Mathieu van der Poel e as Olimpíadas: “Fiz um plano de quatro anos e agora ele caiu por água”

Mathieu van der Poel viu seu plano de sucesso nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 desmoronar com o adiamento para 2021. Obviamente, ele confirma que continuará fazendo MTB e aguarda datas para ver se pode atacar o XCO em Tóquio 2021

2020 seria uma temporada muito especial para Mathieu van der Poel. Quem se tornou um ciclista histórico em 2019, teria 2020 marcado como um ano chave. Tanto que foi o ano de concluir um plano elaborado há 4 anos com um único objetivo: ser um campeão olímpico de MTB. A estratégia deles era clara. Procurando fazer o teste mais importante do XCO pouco antes de investir completamente no ciclismo de estrada em 2021. Mas com o anúncio do adiamento das Olimpíadas de Tóquio para 2021, seu plano não deu em nada. O próprio Mathieu van der Poel explicou o que essa situação significa para ele.

“Além disso, há muita incerteza sobre quando você pode competir novamente.”

“É uma decisão muito infeliz, mas totalmente compreensível. Saúde vem em primeiro lugar. Por outro lado, deixa um gosto ruim na minha boca. Há quatro anos, elaboramos um plano para as Olimpíadas de Tóquio e agora ele cai na água”, explica o próprio Mathieu van der Poel.

O holandês realizou competição de longo prazo e planejamento de treinamento, com grandes datas importantes no caminho, mas um objetivo claro: a disputa de XCO dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Mas o coronavírus mudou tudo. “Não é fácil mentalmente se você se prepara há 4 anos para isso, mas é uma situação igual para todos aqueles que trabalharam pensando nesse objetivo o tempo todo. Além disso, há muita incerteza sobre quando você poderá competir novamente. Vou tentar estar ocupado neste momento, mas, é claro, não posso fazer planos reais, há muitas coisas pendentes “.

“Espero que seja possível competir no Campeonato Mundial de Albstadt, que eles sigam como planejado “.

Vale lembrar que, no plano inicial de Mathieu van der Poel, ficou claro que este 2020 seria um ano em que ele daria muito destaque ao MTB, após a Copa do Mundo, o Mundial e os Jogos Olímpicos. Então, com vista a 2021, o MTB ia ocupar o segundo lugar para reforçar sua presença no ciclismo profissional de estrada. Mas não será assim.

“Espero que seja possível competir no Campeonato Mundial de Albstadt. As Olimpíadas de 2021? Agora é difícil falar, é preciso primeiro esperar e ver quando elas ocorrerão. Espero que seja na mesma época para que eu possa combiná-lo com as clássicas da primavera, como planejei este ano. A única desvantagem que vejo é que talvez eu tivesse que escolher entre ir às Olimpíadas ou uma grande stage race. Mas é certo que continuarei fazendo MTB no momento. Veremos o resto a tempo. ”

Com o adiamento do evento da Copa do Mundo em Nove Mesto e o Campeonato Europeu em Graz, o primeiro grande evento do mundo XCO será a Copa do Mundo Vallnord em Andorra. Apenas na semana seguinte, o Campeonato Mundial XCO (que este ano havia sido separado do Campeonato Mundial DH pelas Olimpíadas) deveria ser realizado. Tudo isso levando em consideração que não há mais alterações no calendário devido à situação mundial devido ao coronavírus.

You Might Also Like

Leave a Reply