Com primeiro semestre de conquistas, atletas S2 Sports revelam objetivos para segunda parte do ano
Ciclistas da Sense Factory Racing e da Swift Carbon Pro Cycling Brasil fazem análise sobre os seis primeiros meses de 2024, com foco na segunda parte do ano
Renovação: este foi o tema da temporada 2024 da S2 Sports, estrutura esportiva composta pela Sense Factory Racing, equipe UCI profissional de Mountain Biking, e pela Swift Carbon Pro Cycling Brasi UCIl, time dedicado a provas de ciclismo de estrada e pista. Mais uma vez, os excelentes resultados obtidos comprovam que a estratégia de focar no futuro sempre traz bons frutos, inclusive no presente.
Para as provas de MTB XC, a Sense Factory Racing apostou na contratação de Nicolas Machado, que chegou ao time com um currículo de destaque e um futuro promissor. Na estrada, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil também investiu em reforços de altíssimo nível, como o argentino Laureano Rosas, para aumentar a competitividade dentro e fora do Brasil, especialmente em competições por etapas.
Em ambos os casos, os resultados dos primeiros seis meses indicam que a aposta deu certo. Nesse período, a equipe da Sense foi Campeã Brasileira de MTB Maratona, com Nicolas Machado conquistando seu segundo título na modalidade, enquanto o time oficial da Swift Bicycles venceu a tradicional Vuelta de Mendoza, com Laureano Rosas conquistando o título após um trabalho espetacular de todo o esquadrão.
Mais resultados nas trilhas, estradas e pistas
Além dos resultados citados acima, os atletas da S2 Sports conquistaram muitos outros títulos, como o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada na categoria Sub-23, com Otávio Gonzeli. Para vencer em São José dos Campos, São Paulo, no final de maio, o atleta se recuperou de uma queda no início da prova e enfrentou duas trocas de bicicleta.
O time também foi campeão brasileiro de perseguição por equipes, com Lauro Chaman, Otávio, Kácio Freitas e Rafael Braga, além de vencer no scratch com Lauro Chaman e no Omnium com Otávio no Campeonato Brasileiro de Pista. Além disso, João Pedro Rossi sagrou-se campeão geral da Volta Internacional de Goiás.
No Brasileiro de estrada, realizado no fim de junho em Palmas, no Tocantins, a equipe comemorou o vice-campeonato de Contrarrelógio na elite com João Pedro Rossi, o vice-campeonato na resistência da Sub-23 com Otávio Gonzeli e o terceiro lugar na Elite da resistência com Alessandro Guimarães.
No cenário internacional, a equipe comemorou a conquista do Campeonato Argentino de Estrada por Laureano Rosas e os títulos de campeão boliviano de estrada e contrarrelógio por José Aramayo. Além disso, a equipe obteve diversas vitórias em etapas da Copa Brasil de Paraciclismo com Lauro Chaman e muitos outros resultados destacados.
“Estou na equipe há três anos e, a cada ano, damos um passo à frente. A estrutura da equipe está em um nível muito bom e queremos elevar esse padrão ainda mais para alcançar mais resultados. Já contamos com ótimos membros na nossa equipe técnica, o que é fundamental para a evolução do time.”, afirmou Otávio Gonzeli.
“Sinto que a relação entre os atletas está muito leve e entrosada nesta temporada. Acredito que isso se deve aos bons resultados que estamos alcançando, o que nos ajuda a evitar a sobrecarga”, complementou o ciclista.
Enquanto isso, a Sense Factory Racing foi Vice-Campeã Pan-Americana de MTB Cross-Country Olímpico na Juvenil com Leozinho de Castro nos USA, resultado obtido depois de uma intensa disputa, definida apenas no sprint final. O atleta também foi Campeão do XCC e do XCO na etapa de março da Internacional Estrada Real, Campeão da etapa de Araxá da CIMTB no XCO e Campeão no XCO da etapa de Abril da Internacional Estrada Real, além de vencer o Sense Extreme Days no Percurso Reduzido.
Foto: Pedro Cury
Nicolas Machado, além de vencer o brasileiro de maratona, também se destacou ao conquistar o título no Sense Extreme Days XCM. No Circuito Nicolás Machado UCI, ele ficou com o vice-campeonato e alcançou o terceiro lugar na CIMTB Araxá na prova de XCC. Nicolas também brilhou no Sense Extreme Days (Race E-Day) Prova de E-bike, onde foi campeão. Além disso, ficou em em no top 5 em etapas da Copa Internacional de MTB.
Já Rubinho Valeriano se destacou como campeão na Copa Internacional de MTB na prova de E-Bike em março, e foi vice-campeão no Sense Extreme Days (Race E-Day). Além disso, Rubinho alcançou o segundo lugar na CIMTB Araxá nas E-Bikes, ficou em quarto lugar no Circuito Nicolás Machado UCI e em quinto na Internacional Estrada Real no XCO da Super Elite. Ele também foi vice-campeão do Sense Extreme Days no XCM.
Vale destacar também o rider Bernardo Cruz foi vice-Campeão na tradicional Descida das Escadarias de Santos, e também vice-Campeão Brasileiro de E-Enduro disputado no Mobai Bike Land.
Foto: Cesar Delong
“Minha experiência com a equipe tem sido muito positiva. Todos têm bastante experiência, desde os staffs até os dirigentes, que me passaram uma visão clara e bacana do que é a Sense. Eles me mostram que estão comigo em todos os momentos, tanto nos altos quanto nos baixos, o que é super importante. Além disso, apoiam muito minhas decisões e conversam bastante comigo”, afirmou Nicolas Machado.
“A logística das provas é muito bem organizada, montamos o calendário e tomamos decisões em conjunto. Esse apoio constante tem me dado muita confiança para continuarmos tendo êxito”, complementou.
O que vem pela frente?
Com o ano chegando em sua metade, as equipes da S2 Sports já estão de olho no que está por vir, mas satisfeitas com os resultados obtidos até o momento, e também com a estratégia de apostar em reforços e renovação.
“Sim, apostar na renovação funcionou, e precisamos investir ainda mais na base. A prova disso foi o título de Otávio no Panamericano de Estrada”, afirmou Marcelo Donnabella, Team Manager da Swfit Carbon Pro Cycling Brasil.
“Já para o segundo semestre, continuaremos lutando por vitórias, buscando novos títulos e aprendizado”, complementou.
Além dele, Marlen Ferreira, Team Manager da Sense Factory Racing, também se diz satisfeito com a temporada até o momento:
“Realizamos uma grande renovação na Sense Factory Racing, contratando Nicolas Machado, vencedor do Campeonato Brasileiro de Marathon. Ele é um atleta extremamente versátil, competindo em várias modalidades do mountain bike e se destacando em todas. Também trouxemos Léozinho, um jovem atleta que foi vice-campeão pan-americano este ano nos Estados Unidos e campeão no ano passado. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, combinando a jovialidade desses dois atletas com a experiência de Rubens Donizete Valeriano”, comentou Marlen.
“Ainda temos pela frente competições muito importantes, como o Campeonato Brasilerio de Cross-Country, Short Track e Sprint Eliminator. Então, entre os dias 1 e 4 de agosto, estaremos com força total em Congonhas, Minas Gerais, em busca de mais títulos nesta temporada”, finalizou.
A Sense Factory Racing tem os patrocínios da Sense Bike, Free Force, Michelin, Nanobodytech, Elephant, Caffeine Army, HB, Probiótica, Session, Vultro, Shimano, Sentec, Xplova, Fizik, Crank Brothers e Jagwire.
A Swift Carbon Pro Cycling Brasil tem os patrocínios de Free Force, Shimano, Michelin, Nanobodytech, Elephant, Caffeine Army, HB,Probiótica, Sente e Fizik.
Leave a Reply