Arnaud Démare vence a 5ª etapa do Giro
Arnaud Démare (Grouapma-FDJ) acelerou para a vitória na quinta etapa do Giro d’Italia. O francês provou sua força no último traço para a linha de chegada.
Démare havia sido derrubado no início da corrida na subida de Portella Mandrazi, mas conseguiu voltar à disputa com a ajuda de seus companheiros de equipe do Groupama-FDJ. A equipe liderou Démare perfeitamente, mantendo-o longe de problemas na curva final e permitindo-lhe uma corrida livre para a chegada.
Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) cruzou a linha extremamente frustrado, batendo o guidão com raiva, pois aparentemente não conseguiu selecionar uma marcha mais alta para lhe dar a potência que precisava nos estágios finais. O colombiano parecia posicionado para se lançar na parte de trás do volante de Démare, mas não conseguiu passar pelo francês, acabando em segundo.
Enquanto isso, Mark Cavendish (Quick-Step Alpha Vinyl) e Caleb Ewan (Lotto-Soudal) estavam ausentes do sprint final. Tendo ficado muito para trás na subida de 20 km no meio da corrida, eles e suas equipes não conseguiram acompanhar o ritmo à frente do pelotão.
Vale lembrar que a altimetria foi cruel para os sprinters, onde tiveram que sobreviver às montanhas para depois enfrentar uma descida e um longo plano até a linha de chegada.
Cavendish não conseguiu esconder sua decepção em uma entrevista pós-corrida, embora tenha admitido que previu isso acontecendo, chamando a etapa de “bônus”, em vez de uma marcada como prioridade máxima para vencer.
Uma dessas etapas certamente será a de amanhã, uma etapa bem plana. Um Cavendish derrotado e irritado é sempre um Cavendish especialmente perigoso, e você suspeita que ele será difícil de derrotar.
Mathieu van der Poel não mostra sinais de ficar em segundo plano neste Giro.
Foi sua equipe Alpecin-Fenix que deu vida à corrida no Portella Mandrazzi, aumentando o ritmo e destruindo o pelotão na tentativa de tirar alguns rivais da disputa.
No entanto, todos os seus esforços foram em vão, pois o holandês sentou-se antes de poder iniciar seu sprint, sendo desfeito por algum problema pouco claro.
Ainda assim, esta certamente não será a última vez que veremos Van der Poel, dado o humor em que ele está – o circuito montanhoso de sábado em Napoli parece especialmente adequado para ele.
RESULTADOS
GIRO D’ITALIA, ETAPA 5: CATANIA TO MESSINA (172KM)
1. Arnaud (Fra) Grouapma-FDJ, in 4-03-56
2. Fernando Gaviria (Col) UAE Team Emirates, at same time
3. Giacomo Nizzolo (Ita) Israel-Premier Tech
4. Davide Ballerini (Ita) Quick-Step Alpha Vinyl
5. Biniam Girmay (Eri) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux
6. Phil Bauhaus (Ger) Bahrain-Victorious
7. Alberto Dainese (Ita) Team DSM
8. Natnael Tesfatsion (Eri) Drone Hopper-Androni Giocattoli
9. Edward Theuns (Bel) Trek-Segafredo
10. Simone Consonni (Ita) Cofidis
CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS ETAPA 5
1. Juan Pedro López (Spa) Trek-Segafredo, in 18-21-03
2. Lennard Kämna (Ger) Bora-Hansgrohe, at 39s
3. Rein Taaramäe (Est) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, at 58s
4. Simon Yates (GBr) BikeExchange-Jayco, at 1-42
5. Mauri Vansevenant (Bel) Quick-Step Alpha Vinyl, at 1-47
6. Wilco Kelderman (Ned) Bora-Hansgrohe, at 1-55
7. João Almeida (Por) UAE Team Emirates, at 1-58
8. Pello Bilbao (Spa) Bahrain-Victorious, at 2-00
9. Richie Porte (Aus) Ineos Grenadiers, at 2-04
10. Romain Bardet (Fra) Team DSM, at 2-06
Leave a Reply