Pneu furado: aprenda hoje mesmo a consertar
É muito comum ouvir ciclistas iniciantes dizerem que ainda não sabem consertar um pneu furado. Compartilhe este texto com algum deles e faça do mundo um lugar melhor.
Consertar um pneu furado de uma bicicleta não deve ser um mistério, mas sim o trabalho mais básico de quem se propõe a ter uma bicicleta em casa – e sair pra pedalar com ela.
Primeiro de tudo, vamos aos itens que você deve carregar para conseguir solucionar este problema tão comum:
– 1 câmara de ar reserva
– 1 par de espátulas
– 1 kit remendo
– 1 bomba de ar
Ok, vamos lá, seu pneu furou e todo o ar foi embora. Primeiro de tudo, precisamos tirar a roda da bicicleta. Fiz um vídeo muito fácil para ensinar isso:
Agora, usando as espátulas, voce remove o seu pneu:
É possível fazer o procedimento com uma espátula somente, mas dependendo do pneu ser mais rígído, você pode precisar de duas.
O kit de espátulas que mais recomendo é o Continental, pois possui boas garras (algumas marcas deixam a desejar nesse aspecto) e já vem com 3 espátulas, para os pneus mais duros ou distribuir entre duas bikes diferentes. Ela custa 20,00 na loja online da Ciclogiro.
Agora você tira a câmara de ar furada, mas antes de colocar a nova, existe um procedimento muito importante: você precisa encontrar o espinho que furou a sua câmarade ar! Ele deve ser removido do pneu, caso contrário, vai furar também a sua câmara de ar nova!
Para isso, basta passar a mão por dentro do pneu, sentindo qualquer irregularidade que possa furar a câmara de ar nova.
Tirou o espinho? Pronto. Agora sim podemos colocar a nova câmara de ar no pneu. A dica é usar a bomba de ar para deixar a camara com um pouquinho de ar dentro dela (não precisa ficar toda esticada). Assim ela vai encaixar mais facil no pneu.
Não precisa de espátulas pra isso. Não deixe a borda do pneu beliscar a câmara de ar e pronto.
Caso você fure o pneu duas vezes, vai precisar do kit remendo e consertar o furo na câmara. Segue aqui um vídeo com as instruções:
Sair de casa sem esses itens é algo que fere todos os códigos de conduta do ciclismo. Você deixa de ser sustentável e minimamente autosuficiente. Se você ainda não tem as ferramentas necessárias vamos indicar aqui algumas opções com bom custo benefício.
Realmente não é legal sair com todos esses itens nos bolsos da sua camisa. A recomendação é que você utilize uma bolsinha no selim da bike.
Na bolsa de selim da Atrio cabem todos os itens que são necessários para você consertar o seu pneu, ainda sobrando um espacinho para um dinheiro e cartão de crédito.
A única coisa que não vai caber dentro da bolsa é a sua bomba de ar, portanto, recomendamos que você compre uma bomba que tenha suporte para ser afixada no quadro.
A Mini Bomba High One já vem com esse suporte e possui bico reversível, que pode servir para câmaras de ar de todos os tipos.
Alguma dúvida que tenha ficado, vamos discutir nos comentários e eu posso até gravar um vídeo. Bons pedais!
Leave a Reply