Responsável UCI pelos detalhes da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike faz visita a Petrópolis/RJ

Simon Burney realizou nesta semana a sua primeira visita técnica ao São José Bike Club, no Vale do Cuiabá, em Itaipava. Britânico percorreu a pé os 4,5 km do circuito do XCO ao lado de Rogério Bernardes e Henrique Avancini

A cerca de 45 dias para a realização da Copa Internacional Michelin de Moutain Bike e da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike em Petrópolis/RJ, a União Ciclística Internacional (UCI) teve seu primeiro representante internacional visitando o local das duas provas marcadas para o início do mês abril. O britânico Simon Burney, responsável por todos os detalhes da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB, esteve por dois dias no município fluminense, para fazer uma visita técnica ao São José Bike Club, no Vale do Cuiabá, em Itaipava. Ao lado do organizador brasileiro de ambas as provas, Rogério Bernardes, e do ciclista Henrique Avancini, Simon percorreu a pé os 4,5 km do circuito que será o palco das duas competições, nos dias 1 a 3 e no período de 7 a 10 de abril, respectivamente.

“Não é muito frequente irmos a novos lugares excitantes como aqui. Fomos para a Austrália em Cairns, para a Copa do Mundo e Campeonatos Mundiais há alguns anos. Agora, temos a oportunidade de chegar a um lugar como este, onde tudo é diferente. Nova língua, nova cultura, nova natureza, novos animais, novos pássaros. É tudo diferente. Você pode misturar esporte com outras coisas também. O que é ótimo para todos. Normalmente vamos às mesmas corridas, a maioria delas na Europa. É bom ir a algum lugar novo. É emocionante começar o ano aqui”, comentou Simon.

“Tenho a certeza de que os espectadores vão a loucura durante as provas em Petrópolis. E acho que vai marcar esta cidade pelos espectadores e pelo barulho da multidão. A atmosfera vai ser incrível. Estou realmente animado. Tenho certeza que será uma experiência incrível para todos. Estou bastante confiante. Aguardo muito a chegada de abril”, completou o chefe da UCI.

A pista das provas
Ambas as disputas irão acontecer no XCO Henrique Avancini, contando com percurso de cerca de 4,5 km e, aproximadamente, 200 metros de altimetria acumulada por volta. Desde o início de janeiro, a equipe de percurso da CIMTB Michelin trabalha diariamente no local, fazendo melhorias e acertos técnicos no seu traçado com novos trechos, pontes etc. Para ver mais detalhes da pista, acesse https://cimtb.com.br/petropolis-rj/.

“A pista é muito interessante. É um local completamente único. Nunca vimos um local como este, acho que não parece com nenhuma Copa do Mundo. O curso é realmente físico. Muito desafiante. Acho que o clima vai fazer a diferença. Tem chovido muito forte recentemente. Então, o percurso agora está molhado e com lama. Se secar, será um pouco mais rápido. Acho que vai ser muito difícil, porque é a primeira etapa da Copa do Mundo de XCO e XCC da temporada. Vai surpreender algumas pessoas com o quão difícil é, mesmo que elas estejam na melhor forma. Mas, eu realmente gosto dessa perspectiva”, avaliou Simon.

Experiências no Brasil
Simon Burney já esteve no Brasil em outras ocasiões, como na primeira vez que o País recebeu uma etapa da Copa do Mundo de MTB, em 2005, em Balneário Camboriú (SC), e também para organizar provas de ciclismo antes e durante os Jogos Olímpicos Rio/2016. Embora tenha ficado pouco tempo em Petrópolis, o britânico já pode dar algumas opiniões a respeito da cidade de Henrique Avancini.

“Eu realmente não vi muito de Petrópolis ainda, mas estou realmente surpreso com o tamanho das montanhas nesta área. As montanhas ao redor impressionam. Para qualquer um que venha da Europa, é realmente interessante. É completamente diferente do que vemos lá. Quem vier, virá para curtir a experiência”, profetizou.

Expectativa para Abril

O representante da UCI também comentou o que espera das disputas das categorias elite masculina e feminina, sem esconder que acredita que entre os homens o petropolitano Henrique Avancini seja o favorito, por estar pedalando, literalmente, no quintal de sua casa.

“Acredito que o Avancini seja muito difícil de ser batido aqui. Acho que ele vai competir super motivado. Foi muito bom tê-lo na caminhada de reconhecimento de percurso, em que ele dividiu sua experiência conosco. Obviamente, ele está muito orgulhoso da pista e da área toda, onde ele vai querer fazer um bom show para o público. Ele terá que lidar com a pressão da torcida. Mas acho que ele vai aproveitar a ocasião para se apresentar muito bem. Espero que ele seja o favorito, mas vamos ter os nomes normais brigando pelas vitórias. Mathias Fluckinger, Nino, os franceses, entre outros competidores”, contou Simon.

“Na corrida feminina será muito interessante ver a nova companheira (Mona Mitterwallner) da equipe de Avancini. Em ambas as corridas de elite a competição será muito forte, mas na corrida feminina há dez ciclistas que podem vencer, o que torna esta categoria muito emocionante. Este é um percurso desafiador, mesmo para os melhores atletas. Será um concurso de ‘quem consegue escalar melhor’ e temos alguns ciclistas que são favoritos nos percursos de escalada”, finalizou.

Programação CIMTB Michelin
A programação da super elite na Copa Internacional Michelin de Mountain Bike terá início com treinos na sexta (1), sendo no sábado (2) a realização do Short Track (XCC). Enquanto as mulheres competem às 9h, os homens vão à pista logo em seguida, às 9h40. Já no domingo (3), será a vez do Cross Country Olímpico (XCO), com largada feminina às 12h e a largada masculina às 14h. Veja a programação completa em https://cimtb.com.br/a-copa/programacao/.

Programação Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB
A Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike tem início de sua programação oficial de provas na quinta-feira, dia 7, com abertura da secretaria para atletas e treino livre. Dia 8, a realização das provas do Short Track (XCC) masculina e feminina. As mulheres iniciam a competição, às 16h30, e os homens competem logo em seguida, às 17h15. No sábado, dia 9, é vez das categorias júnior, com a feminina às 9h30 e a masculina às 11h15, e a sub-23, com a masculina às 15h e a feminina às 16h30. Por fim, a disputa encerra-se no domingo, dia 10, com a largada da elite feminina, às 11h20, e da elite masculina, às 14h35. Para conferir a programação completa do evento, acesse: https://mtbwc.com.br/programacao/.

Mais informações sobre a CIMTB Michelin:Site: http://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Assista a nossa entrevista com o organizador Rogerio Bernardes:

You Might Also Like

Leave a Reply