Retrospectiva das vitórias S2 Sports no XC, Road, Enduro e Pista

Atletas Sense Factory Racing, Sense Factory Enduro e Swift Carbon Pro Cycling Brasil conquistam resultados expressivos no mais elevado nível do esporte

Criada há alguns anos para oferecer estrutura para os atletas patrocinados pela Sense Bike e pela Swift Bicycles, a S2 Sports, que tem sua sede na cidade mineira de Lagoa da Prata, é um projeto que visa levantar a barra do esporte com bicicletas no Brasil. 

Tendo como principais equipes a Sense Factory Racing, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil, ambas com chancela Pro-Continental UCI, e também a Sense  Factory Enduro, a patrocinadora e seus atletas conquistaram importantes vitórias dentro e fora do Brasil ao longo de 2023, algumas delas no mais elevado nível do esporte mundial.  

“A temporada 2023 foi excepcional para nós. Conquistamos três medalhas no Pan-Americano, com o Leozinho sendo campeão, a Marcela prata e a Giugiu prata no Team Relay, então tivemos um ano realmente muito bom”, afirmou Marlen Ferreira, gestor da S2 Sports e Team Manager da Sense Factory Racing.

“Além disso, o Leozinho foi Campeão Brasileiro e da Copa Internacional, mostrando que, mesmo com pouca idade, ele é um atleta extremamente concentrado e com um futuro muito promissor. Então, estamos muito felizes com o resultados conquistados em 2023”,  complementou Marlen. 

Leozinho de Castro domina temporada de XCO na Sub-17

Fazendo sua temporada de estreia em uma grande equipe, Leozinho de Castro foi, com certeza, a maior revelação da temporada 2023 do cross-country nacional. Tendo vencido 13 das 14 provas em que largou, o jovem atleta conquistou vitórias de extremo destaque, mostrando muita consistência ao longo da temporada.

Apesar de correr de bike há apenas um ano no momento de sua contratação, Leozinho venceu o Campeonatos Brasileiro e Pan-Americano de XCO, tendo sido campeão também várias etapas da Taça Brasil e da Copa Internacional de Mountain Bike, série onde ele também conquistou a classificação geral, vestindo a camisa de líder do início ao fim do ano. 

“O Campeonato Pan-Americano é o resultado que mais me deixa feliz, porque além de ter ganhado de atletas estrangeiros, consegui saber que estou no nível internacional e também consigo ganhar deles”, explicou o rider, afirmando que o apoio de sua equipe foi importante para seus resultados. 

“Para mim, a equipe é como uma família, o que deixa o clima bem mais agradável e descontraído antes da largada. Além disso, tenho uma grande confiança no trabalho do meu mecânico, do fisioterapeuta e do meu Team Manager, e acho que essa confiança e esse clima de família que a gente cria ajuda bastante”, complementou. 

Para 2024, o objetivo do atleta é defender os títulos de Campeão Brasileiro, Pan-Americano e da CIMTB. Além disso, Leozinho quer usar a próxima temporada para amadurecer como pessoa e como atleta, preparando sua entrada na júnior, que acontece em 2025. 

Sense factory Racing é destaque com atletas no feminino

Contando com a força de duas das maiores mountain bikers do Brasil, Giugiu Morgen e Marcela Lima, a Sense Factory Racing também obteve resultados de destaques em provas femininas.

No XCO da Sub-23, Giugiu sagrou-se campeã brasileira, provando que a carreira da atleta que foi revelada pela equipe segue de vento em popa. Além desta vitória, Giugiu obteve ótimos resultados internacionais, como a medalha de prata na Team Relay do Campeonato Pan-Americano de MTB, o décimo segundo lugar na etapa de Snowshoe da Copa do Mundo de MTB, e um décimo oitavo lugar na de Andorra, em uma pista a 1990 metros de altitude.

A atleta também andou muito bem na Swiss-Cup, a Copa Suíça de Mountain Bike, uma das séries locais de mais alto nível do mundo. Na etapa de Lugano, por exemplo, ela ficou em terceiro lugar na disputa do XCO e em segundo na prova de XCC, perdendo apenas para Linda Indergand, bronze nos últimos jogos olímpicos, que cruzou a meta com apenas 10 segundos de vantagem. 

Nas disputas explosivas do Cross-Country Eliminator (XCE), a Sense Factory Racing contou com toda a potência de Marcela Lima, especialista na modalidade, para começar o ano com uma medalha de prata no campeonato Pan Americano de MTB, que aconteceu em Abril, na cidade mineira de Congonhas. Além disso, a atleta conquistou o vice-campeonato brasileiro da modalidade.

“Estou muito feliz de iniciar a temporada de XCE aqui, e ainda ter o privilégio de disputar o Pan-Americano em casa, vindo aí com uma medalha de prata. A temporada está só começando e quero fazer um ano crescente, e logo teremos etapas de Copa do Mundo, então vamos para frente”, comentou a atleta depois da vitória no Pan-Americano.

Além destes importantes resultados, a ciclista ainda apresentou um grande desempenho nas etapas da Copa do Mundo de XCE, tendo chegado em segundo lugar na etapa espanhola da competição. 

Rubinho continua voando

O lendário Rubinho Valeriano continua voando, mesmo do alto de seus 44 anos de muito mountain bike. Nesta temporada, o experiente atleta confirmou que sua decisão de manter-se na elite, e não migrar para a master, foi super acertada. Afinal, em 2023, raras foram as vezes em que ele completou uma prova fora do Top 5, como no Campeonato Brasleiro de MTB XCO. Inclusive o atleta correu com uma Sense Impact de alumínio em diversas provas de Short-Track demonstrando o quanto essa bike é competitiva e confiável. 

Além disso, no Campeonato Mundial de E-MTB, R1 Conquistou a 9ª colocação, mesmo largando na 28ª posição. Na Copa Internacional de MTB, o R1 venceu todas as etapas e foi campeão invicto na categoria elétricas, confirmando sua enorme versatilidade como atleta. Luiz Cocuzzi também obteve excelentes resultados, tendo vencido duas vezes no Desafio dos Gigantes, quebrando a hegemonia de 5 anos de Henrique Avancini em provas de XCO no Brasil. 

A Sense Factory Racing tem os patrocínios da Sense Bike, Free Force, Grupo Avante, Probiótica, Óculos HB, Michelin, Mavic, FOX Factory, Sentec, Xplova, Camelbak, NBT, Elephant, Shimano e Fizik.

Lauro Chaman é destaque no paraciclismo no mundo

Contratado no início deste ano, Lauro Chaman, um dos nomes mais importantes do ciclismo e do paraciclismo nacional, fez valer toda sua experiencia e o apoio de sua nova equipe para conquistar resultados realmente de destaque no cenário internacional, correndo contra os melhores atletas do planeta, sendo inclusive Campeão da Copa do Mundo de Paraciclismo. 

“Todas as provas são difíceis, mas certamente a mais desafiadora deste ano, que eu venci, foi a Copa do Mundo. Foram três etapas em três países diferentes, três circuitos diferentes, em épocas do ano também diferentes, o que exige que você seja bem constante o ano inteiro. Além disso, o nível é muito alto”, explicou Lauro, que levou a disputa na classificação geral e ainda foi o vencedor na etapa italiana da competição.  

Além destes resultados, o atleta conquistou diversas outras vitórias no paraciclismo. Só nesta temporada, ele levou os títulos de Campeão de todas etapas da Copa Brasil de Paraciclismo, Campeão Pan-Americano e Brasileiro de Paraciclismo, vice campeão mundial de contrarrelógio de paraciclismo, além e uma medalha de bronze no Scratch.  

Mas, as façanhas de Lauro não param por ai: o atleta ainda foi Campeão Brasileiro de Omnium e Vice-campeão Brasileiro Contrarrelógio, ambos na elite do ciclismo convencional. Além disso, ele também ajudou o restante da Swift Bicycles Pro Cycling Brasil e diversas provas, com seu trabalho fazendo parte de várias vitórias do time.

“Todas as corridas com a equipe foram legais e divertidas. Mas, acredito que os dois campeonatos brasileiros foram os mais legais, já que foram as competições mais importantes dentro do Brasil, e conseguimos sair com o titulo tanto na estrada quanto na pista”, afirmou Lauro. 

“Para todos os atletas, 2024 será muito importante, já que teremos um ano olímpico. Já participei de duas paralimpíadas: a do Rio, onde ganhei duas medalhas, e a de Toquio, onde fiquei em quarto lugar duas vezes. Temos também o mundial de Pista no Rio de Janeiro, então com certeza quero chegar muito bem preparado para essa prova, e quem sabe levar toda a minha família para acompanhar”, finalizou o atleta.

Swift Carbon Pro Cycling Brasil –  Campeã Brasileira de Estrada e oitava no ranking das américas

Com algumas temporadas já na bagagem, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil provou que, além de contratar grandes nomes, criar entrosamento e oferecer uma ótima estrutura para seus atletas é uma das melhores receitas para o sucesso. 

Isso porque, em apenas alguns anos, o time que em 2023 foi formado por Vítor Pompeu, Otávio Gonzeli, Alessandro Guimarães, João Pedro Rossi, Kacio Freitas, Lauro Chaman, José Luís Rodrigues, Rafael Braga, Caio Godoy e Magno Nazaret, firmou-se como uma das principais equipes do Brasil. 

Além dos incríveis resultados de Lauro Chaman fora do pais, o time ainda conquistou o título nacional de ciclismo de estrada com Caio Godoy, depois de um trabalho em equipe simplesmente impecável. Para vencer, o atleta contou com a ajuda de seus companheiros para se recuperar de uma queda e, depois de depois de buscar o grupo principal, o atleta saltou para chegar na fuga, de onde atacou sozinho para vencer.  

“Gostaria de agradecer a toda a equipe, desde staff, mecânico, massagista e nosso técnico Marcelo Donnabella. Não me faltou nada, estava tudo 100%, até mesmo pelo treinamento em altitude que fizemos na Colômbia. Essa vitória é resultado de um trabalho em conjunto da equipe, então só tenho que agradecer”, comentou o atleta na ocasião.

Além desses resultados, a equipe ainda ficou com o vice-campeonato brasileiro de perseguição por equipes, com o Campeonato Brasileiro de Madson com Kacio Freitas e Otávio Gonzeli, com o Campeonato Chileno de Contrarrelógio e com o vice-campeonato da Volta de Goiás  com José Luís Rodrigues, com o campeonato por equipes da Volta de Goiás, com o vice-campeonato do GP 09 de Julho com Kacio Freitas e com o vice-campeonato do L’Etape Campos do Jordão com Caio Godoy.

Assim, mais do se consolidar como uma das principais equipes do pais, a Swift Carbon Pro Cycling também está assumindo a posição de uma umas das principais equipes do padrão Pro-Continental nas Américas:

“Em 2023, tivemos o ranking America Tour, que mostra claramente a evolução da equipe, disputado por equipes Pro-Continental, que terminamos em oitavo lugar. Fizemos mais de 400 pontos, que é mais do que três vezes do que fizemos em 2022. Ficamos em oitavo entre as 27 melhores equipes das américas, então foi um feito bem relevante”, afirmou Marcelo Donnabella, Team Manager da Swift Carbon Pro Cycling Brasil. 

“Para o ano que vem, teremos um ano olímpico, então o Lauro disputa a Paralimpíada com chances reais de medalha. Além disso, recebemos um convite para correr o Tour Colômbia em fevereiro, uma prova de alto nível, que vai contar com várias equipes que correm o Tour de France, então vamos ter a oportunidade de correr com as equipes Pro Tour, que são as melhores do mundo. Receber este convite mostra que nossa equipe já é respeitada nas Américas. Por isso, seguimos Pro-Continental em 2024, sempre buscando objetivos maiores”, finalizou Donnabella.  

A Swift Carbon Pro Cycling Brasil tem os patrocínios de Free Force, Grupo Avante, Probiótica, Michelin, Sentec, Mavic, HB, Magene, NBT, Elephant, Fizik, Camelbak, Bodytech e TheUnit.

Bernardo Cruz é Campeão Brasileiro de E-Enduro

Para Bernardo Cruz, experiente piloto das modalidades de gravidade como enduro e o downhill, o ano de 2023 foi super especial, já que a temporada marcou sua migração para um uso mais intenso e competitivo de sua E-MTB, uma Sense Exalt E-Trail, que foi usada para vencer o Campeonato Brasileiro de E-Enduro, mas também para fazer boas aparições em provas internacionais e, é claro, gerar muito conteúdo de qualidade.

“Essa temporada foi muito especial para mim. Consegui fazer muito conteúdo que viralizou, que eu fiquei feliz de certa forma. Um conteúdo de qualidades, que a galera curte e acompanha”, afirmou o atleta.

Segundo Bernardo, andar de e-bike está sendo ótimo para que sua técnica evolua, já que com ela é possível pedalar por mais horas, fazendo mais descidas. 

“Senti que minha técnica melhorou demais, por eu estar andando de bicicleta elétrica, o que que isso quer dizer? Eu estou fazendo muito mais horas de voo. Eu estou andando muito mais de bike, eu estou muito mais na trilha, então fiquei muito feliz com isso”, complementou.

As horas adicionais de pedal já estão trazendo resultados, inclusive fora do Brasil. Isso porque, em 2023, Bernardo chegou no pódio em duas etapas da Copa do Mundo de Enduro, ficando com um segundo e um terceiro lugar na categoria Open. 

Mas, segundo o atleta, uma das maiores vitória desta temporada foi poder passar seu conhecimento para pessoas que, sem a bike elétrica, dificilmente conseguiriam acompanhar Bernardo em um pedal. 

“ A bike elétrica é um esporte democrático, então andei com muitas pessoas que não eram tão velozes, mas tiveram oportunidade de andar comigo justamente por ter bicicletas elétricas”, finalizou Bernardo. 

A Sense Factory Enduro tem os patrocínios de Sense Bike, Avante, Michelin, Sentec, HB, FIZIK, Abus, FOX Factory, Camelbak.

————————————————————————–

Crédito – S2 Sports / Divulgação

You Might Also Like

Leave a Reply