Na etapa rainha, Tiago Ferreira vence e Marcella Toldi segue imbatível na Brasil Ride Espinhaço 2023
A terceira e mais difícil etapa da competição é também a mais querida por todos
Na etapa Rainha, terceira e mais difícil da Brasil Ride Espinhaço 2023, em Conceição do Mato Dentro (MG), ocorrida nesta quarta (20), os atletas enfrentaram 83,3 km e 2.340m de subidas acumuladas.
Apesar do desafio, os participantes também foram contemplados com um cenário belíssimo proporcionado pelo ponto alto da prova, o Parque Estadual Serra do Intendente e Parque Natural Municipal do Tabuleiro, onde está situada a famosa Cachoeira do Tabuleiro – a maior de Minas Gerais e terceira maior do Brasil, com 275 metros.
A etapa também marcou uma reação do portugues Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi), que passou por problemas mecânicos nas duas primeiras etapas, venceu com muita propriedade, para tirar a diferença e voltar para a briga nas etapas finais, assumindo a terceira colocação geral. Luiz Honório (Colli Bikes) se defendeu muito bem, acabando na segunda colocação no dia e assegurando a camisa de líder geral do Brasil Ride Espinhaço 2023. Leandro Donizete (Team Groove) foi o terceiro a cruzar a linha de chegada garantindo a segunda colocação na geral, herdando a camisa branca de líder das Américas pois Honório não pode acumular duas camisas.
“Foi uma etapa muito boa, eu estava me sentindo bem e fui determinado em virar o jogo e tentar reduzir a desvantagem que eu tinha. Abri uma boa vantagem e tentei abrir o máximo que pude, mas o Luiz Honório também fez uma boa prova”, contou Tiago Ferreira.
Na solo feminino, Marcella Toldi (Indaiatuba Ciclismo) segue imbatível e conquistou mais uma vitória e foi novamente a mais rápida, ela agora soma 38 minutos de vantagem para Sabrina Gobbo, a segunda colocada e também vice na geral. Luiza Sousa (Chaoyang) foi a terceira colocada do dia, subindo para a quinta colocação geral. Paula Gallan (Gefpel/ Dantas Bikes) foi quarta e se mantém na terceira colocação geral.
“Foi um dia lindo, eu não consigo não me emocionar quando passa ao lado daquela cachoeira, naquele vale, é a coisa mais linda. É uma prova que te exige 100% de atenção. Brasil Ride Espinhaço se resume a essa etapa, passar naquele lugar é muito mágico com trechos super técnicos, fazendo parte do todo o desafio” falou Toldi, que larga para a próxima etapa rainha com a camisa de líder geral e Gobbo com a de líder das Américas.
As provas no Espinhaço
A Brasil Ride Espinhaço segue até sábado (22). Até lá, os atletas terão somado um total de 224 km de trilhas percorridas e 6.900 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário e conta pontos para o ranking mundial da UCI – União Ciclística Internacional.
Top 5 das elites terceira etapa:
Solo Masculino
1- Tiago Ferreira – DMT Racing by Marconi – 3h27min35s
2 – Luiz Honorio – Colli Bikes – 3h29min37s
3 – Leandro Donizete – Team Groove – 3h34min29s
4 – Sherman Paiva – 4 Fun Bike Center – 3h35min11s
5 – Carlos Olimpio – Colli Cells Team – 3h37min28s
Solo Feminino
1- Marcella Toldi – Indaiatuba Ciclismo – 4h23min17s
2- Sabrina Gobbo 4h53min43s
3 – Luisa Souza – Chaoyang – 4h57min33s
4- Paula Gallan – Gefpel/ Dantas Bikes – 5h08min03s
5- Ana Panini – CM7/ SME Blumenau/ Scott – 5h10min18s
Todos os resultados você encontra em:
http://www.brasilride.com.br/press/prova/Brasil_Ride_Espinhaco_2023
Transmissão ao vivo – A Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, agora no formato podcast, montado dentro na champion zone durante a chegada, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre próximo ao horário de chegada da prova, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canal do YouTube da Brasil Ride.
Próximas etapas
4ª ETAPA | XCO | 21/04/2023 | SALÃO DE PEDRAS | 24,8 km | 848 m
5ª ETAPA | 22/04/2023 | DISTRITO DE CÓRREGOS | 50,6 km | 1760 m
Maratona CMD
Também no último dia do evento acontece a Maratona CMD, uma prova única com percurso de 50,6 km e 1.760 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria Tour, com 31,6 km de extensão e 700 m de desnível altimétrico, criada justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.
Fotos: Alemão Silva
Leave a Reply