Dor no joelho e altura do selim

Foto: Cesar Delong

Vamos analisar o que provavelmente está acontecendo com você: longas distâncias, bike fit duvidoso e talvez uma série de fatores que te levam a pedalar com menos força ou até a deixar de pedalar. O motivo? Dores nos joelhos. Vamos dissertar o tema.

A dor no joelho é comum entre os ciclistas – mas na maioria das vezes é uma indicação de um problema em outro lugar.

Um estudo de 116 ciclistas profissionais constatou que 94% experimentaram algum tipo de lesão por uso excessivo durante o período de um ano, e 23% desses atletas relataram dor no joelho.

Embora os ciclistas profissionais se exponham a uma carga de treinamento muito maior, eles também têm fisioterapeutas e osteopatas à sua disposição regularmente – portanto, se quase um quarto deles sofre de dores no joelho, você pode apostar que será um problema para um grande número de amadores.

O estudo ouviu o ex-profissional que virou osteopata para ciclismo, Alice Monger-Godfrey da AMG Osteo, além do ex-profissional, o atleta e treinador Jimmy George do ciclismo V02 em Kent para obter algumas respostas.

É importante entender as seguintes variáveis da dor:

  • Dor no joelho anterior – dor na frente do joelho
  • Dor no joelho posterior – dor na parte de trás do joelho
  • Dor lateral e medial do joelho – dor ao lado do joelho
  • Dor no joelho como resultado de fraqueza no core

O joelho é uma articulação complicada

Cyclists: How You Can Avoid Injury, Treat Pain When It Happens ...

É importante lembrar que o joelho é efetivamente uma dobradiça entre o quadril e o tornozelo. É muito raro que o problema esteja realmente no joelho.

Monger-Godfrey explica: “Existem tantas estruturas envolvidas que significam que a dor está localizada no joelho – mas você precisa observar o tornozelo, o quadril e a região lombar. Por ser tão complicado, é ótimo tratá-lo, porque muitas vezes você obtém uma taxa de resposta muito boa.”

Dor no joelho anterior: dor na frente do joelho

A dor na frente do joelho é muito comum e seu nome próprio é “dor anterior no joelho”. Geralmente, é causada pela rigidez do quadríceps. Isso pode ser devido ao bike fit incorreto ou ao uso excessivo do joelho sem a manutenção adequada.

Monger-Godfrey explica: “A principal coisa a se olhar é a rótula. Todo mundo fala sobre o rastreamento da patela, ou mau funcionamento da patela, basicamente da maneira como a rótula desliza sobre a articulação. Muitas vezes, as pessoas dizem que a patela fica “presa”, parece que clica ou cede “.

A patela não se complica sozinha – Monger-Godfrey diz: “Se você tirasse o quadríceps do joelho… ela cairia… se um lado estiver apertado, ele puxa a patela da maneira errada, então a dor começa. Os ciclistas usam mais os quadríceps no movimento descendente, de modo que há muita pressão no joelho “.

Knee pain can arise from incorrect bike fit

A dor no joelho pode surgir devido ao ajuste incorreto da bicicleta

Quadriceps rígidos afetam a ação do pedal e podem ser vistos visualmente em casos avançados, em um padrão que podemos chamar de “Síndrome do Kermit the Frog”.

Jimmy George, da V02 Cycling, diz: “Alguns ciclistas têm quadríceps e banda iliotibial que parecem ser feitas de aço. Costumo ver pessoas pedalando com os joelhos saindo durante os ajustes da bicicleta. Mesmo que suas sapatilhas sejam retas. Os quadriceps estão tão sobrecarregados que o músculo é curto e a única maneira de fazer com que a perna pedale direito é puxá-los para fora. ”

Tratada com tempo, a dor pode ser reduzida muito rapidamente. No entanto, se deixado sozinho, pode causar danos a longo prazo – Monger-Godfrey explica: “A dor na frente do joelho pode ser causada por danos no menisco ou cartilagem – geralmente causada por trauma, mas também por movimentos repetitivos. Se o joelho for mantido na posição errada por um longo tempo, ele pode realmente irritar os tendões onde os quadriceps se fixam na frente, logo abaixo da rótula – você pode sentir uma dor bastante intensa lá onde o tendão fica inflamado, e isso pode se espalhar pelo joelho.”

Faça um excelente Bike Fit em casa, com ferramentas fáceis de ...

Dor no joelho pode surgir devido ao ajuste incorreto da bicicleta – o selim muito baixo pode causar dor na frente do joelho, ou muito alta causa dor nas costas

Como corrigir a dor no joelho anterior

Então, o que podemos fazer com a dor na frente do joelho? Primeiro – é uma boa ideia verificar o ajuste da sua bicicleta. Monger-Godfrey diz: “[A dor na frente do joelho] geralmente surge do selim muito baixa]o e muito à frente. Muitas vezes, os atletas sentem que conseguem mais força dessa maneira, próximo do guidão – mas isso significa que estão sentados em cima do joelho e pressionando muita força através dele “.

Pedivelas que são muito compridas também podem criar um ângulo incorreto semelhante, e pedais excessivamente apertados podem causar tensão devido à abertura repetida.

Quando se trata de rigidez – seja resultado de um ajuste inadequado da bicicleta ou simplesmente proveniente de quilometragem pesada – um bom tratamento é o rolo de espuma e alongamentos. Monger-Godfrey comenta: “Estique o músculo em questão, solte as nádegas com massagem e isso liberará um pouco da tensão, depois faça o rolo de espuma – suavemente”.

Foam rolling exercises: quads

George acrescenta suas dicas, dizendo: “Rolo de espuma nos quadríceps, o interior da coxa e a banda de TI. Todo o rolamento precisa ser feito lentamente. Às vezes, as pessoas sobem e descem como se fosse um rolo – mas isso apenas flui sobre as fibras e não entra nela – isso precisa ser um empurrão longo e suave através das fibras para adicionar um pouco de comprimento ao músculo. ”

Kinesio-tape-back-and-legs

A fita Kinesio – frequentemente usada para aumentar o fluxo sanguíneo em uma área lesionada – também pode ser usada para empurrar a patela para a posição correta. No entanto, George diz: “Você pode usa-la – mas esse é um caso clássico de colocar um gesso no problema. A fita coloca o joelho de volta na posição correta – o que você precisa é que os músculos tensos relaxem, para que naturalmente entre na posição correta. A fita é uma solução realmente rápida, mas não funciona a longo prazo. “

Dor no joelho posterior: dor na parte de trás do joelho

Enquanto a dor na frente do joelho geralmente envolve o quadríceps, a dor atrás – chamada dor posterior no joelho – geralmente tem muito a ver com os isquiotibiais.

George explica: “O ditado no ajuste da bicicleta é ‘dor na frente do joelho [anterior], o selim está muito baixo – dor na parte de trás do joelho [posterior], o selim está muito alto”. Do ponto de vista de uma bicicleta, essa é a coisa mais fácil de se ver no início. “

Ele acrescentou: “A dor posterior pode ser causada por excesso de extensão – se o selim estiver muito alto, os músculos ficam muito tensos e o joelho não consegue lidar com esse grau de flexão. É basicamente sobrecarga. Os isquiotibiais estão sendo puxados e você sentirá dores nos isquiotibiais e onde o músculo se insere ao redor do joelho. “

Um selim muito alto pode fazer com que a região lombar trabalhe muito, Monger-Godfrey diz: “Muitas pessoas pensam que você realmente não usa os isquiotibiais no ciclismo, mas você faz no movimento de flexão. Isso tende a encurtar os isquiotibiais. Se eles são pressionados demais, podem puxar a pélvis. Depois, os quadríceps tentam contrabalançar isso, o que pode causar um movimento do quadril que resulta em uma discrepância no comprimento da perna – o que também pode pressionar o joelho. ”

You Might Also Like

Leave a Reply