Olimpíadas de Toquio 2020 serão adiadas, segundo membro do COI
O membro do Comitê Olímpico Internacional, Dick Pound, disse que os Jogos Olímpicos de 2020 não seguirão conforme planejado devido ao surto de coronavírus.
O USA Today relata que os Jogos de Tóquio podem ser adiados até 2021, com Pound dizendo que não acredita que os Jogos começarão em 24 de julho, enquanto o mundo continua a lutar contra o altamente contagioso vírus Covid-19.
Eventos esportivos em todo o mundo já foram adiados por tempo indeterminado, com o COI sob pressão crescente de vários cantos, inclusive de atletas competidores, para tomar a decisão de adiar as Olimpíadas.
“Com base nas informações do COI, o adiamento foi decidido”, disse Pound ao USA Today. “Os parâmetros daqui para frente não foram determinados, mas os Jogos não começarão em 24 de julho, pelo que sei.”
Canadian Pound, que foi o primeiro presidente da Agência Mundial Antidopagem e um dos membros mais antigos do COI, acrescentou que o adiamento “entrará em etapas” e, após anúncio, o COI “começará a lidar com todas as ramificações de movendo isso, que são imensas. ”
No domingo, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que a organização estabeleceria um prazo de quatro semanas para tomar uma decisão sobre a interrupção das Olimpíadas. Um porta-voz do COI disse ao USA Today nos comentários de Pound: “É direito de todo membro do COI interpretar a decisão do conselho executivo do COI que foi anunciada ontem”.
Embora o próprio Japão tenha conseguido limitar melhor a propagação do vírus em comparação com muitos países, a principal preocupação será a chegada de milhares de pessoas de todo o mundo à capital do país, sem vacina e apenas testes limitados.
Vários comitês olímpicos nacionais instaram o COI a adiar os Jogos, enquanto o Canadá disse que não enviará nenhum atleta a Tóquio se o evento for realizado em julho.
No ciclismo, nenhum evento ocorrerá até 30 de abril sob a decisão da UCI, embora o Giro d’Italia de maio já tenha sido adiado por causa do vírus. O Tour de France ainda está pronto para ser realizado, com os organizadores da ASO ainda a comentar sobre o status da corrida desde o surto de coronavírus.
As provas olímpicas de Road e Contra relógio estavam programadas para acontecer entre 25 e 29.
Leave a Reply