Oficina de bikes elétricas pega fogo em Nova York e deixa quatro pessoas mortas
A cidade de Nova York já viu mais de 100 incêndios e 13 mortes relacionadas a baterias de íon-lítio em 2023
Quatro vidas foram perdidas em explosões de baterias de íons de lítio na cidade de Nova York hoje. A AP News e o Corpo de Bombeiros de Nova York (FDNY) relatam que, nas primeiras horas de 20 de junho, um incêndio ocorreu dentro de uma loja de bicicletas elétricas em Manhattan e rapidamente se espalhou para os apartamentos acima dela. Os investigadores concluíram que uma bateria de íons de lítio superaquecida causou o incêndio.
Quatro pessoas morreram no incidente e outras duas foram hospitalizadas em estado crítico, disseram autoridades.
Este é o mais recente de uma série mortal de incêndios em dispositivos de mobilidade elétrica que causaram estragos em Nova York nos últimos dois anos. O FDNY relata que já foi chamado para mais de cem incêndios relacionados a dispositivos de íons de lítio este ano. O número de mortos está atualmente em 13 vidas perdidas.
Alarmado com o aumento de incêndios, o FDNY lançou campanhas e padrões educacionais sobre armazenamento e operação segura de dispositivos elétricos, ao mesmo tempo em que implora aos consumidores que comprem produtos certificados e confiáveis. E no início deste ano, o prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, assinou a Iniciativa 663-A, um projeto de lei que proíbe dispositivos de mobilidade elétrica e baterias que não atendem a um padrão mínimo de segurança, especificado como certificação UL 2849.
Esta loja de e-bikes em particular na loja Chinatown de Manhattan era conhecida pelo FDNY por violar os regulamentos de segurança da cidade.
“Este local é conhecido do corpo de bombeiros. Já registramos violações neste local antes e conduzimos a fiscalização neste local antes”, disse a comissária dos bombeiros Laura Kavanagh.
Em agosto passado, o dono da loja foi autuado por infrações de segurança relacionadas ao carregamento da bateria, ao número de baterias no local e ao sistema elétrico. A loja foi multada em $ 1.600 na época.
Um homem que disse ser o dono da loja negou que qualquer bateria de bicicleta elétrica estivesse sendo carregada.
“A loja está lá há seis anos. Eu verifico antes de sair todas as noites”, disse ele à Associated Press. “Eu verifiquei ontem à noite, desliguei a energia além do monitor e da porta automática… Minha loja sumiu. Eu tenho trabalhado para nada por anos.”
O FDNY mais uma vez foi às mídias sociais, pedindo às pessoas que sejam cautelosas ao usar dispositivos alimentados por baterias de íon-lítio. “Não deixe as baterias carregando sem supervisão ou durante a noite quando estiver dormindo. Deixe-as em corredores, portas ou saídas. Não use cabos de força ou extensão para carregar”, incentivou o FDNY.
Leave a Reply