Selim Fizik feito em impressora 3D

O prototipo Fi’zi: k Concepts acaba de lançar seu segundo produto comercial fora do laboratório de desenvolvimento – o primeiro selim de corrida do mundo feita com impressão 3D”.

O Fizik Antares Versus Evo 00 Adaptive substitui o preenchimento tradicional de espuma por um “favo de mel” impresso em 3D de um material composto de carbono para oferecer “amortecimento zonal projetado”.

O primeiro protótipo apareceu no outono passado, e eles falavam sobre como o conceito de fabricação poderia impactar na pilotagem e conforto. Mas na época, parecia que ia demorar um pouco mais. O que eles realmente não mencionaram foi que, muito mais perto da realidade, eles estavam trabalhando em uma versão do selim com base nos dados biodinâmicos dos atletas que já coletaram para adaptar seus selins de performance para esta nova tecnologia de fabricação.

Claro que, é um resultado mais leve do que as tradicionais espumas, mas outras questões surgem.

A ventilação entre o selim e o atleta, até então quase inexistente nos selins tradicionais, passa a ser discutida como algo positivo para esta peça.

A higienização no interior da trama hexagonal é uma dúvida que ainda não sabemos responder. Será que vai ser um retentor de sujeira? Casa de insetos, como das abelhas nos favos de mel?

Outra preocupação sobre o Antares Adaptive foi a usabilidade a longo prazo do design do favo de mel. Mas Fizik afirma que é duradouro e fácil de limpar. Assim como os detritos da estrada entram, você deve ser capaz de retirá-lo novamente, e a construção composta da estrutura não absorve água ou contaminantes. Também é resistente a UV, e a Fizik diz que foi submetida aos testes de desgaste e intempéries mais difíceis.

PREÇO E PESO

O Antares Versus Evo 00 Adaptive de custa 390 Euros e apresenta uma estrutura de carbono de alta modificação sob o estofamento adaptável e um trilho Moebius também de carbono. O selim de 274 mm de comprimento está disponível em duas larguras: 139 e 146 mm, com pesos de 147g e 154g, respectivamente. Isso o torna 40 € mais caro e 5 ou 6g mais leve que o anterior Antares Versus Evo 00. Convertendo hoje para reais, é algo acima de R$ 2.000.

You Might Also Like

Leave a Reply