Conheça os campeões do inovador formato de triathlon no Triton 3 Portimão
● Última etapa de 2023 do TRITON World Series foi realizada neste fim de semana na região do Algarve, em Portugal
● Com atletas de 18 países, circuito se consolida como um dos principais eventos de triathlon do mundo
● Brasil será o primeiro país fora da Europa a receber o evento, que acontecerá em Salvador, em abril de 2024
Centenas de atletas de 18 países se reuniram na cidade de Portimão entre os dias 27 e 29 de outubro para as disputas do TRITON 3 Portimão. Última etapa do circuito TRITON World Series em 2023, a prova foi realizada no formato de triathlon exclusivo desenvolvido pelo TRITON, onde cada disciplina é disputada em um dia, otimizando tanto a alta performance quanto a entrada de novos adeptos à modalidade.
Os atletas podem escolher entre disputar a mesma distância (Short, Middle ou Long) nas três modalidades (natação, ciclismo e corrida), ou escolher distâncias distintas para cada prova, o sistema Mix & Match, sendo ranqueados exclusivamente em cada disciplina. Este sistema oferece flexibilidade na escolha das provas, além de permitir aos especialistas em cada uma das três disciplinas o melhor desempenho possível.
O TRITON 3 tem um sistema inovador de pontuação, onde o acumulado nos três dias é feito a partir da soma das colocações do atleta. A posição de chegada em cada uma das modalidades representa um ponto. Ou seja, quem fizer menos pontos, ganha. Se o atleta ficar, por exemplo, em 1º lugar na natação, 4º lugar no ciclismo e 2º lugar na corrida, somará ao final 7 pontos. Quem somar a menor pontuação, ou seja, fazer a melhor performance nos 3 dias, é consagrado como campeão. No triathlon tradicional, a classificação é estabelecida pelo tempo acumulado das três provas, com uma influência quantitativa de tempo, sendo menor na natação, maior no ciclismo e intermediário na corrida. O TRITON 3 equilibra a performance em cada modalidade, dando a todas as disciplinas o mesmo peso na classificação geral dos atletas.
Resultados da Natação
Na sexta-feira (27), as águas cristalinas da região sul de Portugal foram palco das provas de natação, disputadas em três opções de distâncias: Short 1,2km, Middle 2,4km e Long 3,6km. Na distância Long, a suíça Carmen Mueller venceu no Feminino com um tempo de 57min58seg, seguida pela espanhola Leticia López, que finalizou a prova em 1h04min06seg. No Masculino Long, o português Gustavo Hachmeister teve o melhor desempenho, concluindo o percurso em 39min23seg. A segunda colocação ficou com o britânico Brian Fortune, com 45min20seg, seguido pelo português João Caçador, com 45min30seg.
Já na distância Middle, a colombiana Andrea Suarez liderou o pódio com um tempo de 30min08seg, seguida pela portuguesa Sara Colaço (35min26seg) e pela brasileira Jeane Abreu (43min13seg). O Middle Masculino quem venceu foi o espanhol José Gutierrez(30min12seg), seguido pelos portugueses Francisco Dias (31min11seg) e Miguel Carneiro (31min58seg).
O pódio da natação ficou completo com os atletas da distância Short, composto no feminino pela portuguesa Marina Zaborskaya (13min37seg), a holandesa Cora Dorst (15min28seg) e a portuguesa Helena Ribeiro (16min55seg). O Short masculino teve o grego Ioannis Drymonakos – atleta olímpico e sete vezes campeão europeu – na liderança, com um tempo de 11min51seg. Completaram o pódio o espanhol Marco Costa (15min06seg) e o português Rúben Fagundes (15min47seg).
Resultados do ciclismo
No sábado (28) foi a vez do ciclismo ganhar as ruas de Portimão, com percursos Short 30km, Middle 60km e Long 90km. A distância Long Feminino teve liderança da portuguesa Francielle Belo (2h30min29seg), acompanhada da suíça Carmen Mueller (2h36min18seg) e da espanhola Leticia López (2h50min27seg). No Long Masculino, o pódio foi dominado por atletas da casa: Fábio Morais (02:12min59seg), David Matos (2h13min17seg) e Bruno Rolim (2h16min03seg).
A distância Middle consagrou a brasileira Jeane Abreu, que fez o melhor tempo em 2h03min01seg, seguida pela portuguesa Sara Colaço, que terminou a prova em 2h12min35seg. O Middle Masculino teve outro português na liderança. David Alfeirão subiu ao topo do pódio com tempo de 1h33min39seg, seguido pelo espanhol José Gutiérrez (1h34min34seg) e o português Francisco Dias (1h39min21seg).
No Short Feminino, Marina Zaborskaya ganhou novamente (1h01min54seg), seguida de Gizela Rakowska (1h03min50seg) e Cora Dorst (1h04min49seg). No Short Masculino, Marcos Costa levou a melhor, com um tempo de 54min20seg. Completaram o pódio o portugueses Gonçalo Gameiro (54min41seg) e o brasileiro Luis Assunção (55min).
Resultados da corrida
O evento terminou neste domingo (29), com as provas de corridas Short 7km, Middle 14km e Long 21km. Na corrida Short Feminina, a portuguesa Marina Zaborskaya conquistou sua segunda vitória no evento, com um tempo de 33min18seg, seguida da polonesa Gizela Rakowska (34min55seg) e da também portuguesa Helena Ribeiro (35min44seg). O brasileiro Luis Assunção garantiu o primeiro lugar da distância Short Masculino, com 27min10seg. Completaram o pódio o espanhol Marco Costa (27min30seg) e o Victor Rodriguez (28min12seg).
“Estava em Portugal e surgiu a oportunidade de disputar a prova. É um formato diferente do que estamos acostumados no Brasil, porque são três dias e três provas. Parece fácil, mas ela é mais complexa e mais difícil do que parece. Tem o desgaste do dia anterior e você não sabe como estará no último dia”, afirmou Luis Assunção. “É um formato diferente e acho que será legal. Será um diferencial no Brasil. A prova de Salvador, no formato tradicional de triathlon, também promete”, concluiu o campeão.
Na corrida Middle Feminina, Raquel Carreras levou a melhor, com o tempo de 1h07min16seg. Ana Vendeira (1h08min44seg) ficou na segunda colocação e Sara Colaço (1h14min26seg) na terceira. Já no Middle Masculino, Leo Teissl fez o melhor tempo (49min43seg), seguido por David Alfeirão (54min46seg) e Thiago Cristo (55min07seg).
A disputa na corrida Long Feminina consagrou Letícia López, que venceu com um tempo de 1h40min57seg. Ela foi acompanhada no pódio por Carmen Mueller, que finalizou a prova em 1h58min49seg. Já no Long Masculino, Tomás Swift-Metcalfe foi o grande vencedor, terminando a corrida em 1h20min20seg. O segundo colocado foi Bruno Rolim, com um tempo de 1h21min49seg, seguido por Luis Insua(1h22min59seg).
Classificação geral
Os atletas que disputaram as três modalidades na mesma categoria (Short, Middle e Long) concorriam ainda à classificação geral, que considera os pontos conquistados nas três provas.
A categoria Short Feminina teve a portuguesa Marina Zaborskaya na primeira colocação, vencendo as três provas e conquistando a melhor pontuação possível, 3 pontos. A polonesa Gizela Rakowska ficou na segunda posição, seguida pela também portuguesa Helena Ribeiro, ambas com 14 pontos. No Short Masculino, o espanhol Marco Costa ficou em primeiro, com 4 pontos. O brasileiro Luis Assunção ficou em segundo e o português Ruben Fagundes na terceira posição, ambos com 10 pontos. Com o empate por pontos, o número de vitórias é usado como critério de desempate.
Na categoria Middle Feminina, a portuguesa Sara Colaço foi a melhor, com um total de 6 pontos. A brasileira Jeane Abreu ficou com a segunda colocação, com 7 pontos. A categoria Middle Masculino teve o espanhol José Gutierrez na liderança, com 6 pontos. O pódio foi completado por dois atletas portugueses, David Alfeirão, com 7 pontos, e Luis Santos, com 11.
A categoria Long Feminino consagrou a suíça Carmen Mueller, que ficou com 4 pontos. A espanhola Leticia López ficou em segundo, com 5 pontos. Entre os homens, os portugueses tiveram hegemonia na categoria Long. Bruno Rolim foi o melhor, com 7 pontos. João Caçador (9 pontos) e Stefano Silvestre (12 pontos) completaram o pódio.
Por fim, nas disputas em equipe, o time formado por Miguel Carneiro, Gonçalo Cardoso e João Nunes conquistou a primeira colocação, com 3 pontos. O segundo lugar ficou com a equipe composta por Leandro Fonseca, Pedro Caracol e Rui Ferraz, com 6 pontos.
“Foi um final de semana mágico para o TRITON, realizado em uma região lindíssima. Foi a segunda edição do TRITON 3 Portimão, que, novamente, acolheu muito bem o evento e superou todas as nossas expectativas. Todo o ambiente, o astral, as grandes performances que os atletas entregaram, toda da integração entre o time da produção, operação, familiares, torcedores e as autoridades do local, tudo foi incrível. Terminamos orgulhosos com essa entrega, mas não paramos de trabalhar. Temos caminhos de expansão enorme, cada vez mais animados e motivados sabendo que vamos explorar ao máximo o potencial da marca”, explicou André Gracindo, Diretor Executivo do TRITON.
Todos os resultados da TRITON 3 Portimão podem ser conferidos no site oficial do evento.
Próxima parada, Brasil
Em 2024, o TRITON World Series inicia sua expansão internacional, que terá início no Brasil. O TRITON 1 Salvador será realizado na capital soteropolitana no dia 14 de abril. “Nossa próxima prova confirmada é a estreia no Brasil, em Salvador, no dia 14 de abril. Muitos eventos estão no forno e iremos surpreender o mercado. Estamos aqui para ganhar: ‘Here to Win’, como dizemos no TRITON”, explica André Gracindo.
O circuito terá ainda o TRITON 1 Lisboa, que acontecerá no dia 4 de maio de 2024, retornando à capital portuguesa depois do sucesso de 2023. Além destes, outros destinos serão anunciados em breve. As inscrições para as etapas de Salvador e Lisboa já estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do TRITON.
O TRITON World Series é um empreendimento da Blue Orange, em sociedade com a 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e a Soul Race USA.
Sobre o TRITON – Um novo circuito mundial de triathlon com três formatos de competição distintos, o TRITON 1, uma competição no formato tradicional de um dia, o TRITON 3, uma das maiores inovações da marca e que consiste numa prova única por etapas que separa a natação, o ciclismo e a corrida em três dias consecutivos e o Gym Series, um projeto que promete levar o triathlon para dentro das academias com o propósito de introduzir e facilitar a iniciação à prática da modalidade. Através do Gym Series os participantes terão acesso a benefícios especiais para depois participarem nas provas do circuito TRITON.
Todas as provas do TRITON oferecem sempre três distâncias, curta, média e longa e múltiplas opções de participação por escalão de idade, gênero e equipes empresariais. Vale ressaltar que a divisão do Mix & Match que permite os participantes selecionarem a distância que preferem em cada esporte, natação, ciclismo e corrida, escolhendo assim fazer as distâncias preferidas, em cada esporte.
Como o TRITON diz: Escolha a cidade, escolha a sua prova e junte-se a nós!
Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.Sobre a Soul Race USA- Fundada em 2019 pelo triatleta e gestor esportivo André Gracindo, a Soul Race USA desenvolve projetos com marcas globais e eventos esportivos internacionais de alto impacto. A empresa é responsável pela presença da TRITON World Series no mercado americano e pela expansão global da marca
Leave a Reply