Brasil é destaque na jornada dupla de etapas na Volta do Uruguai

Equipe ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax mantém a liderança da classificação de sprints; Magno Nazaret brilha em longa fuga de 80km
Fotos de divulgação Rodrigo Philipps
Os brasileiros tiveram jornada dupla neste sábado (12 de abril) na 80ª edição da Volta do Uruguai. Pela manhã a disputa de 8km da crono por equipes na etapa 2A agitou a cidade de Treinta y Tres. Às 11 horas foi a vez da etapa de 110km com chegada na cidade de Melo.

Pela manhã, a equipe catarinense ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax marcou o tempo de 9min56s e concluiu a crono por equipes na 9ª colocação, entre as 27 equipes em disputa.

“Fizemos o nosso melhor na crono por equipes. O Magno Nazaret teve um contratempo e acabou ficando um pouco para trás. Mas entregamos o nosso melhor”, disse Márcio May.
A vitória ficou com a equipe paulista Swift Pro Cycling, que marcou 9min18s.
A longa fuga de Magno Nazaret

Na etapa 2B, entre Treinta y Tres e Melo, mais uma vez a vitória foi de Leangel Linarez, da seleção venezuelana, que levou a melhor no sprint sobre o argentino Lucas Manuel Gaday Orozco (Dolores Cycle Club) e sobre o uruguaio Diego Leonel Rodriguez Ramos (Cerro Largo), que completou o pódio na terceira colocação. Linarez concluiu os 110km em 2h38min49s.

Magno Nazaret foi o destaque do dia ao andar escapado por mais de 80km. O tricampeão da Volta do Uruguai saiu do pelotão principal logo no início da etapa juntamente com um ciclista da equipe da casa, Sportivo Olimpia de Melo, mas fez todo o trabalho sozinho – sem revezamento – até 8km da chegada, em uma fuga que chegou a mais de dois minutos de vantagem sobre o pelotão principal.

“Tivemos duas etapas hoje. Cheguei cortado na crono por equipes. Mas me saí bem na fuga. Consegui pegar uma meta de montanha e uma meta de sprint. Foi bom para equipe e saímos com saldo positivo. Continuamos com a camisa verde de sprints e fui o mais combativo hoje”, comemorou Magno, que é o quarto na classificação do prêmio de sprints e terceiro na classificação de montanhas.

A equipe manteve a camisa verde de líder de sprints com Guilherme Wisnieski e Gabriel Metzger conquistou a quinta colocação na chegada e ocupa a vice-liderança da classificação de montanhas, a 1 pontos do líder Otávio Gonzeli (Swift Pro Cycling).
Márcio May destaca a longa fuga de Magno e a boa atuação da equipe na jornada dupla deste sábado.

“Com o Magno escapado, a seleção da Venezuela, a Swift Pro Cycling e a Cerro Largo controlaram a etapa e no final aumentaram o ritmo. Nossa equipe atacou com Alex Melo e tentamos uma nova fuga. Na chegada o Gabriel Metzger disputou o sprint e garantiu a 5ª colocação na etapa. Não ganhamos a etapa, mas brigamos o tempo todo. Ainda está no começo na corrida e os tempos estão todos muito perto. Tem muita corrida ainda”, resumiu Márcio May.
Entre as 27 equipes que disputam a Volta do Uruguai, o time catarinense ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax ocupa a 9ª colocação. A liderança é da Swift Pro Cycling, com a seleção venezuelana na segunda colocação.
Na classificação geral individual a liderança continua com Leangel Linarez que administra uma vantagem de 9 segundos sobre o paranaense Otávio Gonzeli (Swift Pro Cycling) e 10 segundos sobre seu companheiro de equipe João Pedro Rossi.
O Brasil lidera a classificação geral da Sub-23 com Gabriel Sousa Silva (Swift Pro Cycling).

A Volta do Uruguai prossegue neste domingo com a terceira etapa, com 120km entre Caraguatá e Tacuarembó. A largada será às 10 horas e prova terá transmissão ao vivo pela CX 30 Rádio Nacional e pelo canal de Youtube da Federação de Ciclismo do Uruguai https://www.youtube.com/c/federacionciclistauruguaya
OS RESULTADOS COMPLETOS ESTÃO NO SITE:
https://www.puntodecontrol.com.uy/vuelta-ciclista2025/
ETAPAS DA VOLTA DO URUGUAI 2025:
11-04 – Etapa 1: Montevidéu–Rocha – 197km
12-04 – Etapa 2A: Crono por equipes – Treinta y Tres – 10km
12-04 – Etapa 2B: Treinta y Tres–Melo – 110km
13-04 – Etapa 3: Caraguatá–Tacuarembó – 120km
14-04 – Etapa 4: Tacuarembó– Paysandú – 199km
15-04 – Etapa 5 A: Crono individual – Paysandú -15km
15-04 – Etapa 5 B: Paysandú–Mercedes – 120km
16-04 – Etapa 6: Mercedes–Carmelo – 199km
17-04 – Etapa 7: Agraciada–Durazno – 190km
18-04 – Etapa 8: Durazno–Trinidad – 180km
19-04 – Etapa 9: Santa Lucía–Maldonado – 170km
20-04 – Etapa 10: Maldonado–Montevidéu – 190km
Mais informações sobre a Volta do Uruguai:
federacionciclista.com.uy
http://www.instagram.com/fedciclistauy
SOBRE MÁRCIO MAY
Natural de Salete (SC), Márcio May integrou a seleção brasileira durante 18 anos, é tetracampeão da Volta a Santa Catarina, participou de três olimpíadas, foi campeão pan-americano de resistência, medalhista de bronze na crono dos Jogos de Pan-Americanos de Winnipeg, além de inúmeras medalhas em campeonatos sul e pan-americano de estrada, crono e pista.
SOBRE A EQUIPE ACRS CYCLING TEAM/ROYAL CICLO/AUDAX
O projeto da equipe ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax foi idealizado em 2017 e em 2018 a equipe iniciou os trabalhos, inicialmente com o objetivo de ser competitiva dentro do estado de Santa Catarina e com foco nos Jogos Abertos.
Gradualmente a equipe foi se estruturando e com apoio de empresas privadas foi evoluindo. Em 2019, ganhou reforço de atletas e em 2020 iniciou um projeto de atletas de base.
Leave a Reply