Internacional Chaoyang Estrada Real apresenta altimetria das provas de Ouro Branco

Competição acontecerá de 19 a 21 de maio. Esta é a segunda etapa de 2023 e reunirá 1.800 atletas

Os apaixonados por mountain bike conheceram, nesta semana, a altimetria das provas da etapa de Ouro Branco (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real. A cidade do interior mineiro receberá as tradicionais corridas de XCO, XCC e XCM, de 19 a 21 de maio.

A competição é organizada pela Avelar Sports, referência em mountain bike, e todas as 1.800 inscrições já foram preenchidas. A entrada para o público, porém, é gratuita. As largadas são sempre Praça de Eventos de Ouro Branco. 

Esta é a segunda etapa da da Internacional Chaoyang Estrada Real de 2023. A primeira foi em março,  em Itabirito (MG). Já a terceira, em julho, acontecerá em Arcos, também no interior do estado, conhecido por ser um paraíso dos amantes do esporte.

Os trabalhos serão abertos com a corrida de XCC, o short track. A prova de XCC, o short track, terá 20 minutos e mais uma volta de 1 km. A pista é similar a do ano passado, com uma nova alça e uma nova rampa, o que deixa o circuito ainda mais desafiador. Estima-se que os atletas de elite façam uma volta completa em dois minutos
 
O sábado será dia do XCO, o cross country olímpico, uma das novidades em relação ao ano passado. A prova terá uma altimetria de 1000 metros na largada e na chegada, com 1.020m por volta do terceiro quilômetro. Cada volta tem 4,1 km e o número de voltas varia de classe para classe. 

“A pista foi totalmente construída do zero, com vista privilegiada da Praça de Eventos de Ouro  Branco. Vai dar para assistir muita coisa da prova. Foram criados vários obstáculos, como rampas e rockgardens”, comenta Felipe Avelar, idealizador da Estrada Real. 
 
No domingo, a maratona conta com percurso completo com 58km e o reduzido com 44km: está bem desafiador e é o início da cadeia de serra do Espinhaço. 

“No reduzido, o trajeto 1350m de altimetria, enquanto o completo tem 1800. Os atletas sobem a tradicional Serra de Ouro Branco, é o início da cadeia do Espinhaço. Depois, entram em trechos de estrada de terras e trilhas”, completou Felipe. 

 
A Estrada Real  

Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.

You Might Also Like

Leave a Reply