Romain Bardet vai correr o Tour e diz que o foco não é o GC, mas nas vitórias em etapas
O atleta francês não competia o Tour de France desde 2020
Há um forte argumento a ser feito de que, se Romain Bardet não tivesse sido forçado a sair do Giro d’Italia por questões de saúde, ele teria vencido a prova.
Ele estava em sua melhor forma há anos, tinha acabado de sair de uma vitória no Tour dos Alpes e estava voando alto na classificação geral enquanto a corrida chegava na sua semana final. Seus rivais não tinham vitória confirmada e havia um consenso de que ele finalmente estava de volta ao topo.
Infelizmente para ele e para o Team DSM, Bardet deixou o Giro na etapa 14, arruinando seus planos cuidadosamente planejados.
A retirada antecipada do Giro significa, no entanto, que ele está pronto para ir para o Tour de France, que começa em pouco mais de quinze dias. O francês confirmou a notícia em um post na manhã de segunda-feira, em seu primeiro Tour pela DSM.
Bardet disse que estava “muito animado” por voltar ao Grand Tour da França, sua corrida em casa. É o palco de seus maiores sucessos, onde ele terminou duas vezes no pódio, terminando em segundo em 2016 e depois em terceiro em 2017, ambas as vezes atrás de Chris Froome. Ele também venceu três etapas na corrida.
No ano passado, ele perdeu o Tour pelo primeiro ano desde 2012, pois correu o Giro, onde terminou em sétimo na classificação geral, e depois a Vuelta a España, onde venceu uma etapa, sua primeira vitória em três anos.
“Para ser honesto, estou muito animado”, disse Bardet. “Eu não acho que será uma história diferente porque o Tour continua sendo o Tour. Sobre a abordagem, eu naturalmente esperava estar no Tour, mas eu realmente esperava ter um Giro de sucesso antes. É uma pequena mudança, temos que nos adaptar.
“Eu não corri antes do Tour, apenas alguns treinos, então há muito mais desconhecimento. Vamos nos alinhar com uma equipe super agressiva e esperamos fazer algo como a equipe fez no passado, conquistando algumas boas vitórias em etapas juntas. “
Ele está se referindo ao Tour 2020, onde a DSM, então Sunweb, venceu três etapas na corrida por meio de Søren Kragh Andersen e Marc Hirschi. Mais do que isso, porém, a equipe impressionou com suas corridas dinâmicas, sempre parecendo estar na frente. Foi um modelo de como uma equipe pode participar do Tour sem um piloto de classificação geral focal.
Sobre isso, Bardet afirma que ele não vai ter como objetivo subir na classificação geral quando entrar na corrida.
“GC não é o objetivo”, disse ele. “É tão frustrante para mim, com o Giro, e da última vez no Tour eu não concluí a prova por um acidente. Eu só preciso aproveitar um pouco mais a corrida. Vá etapa por etapa, parece um Tour super difícil , e eu só quero ser saudável e também um pouco seguro. Espero ter alguns bons passeios nas montanhas.”
Ele foi forçado a sair da edição de 2020, adiada pela pandemia, depois de sofrer uma concussão em um acidente, então será o caso de se certificar de ficar em pé em primeiro lugar e depois ver onde ele está.
A forma de Bardet é um mistério, visto que ele estava aparentemente no topo durante o Giro, mas não correu desde então. É um mistério para o homem de Haute-Loire tanto quanto para as pessoas da mídia ou seus fãs.
Leave a Reply