Ned Overend – o primeiro campeão mundial de MTB compete até hoje
“Acho que uma das razões pelas quais tive longevidade nas corridas de bicicleta é porque adotei o treinamento cruzado e uma variedade de disciplinas diferentes: mountain bike, fatbike na neve, ciclocross, gravel, estrada e triatlo.”
Ned Overend foi o campeão mundial de mountain bike da UCI em 1990; seis vezes campeão nacional de XC; bicampeão mundial de triatlo da Xterra; campeão nacional de Fat Bike; campeão nacional de singlespeed; e campeão nacional de triatlo de inverno (corrida, mountain bike e esqui). Ele também é membro do Hall da Fama do Mountain Bike, do Hall da Fama dos EUA e do Hall da Fama do Xterra Triathlon. Ele gosta de pedalar e competir e, em 2020, começará sua quinta década de corridas de bicicleta em nível de elite. Ned vive em Durango, Colorado, e trabalha no desenvolvimento de produtos e marketing esportivo da Specialized.
Ned Overend Photo by Dan Escobar
DICAS DE TREINOS PRÉ TEMPORADA DE NED OVEREND
Meu treinamento fora de temporada é sobre equilíbrio. No inverno, em vez de me concentrar no melhor condicionamento físico para uma corrida específica, tenho mais tempo para trabalhar nos grupos musculares e nas habilidades que negligenciei. Também é hora de me divertir com meu treinamento, o que me ajuda a permanecer positivo e motivado na hora de aumentar minha intensidade e volume para a próxima temporada de corridas. Penso que uma das razões pelas quais tive longevidade nas corridas de bicicleta é porque adotei o treinamento cruzado e uma variedade de disciplinas diferentes: MTB, fatbike na neve, ciclocross, gravel, estrada e triatlo. Adoro andar de bicicleta e espreitar todos os tipos de bicicletas.
Eu faço uma variedade de exercícios na pré temporada. Uma semana no inverno pode incluir um passeio de bicicleta na neve / fatbike, um dia de esqui cross-country ou uma corrida com o cachorro em trilhas cobertas de neve. Eu tenho um Wahoo Kickr Smart Trainer que uso em algumas sessões do Zwift por semana. Também tento treinar duas vezes por semana na academia.
Andar no rolo é um ótimo treino, e é mais divertido agora com programas como o Zwift, onde você pode pilotar e competir contra outros. Consigo me concentrar na dinâmica dos pedais quando uso o rolo, e isso me tornou um ciclista mais eficiente. Observando a potência em watts e experimentando diferentes grupos musculares, e onde no círculo de pedais aplico pressão, descobri que posso manter uma potência consistentemente mais alta com menos esforço. Mas é importante sair e trabalhar em coisas que beneficiam o manuseio da bicicleta.
Foto: Pat Carrigan
Andar de fatbike na neve é ótimo para o desenvolvimento de habilidades de mountain bike, porque há muito deslizamento, então você aprende a equilibrar-se na bicicleta enquanto ela desliza. Se você cair, a neve perdoa mais do que cair na terra e nas rochas. O esqui cross-country é um ótimo exercício de equilíbrio e é um dos melhores para usar todos os principais grupos musculares. A variedade de exercícios me torna um atleta mais equilibrado, e o intervalo do meu treinamento típico de bicicleta me dá uma pausa mental, o que me ajuda a encarar a próxima temporada com uma atitude positiva.
Abaixo, a entrevista que fizemos com o Ned quando ele esteve no Brasi, postada no Canal de Bike!
Leave a Reply