Transmissão e freios Tektro chegam oficialmente ao Brasil

Com importação oficial pela primeira vez no país, produtos do fabricante asiático chegam ao mercado nacional com sistemas que vão do básico ao mais avançado
Recentemente, a Tektro — e também sua divisão de alta performance, a TRP — receberam, pela primeira vez, uma representação oficial no Brasil. Isso quer dizer que, o que antes se limitava a alguns componentes das marcas encontrados esporadicamente no mercado, agora vai se transformar em uma grande oferta de produtos, com opções de grupos de marchas e freios para diferentes especialidades do ciclismo: do downhill ao ciclismo de estrada, passando pelo urbano e pelas e-bikes.

Outra vantagem desta novidade é que, além dos produtos em si, a Alvoteq — empresa com mais de 35 anos de mercado, responsável pela importação e distribuição das marcas — está trazendo todos os itens necessários para manutenções e garantias. Além disso, está construindo uma rede autorizada de revendedores e assistência técnica em bike shops e mecânicos autônomos, para atender consumidores de norte a sul do país.
Confira agora os principais produtos da Tektro que, a partir de agora, já estão disponíveis para todas as bike shops do Brasil mediante ao cadastro no portal de vendas B2B.
Freios para E-MTB, elétricas e bikes convencionais

Com uma ampla linha de produtos, a Tektro possui freios para todas as modalidades do ciclismo, indo do E-MTB de alto desempenho até bikes de uso urbano.
Freios Tektro Orion M745: chamam a atenção pela boa relação entre custo e desempenho – não é à toa que ele equipa diversas mountain bikes elétricas de marcas renomadas, como a Trek.
Para isso, o Orion aposta em detalhes técnicos como os manetes com abraçadeira bi-partidas, alavancas de dois dedos e pinças de 4 pistões. Outra especificidade são os padrões de ajuste de distância das alavancas e compatibilidade com trocadores de marcha Shimano I-spec II, adaptadores para SRAM Matchmaker e trocadores TRP de 12V e 7V, através do uso de adaptadores de marcha também disponíveis.
Freios Gemini SL e o Volans: modelos indicados para elétricas urbanas ou hardtail de trilha, com uma proposta mais focada em uso esportivo e transporte, mas com uma boa pitada de desempenho das linhas TRP tops de linha- até mesmo por isso, eles também utilizam rotores de 2.3 mm e mangueira de 5mm.
No Gemini SL M535, o ciclista vai encontrar um manete de 2 dedos para comprimir suas pinças de 4 pistões. Enquanto isso, o Volans T535 utiliza alavancas de 3 dedos, combinadas com pinças de 4 pistões – ambos possuem regulagem de distância e, assim como todos os freios da Tektro e da TRP, o sistema funciona com óleo mineral.
Freio Tektro Draco M280: com seus manetes de dois dedos e pinças de dois pistões, são uma excelente opção para a prática do mountain biking esportivo e recreacional. Com sistema hidráulico, oferece desempenho premium e frenagem confiável.
Freio Tektro Vela T280: com manetes de 3 dedos, foram criados para uso urbano. Assim como o modelo M280, também funciona com sistema hidráulico 2 pistões oferecendo uma frenagem superior, mesmo sendo um produto da linha de entrada.
Freio J285 Junior: a linha da Tektro é tão completa no Brasil que conta, inclusive, com este modelo, desenvolvido para bicicletas infantis com quadros pequenos de rodas 16”, 20 “ e 24”, bem como para ciclistas femininas que possuem mãos pequenas. Trata-se de um freio hidráulico de dois pistões com uma alavanca pequena para 4 dedos e pouco reach (alcance, em português), trazendo o manete mais junto ao guidão sem prejudicar a modulação de frenagem, com os mesmos ajustes de distância das linhas para adultos
O representante da marca no Brasil ainda traz muitos outros produtos, como freios v-brake de 2 dedos para MTB e BMX, o 837AL, e também para uso urbano com manoplas emborrachada como o manete CL530RS de 4 dedos, criados especificamente para quem vai pedalar sem usar luvas.
Transmissão Tektro Gemini e Tektro ED8 e ED9 para elétricas
Indicada para uso urbano e também para as trilhas, a linha Gemini aposta em tecnologias modernas como a embreagem para o braço do câmbio e polias oversize com grande off-set em relação ao pivô, que permite o uso de relações de grande amplitude de marcha, nas opções M5000 10 velocidades e M5100 11 velocidades.
O câmbio traseiro Gemini RD-M5100 conta com embreagem e o cage longo, compatível com sistemas de 10 ou 11 marchas e cassetes de 50 dentes. Ao todo, a Tektro oferece 3 opções de cassetes desta linha: 11-42D (CS-M5042 10V) e 11-50D (CS-M5000 10V), e 11-50D (CS-M5100 11V). Os trocadores de marcha da linha, SL-M5100-11V e SL-M5000-10V, possuem baixa manutenção e passagem simplificada para o cabo.
Para quem anda de elétrica, seja nas trilhas ou nas cidades, as transmissões mais indicadas são as Tektro ED8 e ED9. Elas apostam na ótima relação custo-benefício, com boa amplitude de marcha e grande durabilidade, seja com 8 ou 9 velocidades.
A linha conta com câmbios traseiros compatíveis com cassetes de 8 ou 9 marchas, disponíveis em duas versões: RD-M350 cage longo, indicado para cassetes de até 46 dentes, e o RD-T350 cage curto, ideal para cassetes com até 42 dentes, para uso inclusive em bicicletas aro 20” e 24”.
Os trocadores de marcha ED8 e ED9, também disponíveis nas versões SL-M330 para 8 e SL-M350 9 velocidades, apresentam design simples com abraçadeira inteiriça e a substituição simples para o cabo de aço sem uso de ferramentas para remoção e instalação. Já os cassetes ED8 e ED9 são fabricados em aço para maior resistência e durabilidade devido ao torque do motor, e oferecem relações de 11-42D (CS-M330 8V), 11-42D (CS-M352 9V) e 11-46D (CS-M350 9V).
Rede de assistência e produtos para manutenção

Além de trazer uma ampla linha de produtos, com muitos que nem foram citados acima, a Alvoteq também vai disponibilizar no Brasil todos os itens necessários para a realização de manutenção e garantia nos componentes Tektro e TRP.
Isso quer dizer que a gama de produtos vai além de componentes como mangueiras de freio, olivas e conectores especiais da marca, todos os tipos de rotores compatíveis com cada produto e pastilhas de freios originais, para manter os componentes com o mesmo desempenho da fábrica. O mercado brasileiro ainda será abastecido com kits completos e básicos de ferramentas para oficinas e workshops para profissionais da área – a ideia é formar uma rede consistente de assistência técnica, para garantir total tranquilidade para o consumidor no pós-venda.

Para mais produtos e informações, e também para fazer parte da rede de lojistas e mecânicos da Tektro e da TPR, acesse o site da Alvoteq.
Leave a Reply