Rio do Rastro Marathon 2023 abre inscrições para desafios de corrida e bike na Serra do Rio do Rastro
Terceira edição do evento está confirmada para os dias 6 e 7 de maio e terá corridas de 12 km, 25 km e 42 km de corrida e 40 km de bike – Fotos: Foco Radical/Corre Brasil
Já estão abertas as inscrições para a Rio do Rastro Marathon 2023. Subir a Serra do Rio do Rastro correndo ou sobre a bike será o grande desafio de superação para até 2 mil atletas nos dias 6 e 7 de maio, entre as cidades de Bom Jardim da Serra, Lauro Muller e Orleans, na região Sul de Santa Catarina. O evento esportivo terá corridas de 12 km, 25 km e 42 km e 40 km de bicicleta nos dois dias de programação. As inscrições para a terceira edição são limitadas e podem ser feitas pelo site Vem Correr.
A Rio do Rastro Marathon é uma das mais cobiçadas provas do Brasil. Atletas de diversos estados, independente da modalidade, têm o evento como um dos mais importantes desafios pessoais do ano. Antes e durante a realização das provas o trânsito de veículos na Serra do Rio do Rastro estará bloqueado para oferecer segurança e uma experiência incrível aos participantes. A grande novidade para a edição de 2023 é a liberação de todos os tipos de bicicleta (exceto motorizadas) para os 40 km de ciclismo.
“Esta inovação torna a modalidade de bike da Rio do Rastro Marathon mais emocionante para os ciclistas e ainda faz uma provocação no segmento na tentativa de descobrirmos qual será a bicicleta mais rápida. Além disso, proporciona uma diversificação nos perfis de participantes, assim como já ocorre na corrida, com com desafios a partir de 12 km até o total de 67 km. No entanto, independente de distância ou modalidade, todos os participantes têm um grande desafio e contarão com estrutura e suporte para que possam dar o seu melhor”, afirma Ricardo Ziehlsdorff, diretor da Corre Brasil, organizadora do evento em parceria com a Sports Do.
Desafios de 12 km até 67 km
O primeiro dia de evento, na manhã de sábado, dia 6 de maio, será das provas de 12 km e 25 km. No Desafio dos 12, os atletas largam do Mirante 12 da Serra do Rio do Rastro rumo ao Mirante, no alto da serra, onde estará montado o pórtico de chegada. Já a prova de 25 km começa na região central de Lauro Muller e tem pouco mais de 1.900 metros de altimetria acumulada até a linha de chegada.
No segundo dia, em 7 de maio, no período da manhã, será realizada a maratona e a prova de ciclismo, com mais de 2.600 metros de altimetria no total. As provas de 42 km e dos 40 km de bike começam no Paredão de Orleans e vão até o Mirante da Serra do Rio do Rastro. A maratona reserva ainda um desafio especial. O Desafio 7k da Santa reconhece os melhores atletas entre o quilômetro 35 até a linha de chegada, trecho mais íngreme da serra.
Além disso, como nas duas primeiras edições, a Rio do Rastro Marathon oferece a apenas 100 atletas a Missão dos Guardiões. Nela, os corredores precisam completar os 25 km no primeiro dia e os 42 km no segundo para receberem a medalha especial Guardiões da Serra. Em todas as provas, os cinco primeiros colocados na classificação geral, feminino e masculino, são premiados. Nos 25 km, 40 km de Bike e nos 42 km também há troféu aos três primeiros colocados nas categorias por faixa etária, no feminino e masculino.
A realização da Rio do Rastro Marathon é de responsabilidade da Aacesc – Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina, Corre Brasil Marketing Esportivo e Sports Do Marketing e Eventos.
Sobre a Corre Brasil
Com mais de 14 anos de experiência em corridas de rua, a Corre Brasil é referência no segmento no Brasil e a maior de Santa Catarina, reconhecida pela excelência em organização, segurança e atendimento aos atletas em seus eventos. A empresa tem as melhores e mais desejadas provas do Sul do Brasil.
Sobre a Sports Do
A Sports Do Marketing e Eventos existe desde 2003 e é reconhecida principalmente pelas provas de trail run. A empresa é organizadora das provas da franquia Mountain Do, pioneira em corrida trail no Brasil. Em quase 20 anos de história já realizou eventos esportivos também em outros quatro países, da América Latina e no continente africano.
Olga Alécio Luciano
Eu quero participar