UCI recebe vídeo da CBC e pode proibir atletas masters em competições oficiais

Se aprovada a proposta, competições como Cape Epic, Brasil Ride e Iron Biker não poderão mais contar com atletas da categoria master, obrigando-os a se inscreverem no percurso reduzido, com no máximo 50 quilometros por dia.
Após recente polêmica envolvendo uma fala da CBC, dizendo que pouco se importam com a categoria master devido ao alto numero de dopagens, a proposta da criação de uma nova entidade para cuidar dos atletas master deve caminhar nos próximos dias.
Sendo assim, as competições que pontuam pela CBC deverão possuir apenas as categorias elite, junior, sub 23, bike elétrica e gravel.
A categoria master deverá ser gerida por outra entidade ainda não divulgada, que não poderá estar presente nos mesmos eventos.
Acredita-se que os principais motivos para que a proposta seja aceita é a redução de gastos com exames anti-doping e também a melhoria de segurança, uma vez que os atletas masters tomam mais tombos e estão mais propícios a quebrarem ossos devido à osteoporose prematura.
O atleta master Breno Bizinoto, de 52 anos, avalia a situação de forma positiva: “Não será mais necessário que nós, os atletas mais velhos, se desgastem tanto em corridas longas ou técnicas, isso é para os mais jovens. Quem quiser ainda pode se inscrever na e-bike ou na turismo”
Os organizadores de eventos também parecem otimistas com a proposta, uma vez que a nova entidade a gerir a categoria master parece ter sinalizado não se importar com o uso de manguitos, meia alta ou bermudão.
“É um alívio para a gente não precisar mais de ter um fiscal de roupas na hora da largada” comentou Gildo de Freitas, organizador da Copa Gaucha de MTB.
Rogério Caporali
Porque não temos as categorias downhill e enduro?
Leonardo Machado
Mas pode homem competir contra mulher?
C Ferreira
Tu é burro? Nada a ver com o assunto.