UCI anuncia novo calendário 2020 e gera polêmica com os 3 Grand Tours
O Giro d’Italia mudou para outubro e se sobrepõe às clássicas de paralelepípedos e à primeira semana do Vuelta a España, de 18 etapas. O calendário WorldTour das mulheres prevê uma primeira edição da Paris-Roubaix feminina.
A UCI atualizou o calendário de corridas para a temporada 2020, e o novo cronograma prevê várias datas sobrepostas para as principais corridas.
O Giro d’Italia está agendado para os dias 3 e 25 de outubro, e as novas datas coincidem com as clássicas de um dia Paris-Roubaix, Tour da Flandres, Liège-Bastogne-Liège, Gent-Wevelgem e Amstel Gold Race, e o pior de tudo: coincide também com a semana de abertura da Vuelta a España.
A duração da Vuelta a España (20 de outubro a 8 de novembro) foi reduzida para 18 etapas, a pedido do organizador, Unipublic. O início foi transferido de Utrecht, na Holanda, para Irun, na região basca do país.
A ideia de sobrepor as corridas parece um absurdo. O atleta que escolher participar do Tour de France vai ter algo como 12 dias para se recuperar até o Giro D’Itália, o que deixa tudo muito difícil. O Giro, por sua vez, teve data sobreposta com a Vuelta a Espanha, o que impossibilita que o mesmo atleta participe das duas provas.
Isto pode gerar espaço para novos nomes aparecerem, claro.
Abaixo, o calendário feminino:
Em um esforço para oferecer a máxima oportunidade para diferentes tipos de ciclistas, além de permitir que os ciclistas se preparem para os Grand Tours e campeonatos mundiais, a UCI agendou corridas de estágio mais curtas e corridas de um dia em agosto, antes do evento, três meses de corrida compactados.
A UCI está recomendando que as federações nacionais agendem seus campeonatos de estrada para o fim de semana anterior ao Tour de France.
A reorganização do calendário para acomodar outros eventos – UCI ProSeries, Classe 1, Classe 2, Taças das Nações da UCI, Sub-23 e categorias Júnior – será revisada com consulta às federações nacionais e anunciada em 20 de maio, o mais tardar.
Leave a Reply