Cocuzzi vence também o segundo XCO do Desafio dos Gigantes
Atleta da Sense Factory Racing vence XCO Classe 1 UCI do Desafio dos Gigantes, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Enquanto isso, Swift Carbon Pro Cycling conquista diversas medalhas Brasileiro de Pista.
Na última sexta-feira (10), o paulistano Luiz Henrique Cocuzzi conquistou uma surpreendente vitória no Desafio dos Gigantes Internacional. No XCO Classe 2 UCI realizado na Villa Itaipava Resort & Conventions, em Petrópolis (RJ), o atleta da Sense Factory Racing quebrou cinco anos de hegemonia de Henrique Avancini em provas da modalidade no Brasil – para vencer, a estratégia do atleta foi dosar as forças, deixando para acelerar somente no final.
Neste domingo, dia 12 de março, Cocuzzi mais uma vez deu um show, usando uma estratégia bem semelhante para vencer o XCO UCI Classe 1 do Desafio dos Gigantes, somando importantes pontos na disputa pela vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Além disso, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil teve um dia de glória no Campeonato Brasilerio de Ciclismo de Pista, com Lauro Chaman conquistando medalhas de prata e de ouro no paraciclismo e também no ciclismo convencional.
Vitória na lama de Itaipava
A forte chuva que começou a cair alguns minutos antes da largada já anunciava que, assim como aconteceu na sexta, a prova do domingo prometia enormes emoções, mas desta vez exigindo muita força e também habilidade dos atletas. Isso porque, apesar de não ser muito técnico, o circuito montado pela organização tornou-se bastante escorregadio com a chuva.
Nas primeiras voltas da competição, Cocuzzi manteve o ritmo controlado, mantendo-se apenas no Top 6, mesmo enquanto José Gabriel acelerava na dianteira do pelotão, com Avancini e Ulan Galinski em franca perseguição
Na parte final da prova, Cocuzzi usou as energias armazenadas para recobrar o contato com os líderes, recuperando um gap de quase um minuto para os ponteiros, em apenas alguns quilômetros.
Depois de voltar para a ponta, Cocuzzi acelerou duas vezes na volta final, a primeira para selecionar seus adversários e a segunda para deixar Avancini para trás, na última subida da competição, assim como ele havia feito na sexta-feira.
Na última descida, nestas alturas já totalmente tomada pelo barro, Cocuzzi deu uma aula de pilotagem, impedindo qualquer chance de aproximação de seus adversários. No fim, a disputa terminou com o atleta da Sense Factory Racing em primeiro, Avancini em segundo e José Gabriel, que liderou boa parte da prova, em terceiro.
“Terminando o Desafio dos Gigantes com 100% de aproveitamento, com vitória na sexta e vitória no domingo”, comentou Cocuzzi, satisfeito com os 90 pontos UCI conquistados em apenas dois dias de provas.
“Hoje foi uma vitória complicada, com muita chuva antes da prova e muita lama. Fiquei um pouco para trás, mas no finalzinho consegui encaixar na frente na última subida e descer na frente para garantir a vitória. Queria agradecer todo o time Sense, toda a família do Albert (Morgen), todos os patrocinadores que apoiaram e quem fez parte desta vitória. Vamos com tudo, já que o ano está apenas começando”, comemorou o vencedor.
“A pista daqui, quando seca já é muito dura e molhada ficou mais ainda, então tive muita cautela na prova, mantendo um ritmo bem constante em todas as voltas. Na última volta, quando a lama piorou bastante, desenvolvi bem na descida e coloquei um ritmo forte nas subidas. Na última subida fomos nós dois juntos, mas um gás a mais me fez conquistar a vitória”, complementou.
Além da vitória de Cocuzzi, a Sense Factory Racing ainda comemorou o excelente quarto lugar de Giugiu Morgen no XCO da Super Elite Feminina, e o segundo lugar na Sub-23. Giugiu fez uma prova espetacular e liderou a sub23 até os metros finais, até sofrer uma intercorrência com sua bicicleta, causada pela lama mas ainda assim garantiu um lugar no pódio.
Depois de competir na semana passada em Lavras, Minas Gerais, e no último fim de semana, a Sense Factory Racing fará uma breve pausa. Mas, o time volta a se encontrar entre os dias 23 e 26 de março em Itabirito para a disputa da Internacional Estrada Real.
A Sense Factory Racing tem os patrocínios da Sense Bike, Free Force, Grupo Avante, Probiótica, óculos HB, Michelin, Mavic, FOX Factory, Sentec, Caffeine Army, Xplova, Camelbak, NBT, Elephant, Shimano, Fizik e Mountain Bike BH.
Fotos: Alemão Silva / S2 Sports / Divulgação
Leave a Reply