freaks da Cyclingtips. Nele, podemos ver um sistema de coroa dupla onde a corrente seria trocada usando duas alavancas que lançariam a corrente para o aro inferior e subiria graças a uma terceira alavanca localizada entre os anéis que elevaria a corrente ao aro superior. Tanto para subir ou descer de coroa, seria aproveitado o movimento de rotação do pedivela.
Obviamente, o sistema é muito mais complexo, pois inclui vários sensores para ativar a mudança e pará-la quando a corrente está na posição desejada, entre centenas de outros detalhes. A patente completa pode ser consultada aqui, e é claramente uma patente bem longa e detalhada – são mais de 78 desenhos explicativos.
Pra quem achava que a próxima evolução seria um sistema de 13 velocidades, será que isso aí vai vingar ou vai ser só mais uma patente que morre na gaveta?
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