Alan Hatherly e Haley Batten vencem a Super Cup Massi

O sul-africano venceu na última volta com seis candidatos à vitória. Por seu lado, a americana escapou logo na primeira volta e dominou um percurso bastante escorregadio.

O último dia da Shimano Super Cup Massi em Banyoles seria agitado. A chuva fina da noite, deixou um caminho pesado e mais delicado para percorrer. Os melhores ciclistas do mundo esperavam como o tempo iria progredir durante o dia.
O percurso foi muito delicado tecnicamente. Seria necessário ter o máximo cuidado com o percurso nas descidas. As mulheres se preparavam para o que seria um incrível espetáculo esportivo. A torcida teve algo como 15.000 espectadores em diferentes pontos do circuito.

Desde o início, Batten (Specialized Factory Racing) definiu o ritmo. Todas as favoritas seguiram seu rastro. Mas já a meio da primeira volta abriu uma pequena brecha. Atrás, um grupo de perseguição de cinco ciclistas tentou alcançar a líder.
A campeã europeia, Loana Lecomte, caiu duas vezes e suas chances de vitória escaparam dela.
Batten manteve-se firme e não vacilou em nenhum momento, chegando à linha de chegada comemorando uma vitória espetacular. Mitterwallner consolidou o segundo lugar e a bicampeã mundial Evie Richards (Trek Factory Racing) venceu o sprint para a terceira etapa do pódio.
Hatherly vence no grid da Copa do Mundo

O sol apareceu e todos os olhos estavam voltados para a corrida masculina de elite. Se o evento feminino já era poderoso, o masculino ainda mais. Quinze ciclistas no Top 20 do ranking. Um cartaz espetacular dos corredores.
Caras de concentração e largada! O sul-africano Hatherly já ditava o ritmo desde uma boa largada. Não queria que a corrida fosse muito compactada. Atrás dele, o campeão francês, Carod; o campeão romeno, Dascalu; o campeão brasileiro, Avancini; Sarrou e atrás veio Valero.
A partir da segunda volta, uma mudança de ritmo de Valero separou o grande grupo, deixando Hatherly (Cannondale Mountain) e Carod (BMC MTB Team) como os únicos companheiros de Valero no intervalo.
Os três atacaram várias vezes, mas ninguém conseguiu se destacar. Eles diminuíram o ritmo e Fluckiger, Schwarzbauer e De Froidmont alcançaram os três líderes da corrida. Tudo seria decidido na última volta.
Ataques constantes, mas o mais forte foi Hatherly que no último quilômetro atacou para ganhar uma pequena vantagem, que seria definitiva. O alemão Schwarzbauer conseguiu o segundo lugar na frente de Carod. De Froidmont e Valero completaram o TOP5.
Um final de semana foi encerrado em grande estilo.
Avancini, que na sexta-feira ficou com a 2ª colocação na prova de Short Track (XCC), fez nesse domingo uma prova de recuperação. O brasileiro era quarto colocado na segunda volta quando teve algo – a transmissão não mostrou se o atleta caiu ou teve algum problema técnico – e perdeu várias posições. No final, Avancini conseguiu terminar a prova na 10ª colocação.

Leave a Reply