Prevenindo as feridas causadas pelo selim da bicicleta

Uma das lesões mais desconfortáveis que se pode desenvolver como ciclista, as feridas de selim podem evoluir para machucados tenebrosos.

Não importa o quão forte é o ciclista: a famosa dor na bunda pode facilmente arruinar um pedal. Uma combinação de pressão do peso corporal no selim, atrito com o movimento da pedalada e umidade do suor são uma receita perfeita para desconforto e formação de feridas. Essas feridas podem ser desde assaduras até inflamação de folículos pilosos, que podem infeccionar e causar feridas muito feias. Mas como prevenir essas lesões?

Selim

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Todos somos diferentes nos países baixos, então o que funciona para um ciclista pode ser uma agonia para outro. Há infinitas opções de selim no mercado, com diferentes formatos, tamanhos e materiais, portanto não se deixe enganar ao pensar que um selim grande e acolchoado é o melhor. O ideal é experimentar uma variedade de selins para definir aquele que é o mais confortável. Certamente existe um selim adequado para atender cada ciclista.

Alguns fabricantes permitem que o ciclista leve um selim de amostra para testar antes de comprar. Já algumas lojas têm almofadas feitas de uma espuma de memória que permite medir a distância entre as tuberosidades isquiáticas – os ossos de sentar – para encontrar o modelo ideal de selim para o cliente.

Creme chamois

Reduz o atrito, hidrata a pele e evita assaduras. O creme é aplicado diretamente no períneo ou no bretelle e tem uma eficácia indiscutível na prevenção de dores e feridas. Algumas marcas vão além, trazendo cremes com propriedades antibacterianas e ingredientes mentolados, prevenindo infecções e promovendo um frescor no andar de baixo.

Bike Fit

É essencial que sua bicicleta esteja bem ajustada ao corpo do atleta. A altura incorreta do selim e a altura ou alcance do guidão podem causar uma má distribuição do peso e contribuir para o desconforto. O ângulo do selim tem um efeito na rotação da pelve, portanto também faz uma enorme diferença na distribuição do peso sobre essas áreas sensíveis. O peso deve estar equilibrado entre os pedais, as mãos e a bunda. Um bike fit feito por um especialista pode prevenir o problema por ajustar as medidas da bicicleta ao ciclista da melhor maneira possível.

Bretelle

Assim como nos selins, bretelles diferentes são adequadas para diferentes pessoas. Fabricantes conhecidos e respeitados podem ser mais caros, mas a qualidade e o conforto do bretelle definitivamente compensa o investimento.

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Por fim, nunca use roupas íntimas por baixo das roupas de bike. Elas retêm umidade adicional – perfeita para proliferação de bactérias – e aumentam o atrito na região. Chances altíssimas de assaduras, irritação da pele e infecções.

Andar mais de bicicleta

Como todos os aspectos do treinamento de ciclismo, existe uma progressão gradual que permite que o corpo se adapte. Com o tempo, o derrière desenvolve as adaptações necessárias às torturas impostas por nós através da bicicleta.

Sendo assim, se as assaduras são leves e não há sinais de infecção ou pele aberta, provavelmente é uma questão de tempo até que a dor desapareça, sem a necessidade de intervenções. Em outras palavras, nos tornamos calejados.

Pedalar em pé

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Levantar um pouco do selim pode aliviar a pressão, principalmente em treinos indoor, onde há menos variação de posição corporal. Mesmo em pedais planos, pode ser uma boa ideia levantar um pouco do selim a cada 30 minutos aproximadamente.

Higiene

Ambientes sujos e úmidos são ótimos para que bactérias e outros micro-organismos cresçam e causem infecções na pele, furúnculos e foliculite, portanto shorts sujos são uma receita para o desastre. Também é bom evitar ficar com o bretelle usado por muito tempo após terminar o pedal.

E se a bunda realmente doer?

Se a situação estiver crítica – feridas abertas ou sinais de infecção – pode ser preciso dar um descanso para o seu assento e fazer um tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios. Nesses casos, é necessário consultar um médico.

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One Comment

  1. Marco Antonio De Oliveira Marquinho

    Matéria com conteúdos muitos importante para os ciclistas parabéns pelas matérias e sucessos ABS.

    Marco Antônio de oliveira

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