MTB Vintage reúne colecionadores e apaixonados pela bicicleta em São Paulo
Evento de celebração da bike acontecerá no sábado (26/11), na loja Velodrome Bikeshop, em Santa Cecília
A Velodrome Bikeshop, no coração de São Paulo (SP), viverá um dia muito especial no último sábado de novembro, dia 26. Entre 10h e 15h, estarão reunidos na loja em Santa Cecília, durante a celebração do MTB Vintage, colecionadores de bicicletas, que irão expor suas bikes antigas, restauradores, e também diversos nomes que fazem parte da história da prática esportiva de duas rodas no Brasil.
Eric Fernandes, Fabio da Whitefly Premium Cycles, Rodrigo Miras entre outros levarão suas bicicletas para a exposição. Também haverá conversas com o restaurador de bike Jassa, o colecionador Nicolas Posse, e com nomes como Ronaldo Huhm, Renata Falzoni, Caio Guatelli, Marcio Ravelli e o cicloturista Beto Ambrosio. O Coletivo Ciclocentro vai fazer um passeio, que tem início às 10h, e o evento acontece até às 15h, para confraternizar e celebrar o MTB Vintage – grupo que surgiu nas redes sociais em 2016.
O Mountain Bike, uma das vertentes do ciclismo, nasceu entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970. É claro que é muito difícil precisar quem criou ou quem são os pais da brincadeira, mas o fato é que jovens passaram a procurar bicicletas com pneus balão dos anos 30 e 40, que além de confortáveis eram bem resistentes, frequentemente usavam dois tubos superiores em sua construção. Identifica-se o condado de Marin, na Califórnia, como o berço que criou o estilo de bicicleta mais vendido no mundo desde os anos 1990. Mas é claro que muita gente ao redor do nosso planeta já usava bicicletas fora do asfalto.
No Brasil, as coisas começaram a acontecer para o MTB, no final dos anos 80, início de 1990. Quando o MTB cresceu vertiginosamente no mundo todo, e as tecnologias das bicicletas tiveram uma grande revolução passando a oferecer maior quantidade de marchas e a famosa vovozinha, uma coroa bem pequena que possibilita aos menos condicionados fisicamente vencer as subidas íngremes, características do MTB. As marchas indexadas que podiam ser mudadas com o clique de uma alavanca ou o toque de um botão também foram cruciais para que essa revolução chegasse aos iniciantes. As MTBs só eram disponibilizadas com roda 26 polegadas.
Os anos “neon”, assim apelidados pelas cores das roupas e da linguagem gráfica típica dos 90s, fizeram a história do MTB ser um caso de sucesso único. “Passávamos por um período de mudanças na economia com a abertura do mercado brasileiro às importações. Acompanhamos verdadeiras espaçonaves do MTB entrarem pelos nossos portos. Tivemos uma geração de atletas incrível se destacando no MTB internacional”, conta Caetano Barreira, um dos organizadores do MTB Vintage.
1º Encontro MTB Vintage
Data: 26/11/2022
Horário: 10h às 15h
Local: Velodrome Bikeshop
Endereço: R. Conselheiro Brotero, 744 – Santa Cecília, São Paulo
Leave a Reply