Giugiu Morgen é campeã do Abierto NOA na Argentina
A atleta de 16 anos andou junto às principais ciclistas da super elite sul-americana no Abierto NOA, prova UCI Classe 1 realizada na Argentina, no último domingo
A temporada internacional de Giuliana Morgen não poderia ter começado de maneira melhor. Isso porque, em seu primeiro embate contra suas maiores adversárias sul-americanas na temporada 2020 da UCI Juniors World Series XCO, a ciclista de apenas 16 anos não apenas conquistou a vitória em sua categoria, como também andou durante quase três voltas de igual para igual contra algumas das principais atletas do MTB sul-americano.
Este ano, o principal objetivo de Giugiu é desempenhar bem e obter experiência nas etapas da UCI Juniors World Series XCO, com seu maior foco sendo a disputa do Campeonato Mundial UCI de XCO, que acontece entre os dias 25 e 28 de junho em Albstadt, na Alemanha.
Depois de passar alguns dias em aclimatação e treinamento no duro circuito montado nas montanhas de San Pedro de Colalao, província de Tucumã, na Argentina, Giugiu fez uma excelente largada junto com a super elite no Abierto NOA. Logo de cara, ela assumiu a ponta e liderou no start lap, sendo acompanhada pelas argentinas Paula Quiros e Agustina Maria Apaza – atualmente dois dos maiores nomes do mountain biking feminino da América do Sul.
Na segunda das três voltas previstas, Giugiu manteve-se na disputa contra as atletas da super elite, com diversas trocas de posição acontecendo o tempo inteiro. Porém, no final da segunda volta, ela optou por reduzir o ritmo para garantir a vitória em sua categoria. Vale ressaltar que tanto Paula, a vencedora na super elite, como Agustina, a segunda colocada, são atletas muito mais velhas e experientes do que Giugiu, com ambas já tendo conquistado resultados extremamente expressivos em nível internacional.
“Fiz uma prova para dar tudo até quando conseguisse. Larguei junto com a super elite e liderei por um tempo, junto com as argentinas. Fiz uma prova para testar as pernas depois dos treinos e nada melhor do que testar na super elite. Fui muito bom, e andar junto com elas é um belo aprendizado. É muito bom para virar a chave, começar a temporada e finalmente entrar no ritmo de competição”, explicou Giuliana.
Depois do excelente desempenho na Argentina, Giugiu deve voltar para o Brasil e focar todas as suas atenções na primeira etapa da Copa Internacional de MTB, que acontece entre os dias 5 e 8 de março na cidade mineira de Araxá. Depois disso, ela volta para a Argentina para disputar o Abierto Across Internacional XCO, que acontece no dia 29 de março na mesma pista onde serão realizados os jogos pan-americanos, na cidade de San Juan, e também contando pontuação UCI Classe 1 pela UCI Juniors World Series XCO. O pan, um dos principais focos de Giugiu neste início de temporada, acontece entre os dias 1 e 5 de abril.
Giugiu no The Rock – Foto Ney Evangelista
“Meu principal objetivo neste ano é o Campeonato Mundial de XCO, que vai acontecer entre os dias 25 e 28 de junho em Albstadt, na Alemanha. Para chegar bem lá, meu plano é participar de ao menos quatro provas internacionais, inclusive o Campeonato Pan-Americano em abril, na Argentina, onde pretendo conquistar meu terceiro título”, explicou Giugiu.
Em junho, a ciclista fará sua preparação final para o Campeonato Mundial participando de duas importantes competições na Europa, onde ela deve encarar suas maiores adversárias em potencial. No dia 6, Giugiu participa da Portugal Cup, ou Taça de Portugal XCO, competição que, no ano passado, reuniu mais de 400 atletas, de 14 países. Além disso, ela deve participar de uma etapa da Copa do Mundo de XCO em Andorra, entre os dias 19 e 21.
“Na UCI Juniors World Series XCO, além de buscar as vitórias, meu principal objetivo é ganhar mais bagagem internacional, mas sempre mantendo meu foco no Campeonato Mundial. A pressão de obter resultados internacionais com certeza é diferente, por isso vou em busca de mais bagagem e aprendizado, e não focar só em resultados”, complementou Giugiu, que vem demonstrando um bom amadurecimento desde que começou a competir, há dois anos.
Giugiu no Sense Enduro Cup – Foto Pedro Cury
Para mais informações, acompanhe a Giugiu em seu site oficial ou em suas redes sociais:
Leave a Reply