Mudguards – paralamas servem para algo além da chuva?

Servem sim. Vamos lá
Muita gente ainda usa o termo “bicicleta com paralama” para desclassificar uma bike e até diminuir o piloto, como se fosse uma “bicicleta de cestinha”. Acontece que o paralama, ou em inglês “mudguard”, virou algo presente em bikes de profissionais, do road ao downhill, principalmente para os pilotos que buscam por reais presepadas.

A verdade é a seguinte: em uma chuva, o problema não é a água que cai do céu e acaba molhando as bikes e piloto. O grande problema é a água que já está no asfalto e o nosso pneu joga pra cima! Essa água vem carregada de sujeira e acerta em cheio a nossa cara, roupas e equipamento!
Ja fazem muitos anos que os pilotos de road aparecem em algumas etapas do Tour de France utilizando paralamas bem simples, que ficam posicionados no selim da bike. Eles evitam que a água levantada pelo pneu caia nas costas do atleta, o que tornaria insuportável o frio com as costas molhadas.
No caso dos amadores, esse mudguard serve para evitar aquela mancha de sujeira (que vem junto com a água e deixa a camisa de ciclismo toda encardida.

O mesmo vale para a roda dianteira, onde a água do pneu vai ser jogada diretamente na cara do piloto.

Acontece é que alem do piloto passar frio e as roupas ficarem imundas, existe uma outra função dos mudguards: eles preservam o seu equipamento, mesmo nos dias secos!
Ja pararam pra pensar que o mesmo pneu que joga água pra cima, também joga poeira e barro, né? Esse pó que ele lança nos dias secos fica ali na parte mais baixa, próximo ao chão, sujando toda a nossa sapatilha, meias e… Quais peças da bike temos próximas ao chão e perto dos pneus?
Bingo! As mais importantes! O cambio traseiro, corrente, coroa, movimento central e suspensões!
Em especial, temos que dar uma atenção para a suspa de trás, que está bem próxima do pneu e pega bastante poeira!
É por isso que a galera do enduro utiliza mudguard mesmo nos dias sem chuva: a ideia é preservar o shock traseiro, evitando que ele tenha contato com a poeira. Até por isso, os mudguards de MTB são instalados em pontos diferentes dos de road.



O Mudguard traseiro da Nomad para MTB é universal e pode ser encontrado para venda aqui.
Os mudguards dianteiros existem em várias estampas e até em modelo infantil.

Para ver outras opções de paralamas dianteiros da Nomad, clique aqui.
Leave a Reply