Canote retrátil: vantagens reais na pilotagem
Já se passaram alguns anos que essa tecnologia surgiu e já é bem reconhecida no MTB. No início, era usado apenas para algumas modalidades, como Enduro ou Trail, mas atualmente seu uso é generalizado em todos os tipos de bicicletas de montanha, principalmente no XC.
O canote retátil, ou “dropper”, permite abaixar o selim e elevá-lo em movimento e, portanto, adaptar totalmente nossa bicicleta de acordo com o tipo de condução ou terreno. Se você ainda não tem certeza se precisa ou não de um dropper, aqui mostramos seus prós e contras.
Vantagens e desvantagens do dropper no mountain bike
Quando os primeiros canotes retráteis foram lançados, o peso era alto e a operação não era tão perfeita quanto o esperado. Por esse motivo, seu uso foi reduzido ao DH ou Enduro, nos quais o peso não foi decisivo. No entanto, com o passar do tempo, os modelos foram aperfeiçoados e agora muitos utilizam mesmo em modalidades tão exigentes quanto o XC ou o XCM, então quais são as vantagens e desvantagens dos droppers?
Vantagens do canote retrátil
As duas principais vantagens pelas quais você deve decidir usar um dropper são que eles oferecem maior segurança e controle.
1.Segurança
No guidão, você pode abaixar ou levantar o selim e antecipar obstáculos ou áreas complicadas nas quais o espigão dificulta apenas seus movimentos e coloca seu equilíbrio em risco.
2. Controle
Com o selim abaixado, você pode percorrer áreas mais íngremes sem grandes problemas. Isso acontece por que você consegue posicionar o corpo com um centro de gravidade mais baixo, o que vai evitar tombos do tipo “eject” por cima da bike.
Desvantagens
Os problemas são os mesmos de sempre: peso e manutenção.
Mas com o tempo eles melhoraram bastante. No momento, as vantagens oferecidas pelo dropper justificam o ganho de peso, mesmo para os atletas de XC. O mesmo acontece com os garfos de suspensão nos dias de hoje, que significavam mais peso e manutenção, mas permitiam ganhar mais tempo do que pesavam.
A tecnologia cresceu e criou até os droppers com acionamento eletrônico. Quem sabe quanto vai pesar um canote retrátil no futuro?
Leave a Reply