Guia de classificações de Gravel

Entenda a diferença que algumas provas tem e o que faz você escolher diferentes medidas de pneus para a sua gravel

Das estradas de terra das Montanhas Rochosas da Alta Rota do Colorado, às implacáveis ​​Flint Hills do Dirty Kanza e gran fondos com seções de gravel, os eventos que tiram os ciclistas de sua zona de conforto do asfalto nunca foram tão populares. Com esse boom, ouvimos muitas perguntas sobre qual equipamento – roda, tamanho de pneu e até tipo de bicicleta – os ciclistas devem escolher nessas novas aventuras.

A primeira coisa a notar é que, diferentemente do pavimento, que é muito semelhante, as estradas de cascalho e terra variam muito com a localização geográfica. Cada tipo de cascalho ou estrada não pavimentada possui seu próprio equipamento ideal.

Como este é apenas um guia, haverá vários outros fatores a serem pensados ao considerar sua configuração. Seu nível de habilidade e a proporção de cascalho são dois aspectos notáveis. Recomenda-se que os ciclistas menos confiantes optem por uma abordagem mais conservadora e intensifiquem uma categoria em equipamentos. A proporção de sujeira / asfalto também é essencial. Trata-se de encontrar um equilíbrio entre a eficiência dentro e fora da estrada.

Gravel Categoria 1

Estradas de terra suaves e bem conservadas, que têm pedaços de cascalho muito pequenos ou nenhum, e são muito amigáveis ​​às bicicletas de estrada. Essas estradas estão em melhores condições do que muitas estradas pavimentadas e foram compactadas, oferecendo só um pouco mais de dificuldade do que andar em asfalto. Existem várias estradas como essa nas quais é aplicado um tratamento com cloreto de magnésio para manter a poeira baixa e endurecer a camada superior de sujeira. As estradas Cat 1 são encontradas em vários gran fondos e adicionam um pouco mais de aventura ao evento.

Bicicleta ideal: bicicleta de estrada

Tamanho do pneu: 25-28mm

Exemplos de Eventos: Montanhas Rochosas da Rota Alta, Tour of the Battenkill

Para este tipo de pilotagem, queremos a mesma eficiência e confiança aerodinâmica que no asfalto. As velocidades geralmente são bastante altas e apenas pequenas adaptações são necessárias para o equipamento de estrada padrão, a fim de alcançar um ritmo acelerado, mantendo o conforto e a confiança geral.

Gravel Categoria 2

Algo com buracos, pedras e cascalhos pequenos mas que tiram a sua velocidade. É provável que haja cascalho fora das trilhas principais do pneu que poderia causar um desafio extra se sua linha se desviar. Uma bicicleta de estrada ainda pode ser usada, de preferência uma com maior folga dos pneus, mas é necessária mais habilidade nas curvas em velocidade. Recomenda-se aumentar o tamanho do pneu além da configuração diária da estrada para reduzir o risco de snake bite e aproveitar a suavidade de uma câmara de ar maior.

Bicicleta ideal: Road endurance

Tamanho do pneu: 28-32mm

Exemplos de Eventos: Gravel Worlds, Dirty Devil, Boulder Roubaix, Belgian Waffle Ride, Grapes of Wrath

As recomendações feitas para o Gravel Cat 1 também se aplicam aqui. Um pneu sem câmara de ar de 28 mm ou 30 mm ou mais quando inflado. Isso oferece um volume maior, uma área de contato maior, melhor eficiência de rolamento em superfícies irregulares e permite menor pressão dos pneus. Dependendo do peso e do terreno do ciclista, você pode abaixar a pressão com segurança até 50 psi.

Gravel Categoria 3

Estradas com pouca manutenção que exigem um alto nível de habilidade, dificultadas por rochas expostas, valas de chuva, pântanos de areia e muitos outros desafios inesperados que podem surgir. A menos que a única seção de cascalho Cat 3 de uma rota seja bem curta, é recomendável andar com pneus de 35 a 40 mm com cravos laterais para obter a melhor velocidade e segurança.

Bicicleta ideal: Gravel

Tamanho do pneu: 35-40mm

Exemplos de eventos: Inca Divide, Rebecca’s Private Idaho, Dirty Kanza, Land Run 100, Crusher In The Tushar, Rock Cobbler, Gravel MOB, SPNDX Stampede, Chino Grinder


O Inca Divide é um ótimo exemplo de categoria 3 com alguns trechos que se encaixam na 4 – Cesar Delong

Gravel Categoria 4

Estradas sem manutenção, com valas profundas, rock gardens e possíveis deslizamentos de terra deixados para o próximo ciclista tropeçar tornam essas estradas as mais desafiadoras do mundo gravel. A aderência com pneus de grande volume ajudará a amortecer o deslocamento, reduzirá o risco de um snake bite e proporcionar maior tração, bem como em subidas íngremes e soltas.

Bicicleta ideal: Gravel ou MTB

Dimensão dos pneus: 38-42 + mm ou Road Plus (rodas 650b com pneus 42 + mm, pneus 1.9-2.25 ″)

Exemplos de Eventos: Inca Divide, Dirty Kanza, ENVE Grodeo, Grinduro, Lost and Found, Rock Cobbler

Pensamos que um terreno como este é perfeitamente adequado para uma MTB, mas cada uma na sua. Você tem que pesar se quer o conforto e segurança de uma MTB ou a performance de uma gravel. Certamente, você não vai querer correr riscos com uma road ou gravel de pneus menores do que 38 mm – dadas as circunstâncias deste tipo de estrada.

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