Peter Sagan anuncia aposentadoria do road e diz que ainda pretende competir as olimpíadas de 2024 no MTB
O tricampeão mundial de ciclismo de estrada, Peter Sagan, anunciou hoje que 2023 será sua última temporada no WorldTour.
Não sendo um ponto final, Sagan voltou sua atenção para a “diversão” do mountain bike nas Olimpíadas de 2024 em Paris, afirmando:
“Gostaria de dizer que chegou o momento. Decidi que gostaria de terminar esta temporada como piloto nas corridas do WorldTour. Eu gostaria de me preparar para os Jogos Olímpicos de mountain bike”, disse na Vuelta a San Juan, onde Sagan terminou em segundo lugar na quarta etapa ontem.
“Eu sempre disse que gostaria de terminar minha carreira no mountain bike, porque comecei minha carreira no mountain bike”, disse Sagan. “Me dá um prazer no final da minha carreira porque estou fazendo algo de que gosto muito.”
Sagan, hoje conhecido por ser um dos pilotos mais potentes e versáteis do pelotão, iniciou sua carreira no ciclismo de estrada como júnior. Ele venceu o cross-country júnior no Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI de 2008 antes de passar para o road com a equipe Liquigas.
Em janeiro de 2011, aos 19 anos, Sagan disputou sua primeira corrida UCI Pro Tour no Tour Down Under. Desde então, ele acumulou 121 vitórias em corridas profissionais, incluindo três títulos de campeonatos mundiais, 33 vitórias em clássicas e 17 vitórias em etapas de Grand Tour. Treze foram no Tour de France, onde também terminou sete vezes com a camisa verde.
Nos últimos anos, ele se envolveu com pedais off-road, retornando brevemente às corridas de mountain bike nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio, participando de eventos de gravel como a corrida de 100 milhas Unbound e até participando da corrida E-MTB no Campeonato Mundial de Mountain Bike UCI.
Ele é realmente um dos melhores pilotos de sua geração, mas, enquanto ainda busca vitórias na próxima temporada, chegou a hora de encerrar sua ilustre carreira.
“É importante para mim passar um tempo com meu filho Marlon e ver a vida de diferentes ângulos, e não apenas como ciclista. Nunca foi meu sonho correr ou ser um piloto profissional até os 40 ou 50 anos”, afirmou o eslovaco.
Encerrar a carreira no mountain bike em 2024 é um sonho, embora não de ouro.
“Não é sobre a medalha ou algo assim… É apenas algo que eu sempre quis, terminar minha carreira no mountain bike e ano que vem é o ano olímpico. Mas eu queria fazer isso por mim e não por mais ninguém”, disse ele.
Atualmente competindo na Vuelta a San Juan, Sagan terá um programa completo para 2023 com sua equipe TotalEnergies, incluindo Spring Classics e o Tour de France. Ele disse que quer aproveitar seu último ano e, para isso, quer trabalhar a todo vapor.
Leave a Reply