Swift Carbon Pro Cycling Brasil consolida posição no ciclismo com temporada de ótimos resultados

Atletas brasileiros patrocinados pela Swift Carbon terminam 2022 com diversas vitórias dentro e fora do Brasil

Atualmente, a Swift Carbon, fabricante de bicicletas de estrada de alto rendimento, é a única marca nacional a possuir uma equipe profissional de ciclismo no padrão Continental. Criada em 2021, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil passou por um processo de amadurecimento na temporada 2022, com os resultados aparecendo na forma de vitórias e de ótimas apresentações, dentro e fora do Brasil – não foi a toa que a equipe conquistou a vitória no ranking nacional com quase o dobro de pontos da segunda colocada. 

“Foi uma temporada que começamos com grandes desafios, com a ideia de usar o início do ano com um grande bloco de provas fora do Brasil. Com isso, disputamos algumas provas na Argentina que deram muito gás para o time, com algumas vitórias já mostrando nossa força lá fora”, explicou Nildo Guedes, diretor de marketing da equipe.

“Além disso, as competições deram uma base para uma temporada de vitórias nas principais provas do país, sempre visando as características da prova com a de nossos atletas, uma estratégia que deu certo. Obtivemos várias vitórias ao longo do ano, com muito aprendizado e maturidade para a equipe. Em 2023 chegaremos mais fortes ainda”, complementou Nildo. 

Estreando sua licença Continental em grande estilo na Argentina, ainda em fevereiro, a equipe encerrou a Vuelta de Mendoza com vitórias na primeira etapa com Cristian Egídio e na sexta etapa com João Pedro Rossi. Além disso, Egídio ainda teve a honra de vestir a camisa de líder na classificação geral – nada mal para uma equipe que estava lá com o objetivo de buscar entrosamento. 

Em maio, competindo no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, a equipe terminou com uma verdadeira coleção de medalhas. Para ser mais exato, foram conquistadas uma prata na Perseguição por Equipes, um bronze com Kacio Freitas e Cristian Egídio na Madison, outra prata com para Cristian na Scratch, mais uma prata para Kacio na Omnium e a espetacular medalha de ouro para Otávio Gonzeli na Eliminação Sub-23.  

Em Junho, os atletas da Swift Carbon Pro Cycling Brasil partiram para o coração do Brasil para disputar a Volta de Goiás, uma das principais competições por etapas do calendário nacional. Lá, além de sair com a vitória na classificação por equipes, o time composto por Cristian Egidio, João Pedro Rossi, Rafael Braga, Otávio Gonzeli, Magno Prado e Pierre de Tarde subiu cinco vezes no pódio com um ou mais atletas.

“Terminamos a Volta como campeões por equipes, fomos vencedores de duas etapas e temos um segundo e um terceiro na geral. Então foi muito proveitoso, e por isso saímos de cabeça erguida, contentes com o desempenho da equipe”, comentou Marcelo Donnabella, Diretor Esportivo Swift Carbon Pro Cycling Brasil. 

Em abril, a equipe conquistou o vice-campeonato brasileiro de contrarrelógio e de ciclismo de pista com Cristian Egídio. Além de diversos outros resultados positivos, ainda merecem destaques a vitória de Kacio Freitas no GP São Paulo, prova clássica realizada todos os anos em São Paulo no dia 9 de Julho. Realizada no autódromo de Interlagos, a prova contou com a presença dos principais atletas e equipes do país.

No dia seguinte, o time rumou para Belo Horizonte, Minas Gerais, para a disputa do GP Linha Verde, competição que terminou com a vitória de Rafael Braga, o Coxinha. O segundo posto ficou para Vicente Rojas, atleta chileno da Sub-23 que conquistou seu primeiro pódio pela equipe – o time ainda contou com a presença de Otávio Gonzeli no pódio, com a quarta colocação.  

Depois disso, o time ainda venceu a Volta Ciclistica do Interior de Minas, o GP Cidade Canção em Maringá, o L’Etape Brasil em Campos do Jordão e o Granfondo Goiânia, em Goiás. 

“Em 2023, nosso objetivo é manter essa regularidade que conquistamos em 2022. Outro objetivo é estar mais presentes nas provas de Granfondo, algo que já fizemos na temporada passada, mas queremos participar mais. A ideia é estar perto dos amadores para trocar ideias e informações”, afirmou Marcelo Donnabella.

“Além disso, queremos participar de mais provas internacionais e provas da UCI, já que ano que vem essas provas vão contar pontos para as olimpíadas e queremos tentar uma vaga olímpica para o país. Além disso, queremos ser campeões do ranking nacional por equipes novamente”, finalizou.

Créditos: S2 Sports / Divulgação

Sobre a S2 Indústria da Bicicleta

A S2 Indústria da Bicicleta é a divisão de bicicletas do grupo Lagoa Participações. O projeto começou a ser formado em 2018, quando a Sense Bike adquiriu a Swift Carbon, fabricante Sul-Africano, especializada no desenvolvimento e na produção de bicicletas de fibra de carbono. 

Com grande sinergia em desenvolvimento e produção, as duas marcas seguem com suas plantas industriais em Manaus e na Europa, sempre sob o conceito de “Marcas verdadeiras para um desafio global”. Com isso, ambos os fabricantes desenvolvem produtos e tecnologias em conjunto, mas, sempre, mantendo seus próprios DNAs, posicionamentos e capacidade produtiva. 

Em 2021, a S2 Indústria da Bicicleta apresentou sua segunda planta em Manaus, no Amazonas, trazendo para o Brasil mais capacidade produtiva, empregos e tecnologias de produção inéditas no continente.

Além disso, a divisão ainda é responsável pela S2 Sports, operação que visa levantar a régua do esporte com bicicletas no Brasil, organizando e estruturando as equipes Sense Factory Racing e Swift Carbon Pro Cycling Brasil, ambas com padrão Continental UCI, e também a Sense Factory Enduro, Sense Enduro Base e Swift Carbon Tri. 

Sense Bike Passion – Breaking Limits

Mais informações:

Site oficial da Sense Bike

Facebook

Instagram

Sobre a Swift Carbon

Fundada na África do Sul em 2008 pelo britânico Mark Blewett, a Swift Carbon é especializada no desenvolvimento de bicicletas de fibra de carbono com moldes exclusivos e altíssima tecnologia. A marca, que tem presença na Europa, África, América Latina, Oceania e Ásia, foi adquirida em 2018 pela Sense Bike. 

Em 2019 a marca desembarcou no Brasil com uma linha completa de modelos para estrada e triatlhon. Para os próximos anos, a Swift Carbon seguirá ampliando sua presença ao redor do mundo, criando bicicletas com a mais alta qualidade, e com a alta tecnologia necessária para competir nos mercados mais disputados do mundo. 

Swift Carbon – Exceptional Ride – Always Racing

Mais informações:

Site oficial da Swift Carbon

Facebook

Instagram

You Might Also Like

Leave a Reply