Granfondo – o que é e onde surgiu?

Road,ciclismo de estrada,granfondo,internacional estrada real,estrada real,avelar,

Os Gran Fondos são eventos de ciclismo com participação em massa que desfrutam de uma enorme popularidade na Europa há décadas e agora estão se espalhando cada vez mais pelo mundo.


Granfondo em Ouro Branco – Ney Evangelista

Com uma grande estrutura de largada, percurso bonito, milhares de outros ciclistas, de profissional a iniciante e uma atmosfera festiva de endorfinas, espectadores e voluntários, o Gran Fondo oferece alguns dos desafios mais agradáveis ​​que você pode enfrentar em duas rodas.


Apoio bem feito e estradas totalmente fechadas são características dos granfondos – Ney Evangelista

Há estações de comida e bebida ao longo do caminho, bem como backup mecânico e médico, e todo mundo está se divertindo muito. O fenômeno Gran Fondo tomou a Itália e pouco depois chegou na América do Norte.


Percursos atrativos e com visual diferenciam os granfondos de uma corrida de road convencional – Ney Evangelista

Imagine por um dia, as melhores estradas de bicicleta possíveis estão fechadas ao trânsito. Na sua frente está uma rota épica com subidas desafiadoras e descidas emocionantes. Tudo que você precisa fazer é se concentrar na beleza do oceano, praias e montanhas ao seu redor. Você está se sentindo em forma e está alinhado para um passeio especial com milhares de outras pessoas. Teoricamente, não é uma corrida oficial, mas cada atleta interpreta como quer. Existem várias opções de distância para escolher e, como não é uma corrida, não há pressão. Você pode colcoar o ritmo que quiser.
Edicarlos, o Rosinha e sua tradicional posição aerodinâmica no Granfondo Estrada Real – Wladimir Togumi

Então, por que mais as pessoas participam? Bem, realmente há algo para todos. Rápido ou lento, novato ou profissional, ultrapassando seus limites ou querendo conhecer os arredores, há um grupo e uma velocidade perfeitos para você participar.


Largada e concentração – Ney Evangelista

Você encontrará muitos prêmios para concorrer graças ao tempo de chip, seja um grande cheque ou direito de se gabar ou orgulho pessoal, e uma medalha brilhante é colocada em volta do seu pescoço para imortalizar suas realizações. Com alguns eventos que oferecem rotas sem tráfego, é uma maneira perfeita de pedalar nos locais mais bonitos do mundo. E quando você cruza a linha, há uma festa para comemorar ao sol e deixar o passeio fluir.


Pequeno grupo formado – Wladimir Togumi

É amplamente sabido que o primeiro Gran Fondo foi o Nove Colli [Nove Colinas] em Cesenatico, Itália, 1970. Hoje, o evento ainda está forte como o maior festival de ciclismo da Itália, com 12.000 ciclistas percorrendo distâncias nos vales entre 80 e 200 km .

Resultado de imagem para nove colli granfondo
Largada do Novi Colli – Divulgação

Após o Nove Colli, ocorreram centenas de outros eventos na Itália, especialmente impulsionados pelos avanços da tecnologia de sincronização de chips nos anos 90. A maioria dos eventos tem entre 500 e 1000 pilotos, com alguns dos maiores indo além disso.

Resultado de imagem para nove colli granfondo

Na Itália, um Gran Fondo é considerado no mínimo:

  • 120km
  • Totalmente com chip
  • Categoria etária premiada

No Brasil, chancelas do L’Etape e do GNFY já realizam granfondos em locais épicos


Granfondo Estrada Real 2019 – Rodrigo Barreto

Para informações sobre o Granfondo Estrada Real, clique aqui.

Foto Capa: Wladimir Togumi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rio cycling revista ciclo sul